Sobre a Atlas

ATLAS INDÚSTRIA DE ELETRODOMÉSTICOS LTDA.

A Atlas é a empresa que mais entende do seu próprio mundo: o mundo dos fogões. São mais de 70 anos de tradição na fabricação de produtos que levam qualidade e inovação para a casa de milhões de famílias brasileiras.

Fundada em Pato Branco-PR na década de 50, a Atlas Eletrodomésticos é uma indústria 100% brasileira especialista em produtos da área de cocção. Pautada na busca pela excelência, a Atlas vem conquistando cada vez mais destaque no cenário nacional e internacional com seus produtos que aliam perfeitamente design, tecnologia, durabilidade e preço.

Esta filosofia nos rendeu, além de prêmios, aaprovação do consumidor brasileiro: hoje, estamos presentes em mais de 15.000 pontos de venda no Brasil e exportamos nossos produtos para mais de 20 países.

A fábrica, situada na mesma Pato Branco onde nossa história começou, possui uma área de mais de 34.000 m² e tem capacidade de produção de até 2 milhões de peças por ano. Uma estrutura ideal para atender à crescente demanda dos fogões Atlas: com linhas pensadas para todos os públicos, nossos produtos conquistam um número cada vez maior de consumidores fiéis e consolidam ainda mais nossa posição de vanguarda no mercado.

Hoje podemos dizer, com o respaldo de milhões de consumidores brasileiros, que quando se pensa em fogões, nós somos autoridade no assunto.

Somos a Atlas Eletrodomésticos.
Somos especialistas em fogões.

LINHA DO TEMPO

Theóphilo Petrycoski conheceu Maria Luisa Crestani, com quem se casou e montou uma metalúrgica de aproximadamente 70 metros quadrados em estrutura de madeira bruta e chão batido, ao lado da casa da família, em Erebango, no norte gaúcho.

A atividade aos poucos prosperava. A família com o apoio de três funcionários e alguns aprendizes produzia carroças, charretes, grades, implementos para agricultura de tração animal, ferraduras e passaram a reparar e montar fogões a lenha, com matéria prima e insumos adquiridos em Porto Alegre (RS).

Vendo ampla migração de moradores do Rio Grande do Sul para o Paraná Theóphilo resolveu ver o que atraía tanta gente e definiu que se mudaria para Vila Nova, distrito de Clevelândia (hoje Pato Branco).

Ano em que começa a história da Atlas Eletrodomésticos. É criada em Vila Nova a Theóphilo Petrycoski e Cia Ltda funilaria e ferraria, instalada em casa de madeira bruta, de 80 m², num dos lados da casa efetuavam consertos e a produção semiartesanal de fogões, calhas, alambiques, formas, tachos, baldes, chaminés e diversos produtos metalúrgicos. No outro comércio de materiais de construção, cerâmicas, utensílios domésticos.

Theóphilo Petrycoski e seus familiares vivenciaram o processo de emancipação da Vila Nova, que passou a ser chamada de Pato Branco. Paralelamente algumas peças de fogões a lenha passaram a ser cromadas e esmaltadas, com o apoio de terceiros em Porto Alegre (RS).

O fogão a lenha Gabinete Petrycoski conquistou o primeiro lugar no Setor da Indústria Metalúrgica na Exposição e Congresso Internacional do Café, em Curitiba, durante as comemorações do Centenário do Paraná.

Eram produzidos cerca de 40 fogões por mês, num trabalho duro e que eventulmente iniciava de madrugada e outras vezes se estendia até às 21 horas

A relação como cliente assíduo da Empresa J. A. Pens, de Porto Alegre, gerou uma surpresa para Theóphilo Petrycoski, que acabou ganhando um carro importado num sorteio. Tendo a visão de ampliar o negócio, ele vendeu o veículo e adquiriu matérias primas e novas ferramentas para produção.

