Atlas Eletrodoméstico | Outubro Rosa | Prevenção | Câncer de mama Atlas Eletrodoméstico | Outubro Rosa | Prevenção | Câncer de mama

Você sabe o que é o Outubro Rosa?

4 minutos para ler

Uma campanha mundial realizada no mês de outubro para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Conheça agora a importância dessa causa! 

Outubro Rosa 

Em 1990 na cidade de Nova Iorque, a “Corrida pela cura” deu início a campanha do Outubro Rosa. A corrida tinha como objetivo arrecadar fundos para a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, que desenvolve pesquisa sobre o câncer de mama. 

O evento cresceu sem nenhuma participação de instituições públicas ou privadas, tornando o mês de outubro como mês da conscientização nacional contra o câncer de mama nos Estados Unidos. A partir daí, a data se espalhou pelo mundo transformando a campanha local em mundial. 

No Brasil, o primeiro evento de conscientização contra o câncer de mama aconteceu em 2002, em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, quando a cor rosa iluminou o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. 

Em 2008 diversas entidades relacionadas ao câncer começaram a usar a cor rosa como tema da campanha junto a mensagem “A prevenção é necessária”. 

Câncer de mama, você conhece? 

Trata-se de um tumor maligno que avança sobre o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns de câncer, segundo o INCA – (Instituto Nacional do Câncer). Seu desenvolvimento acontece com a alteração de algumas moléculas de DNA, que multiplicam células anormais que geram o cisto. 

As células anormais formam os tumores malignos com potencial para agredir outros órgãos, caso não sejam diagnosticados logo no início. São diversos casos em todo o mundo, alguns com rápido desenvolvimento, outros mais lentos e por isso imperceptíveis e sem sintomas.

Como fazer a Prevenção? 

Segundo o INCA – (Instituto Nacional do Câncer), a prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. 

– O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável. 

– O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais. 

Autoexame de mama 

Além de ter uma hábitos saudáveis, o autoexame pode mudar a sua vida, é o método mais popular para prevenir o câncer de mama, pois é bastante simples e prático de fazer. O exame consiste em tocar e apalpar esta parte do corpo com o objetivo de identificar qualquer alteração nos seios. A prática é recomendada para todas as mulheres com mais de 20 anos. 

A qualquer sinal de alteração na mama, é importantíssimo que vá até o seu médico e faça uma mamografia. 

Mamografia 

As diversas entidades relacionadas ao tratamento do Câncer, apontam que um diagnóstico precoce da doença aumenta e muito as chances de cura. Os casos com estágio inicial têm 95% de chances de cura e por isso a mamografia é tão importante. 

Ela é o principal exame para descoberta da doença. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) indica que cerca de 11,5 milhões de mamografias deveriam ser feitas todos os anos, porém, esses números diminuem cada vez mais, com apenas 2,7 milhões de exames realizados em média. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha. 

Portanto, fazer o autoexame é um ato de amor e esperança. A Atlas Eletrodoméstico apoia essa campanha. Cuide-se e fale com suas amigas, irmãs e filhas sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. 

Um toque pode salvar a sua vida, previna-se!

Posts relacionados

Deixe um comentário