A empresa realizou a venda de um fogão a lenha no dia 8 de outubro de 1957, para Luiz Giglioli, emitindo a nota fiscal número 1.149, hoje no acervo histórico da Empresa.

Theóphilo e Paulino Sartor.

A Indústria foi transferida para as novas instalações, na rua Brasília, em 800 metros quadrados de área.

A venda de produtos como ferragens, utilidades para o lar e materiais de construção passou a perder espaço para a produção de fogões, que passou a ser a atividade base.

Theóphilo Petrycoski adquiriu em São Paulo, um forno de esmaltação, tipo Mufla - periódico – com capacidade para 25 fogões por dia.

A empresa produzia cerca de 300 fogões a lenha por mês.

Como a energia elétrica era muito cara - para a redução dos custos de produção - Theóphilo Petrycoski adquiriu uma pequena usina hidrelétrica, em Mariópolis, localizado a 17 km de Pato Branco. No mesmo ano Irani Petrycoski assumiu a gerência da Empresa.

A família Mufatto encomendou 500 fogões, o que foi motivo de comemoração.

Surgiu a nova razão social: Indústria de Fogões Petrycoski Ltda. Valdir Petrycoski - também filho do fundador - passou a dirigir a Indústria.

Foi concluída a transferência da estrutura para novo endereço: BR 158, Km 521, onde permanece instalada.

Foram adquiridos equipamentos para ferramentaria e iniciada a produção de matrizes - ferramentas - para aumento da produção.

Claudio Petrycoski, passou a presidir a Empresa.

O Plano Cruzado assegurou bons resultados para a Indústria que produzia mais de dois mil fogões a lenha mensalmente.

Claudio Petrycoski liderou a aquisição de todo maquinário e ferramental do processo produtivo de fogões a lenha e a gás da Indústria de Fogões Walter, pertencente a Muller Irmãos, de Curitiba. Quando se iniciou a produção em Pato Branco era alcançada a “extraordinária” quantidade de 15 fogões a gás por dia. Três semanas já produzia 40 unidades a gás por dia.

Iniciou a exportação de fogões para países da América Latina.

A Indústria estava evoluindo. Eram produzidos cerca de 250 fogões à gás e 90 à lenha por dia.

A empresa recebe da Associação Comercial e Industrial do Paraná o "Prêmio Excelência Empresarial."

A produção foi ampliada para 500 fogões a gás e 250 a lenha/dia.

A Indústria de Fogões Petrycoski passa a ser denominada Atlas Indústria de Eletrodomésticos Ltda. Uma grande festa de lançamento, que contou com a presença de mais de 400 clientes, teve destaque especial na Expopato (Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Branco). Aí já eram fabricadas 1.100 unidades/dia.

Conquista o Prêmio Top de Marketing, da ADVB-PR com o projeto Fênix que evidenciou a mudança de nome de Fogões Petrycoski para Atlas Eletrodomésticos.

A Atlas comemorou meio século de desenvolvimento e se posicionava como a maior indústria de fogões do Sul do país, inclusive exportando seus produtos para mais de 30 países.

Eram três mil fogões produzidos ao dia quando Claudio Petrycoski conquistou a medalha e o diploma do Mérito Industrial concedido pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

A Atlas Eletrodomésticos foi a única do Brasil a conseguir conceito máximo "A" nas avaliações Conpet/ Inmetro e da Eletros em toda a linha de produtos, no lançamento do Programa de Certificação em Segurança e Economia. Conquistou pela segunda vez o "Prêmio Top de Marketing", concedido pela ADVB, no Projeto João de Barro.

Iniciou a produção de lava-louças, lava-roupas e secadoras de roupa em Caxias do Sul - RS, em estrutura anteriormente pertencente à Enxuta, tradicional empresa de eletrodomésticos do Sul do país. Implantou uma unidade montadora em Feira de Santana - BA.

Claudio Petrycoski foi eleito líder Setorial Nacional do Segmento de Eletrodomésticos do Fórum de Líderes, com sede em Belo Horizonte - MG.

Obteve novo reconhecimento do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural - Conpet - pela exemplar economia proporcionada pelos seus produtos. Foi a única marca a obter conceituação máxima "A" em toda a Linha de Produtos em avaliações do Conpet/Inmetro, nos quesitos segurança e economia."

A direção optou por separar a produção de fogões a lenha e a gás. Com isto foi criada a nova unidade industrial que passou a sediar a Indústria de Fogões Petrycoski.

Após amplo estudo mercadológico, apresentou a nova linha de fogões U.Top, com design e atributos diferenciados.

A atriz Alessandra Maestrini, conhecida pelo seu papel como Bozena no programa Toma Lá Dá Cá foi contratada para estrelar a campanha de lançamento da linha U.Top veiculado na TV aberta.

A Atlas Eletrodomésticos comemora a conquista do prêmio Top de Marketing pela ADVB-PR na categoria indústria.

Lançamento de uma nova plataforma para produções de fogões da linha de entrada, chamados Mônaco e Coliseum. Os mesmos obteram êxito e destaque no PDV por serem acessíveis ao público.

Lançamento linha Agile e Fastcook para compor a linha média de fogões, que se consolidaram facilmente no mercado por conter features como "comando superior" e "timer mecânico".

Lançamento da linha premium Top Gourmet Glass com mesa de vidro e painel digital, que unem tecnologia e design. O lançamento foi marcado também pelo modelo Top Gourmet Glass Indução, elevando a categoria do produto a um novo nível.

Um marco na história da empresa: 1.500.000 de fogões produzidos e faturados!

Atlas Eletrodomésticos compra a marca Dako, em leilão, após falência da Mabe.

Atlas Eletrodomésticos relança a marca Dako no mercado com a campanha "Reinvente-se", trazendo a Dako de volta ao mercado com um novo posicionamento e um novo slogan "Dako ainda melhor" com a nova linha vintage e jovial Dakolors, com modelos nas cores azul, vermelho, branco e amarelo.

Com novo slogan "Você ainda melhor", a marca lança a linha Supreme, com produtos variados atendendo a diversos perfis de consumidores.

A Atlas Eletrodomésticos completa 70 anos sendo referência no mercado brasileiro de cocção. Essa conquista é fruto do comprometimento de um time de especialistas que, em meio a um cenário desafiador, foi a peça principal para o funcionamento e crescimento da nossa indústria.

Projetos Sociais

A Atlas Eletrodomésticos busca manter iniciativas que vão muito além da produção industrial. Uma postura cidadã que gera desenvolvimento humano, através do preparo cultural, esportivo, da profissionalização de pessoas e do respeito ao meio ambiente.

Meio Ambiente

Todos nós somos responsáveis pelo meio-ambiente. A Atlas Eletrodomésticos é uma empresa que pratica a responsabilidade socioambiental. Ajudamos a preservar o meio-ambiente com o uso de embalagens plásticas recicladas, causando impacto positivo no planeta e na sociedade, com a geração de empregos diretos e indiretos. Buscamos constantemente a melhoria em seu consumo de água e gerenciamento de resíduos, sempre priorizando os 3R’s – Reduzir, reutilizar, e reciclar.

Uma atitude simples, que mantém nosso mundo e nossas consciências limpas.

Ações semelhantes podem ser seguidas não só no ambiente de trabalho, mas também em nossas casas, faça sua parte!

Nossas Unidades

Matriz Pato Branco
CNPJ: 78.242.849/0001-69
Endereço: Rodovia BR 158 KM 508, S/N. Bairro Industrial. Pato Branco – PR
CEP: 85504-670
Telefone: (46) 3771-1500

Escritório Comercial São Paulo
CNPJ: 78.242.849/0007-54
Endereço: Rua Arandu, 281. 10º andar. Bairro Brooklin. São Paulo – SP
CEP: 04562-030

Comparar Produtos