Fogões de dois tamanhos diferentes Fogões de dois tamanhos diferentes

Veja como escolher o tamanho de fogão ideal para sua cozinha

4 minutos para ler

Não existe nada melhor do que praticidade na cozinha e economia de tempo na hora de preparar as refeições, né? Mas para aproveitar melhor o espaço e tirar todo o proveito dos eletrodomésticos, é preciso acertar na compra. É por esse motivo que vamos te ajudar a identificar qual é o tamanho de fogão ideal para a sua casa, para que ele atenda todas as necessidades do seu dia a dia. 

Mas antes de começarmos, você precisa fazer algumas considerações. Como, por exemplo, a quantidade de pessoas que moram na sua residência e o espaço disponível para o fogão. Vamos lá?

Pontos a se considerar ao escolher o tamanho de fogão certo 

Quantidade de bocas do fogão

4 ou 5 bocas? Essa é uma dúvida muito comum. Mas para iniciar essa descoberta do tamanho de fogão ideal, considere a regularidade do uso e a finalidade do eletrodoméstico. 

  • 4 bocas: se você mora sozinho ou com até duas pessoas, esse estilo de fogão já consegue atender as necessidades, independente se cozinharem todos os dias ou não. 
  • 5 bocas: se convive em família, essa quantidade de queimadores é o ideal, pois promove comodidade na hora de cozinhar, mesmo se precisar aquecer as refeições ou fazer comida com regularidade. 

Esse ponto é fácil, basta analisar sua realidade. O tamanho de fogão varia muito de acordo com a quantidade de bocas presentes nele. Porém, além de pensar estrategicamente nesse volume, é primordial medir o espaço em que deseja instalar o seu novo fogão. Por exemplo, existem famílias grandes que não contam com um ambiente espaçoso que comporte um fogão de 5 bocas. Sendo assim, a escolha deve ser de 4 bocas ou um cooktop.  

Tamanho do forno

O tamanho de fogão ideal para a sua cozinha também vai variar conforme o seu dia a dia com assados. Lembrando que a capacidade do forno é medida em litros, e costuma estar dentro de 50 a 100 litros.

Você tem o hábito de usar o forno com frequência? Cozinhar bolos e tortas? 

Nesse caso, talvez um forno pequeno não vá atender suas expectativas. Mas se a sua cozinha é planejada e você optou por um cooktop, é preciso pensar no tamanho do seu forno de embutir, pois eles também variam de tamanho e capacidade. Aliás, há uma variedade de modelos supermodernos e que garantem muita beleza para o ambiente.

38% dos brasileiros se consideram apaixonados pela cozinha

Sabia que segundo um estudo feito pela GfK, uma empresa de estudos de mercado, 38% dos brasileiros se consideram apaixonados pela cozinha? E se você está dentro dessa porcentagem, o seu tamanho de fogão ideal é dos maiores, pois proporciona mais praticidade na hora de cozinhar. 

Mas vale lembrar que os fogões de 5 bocas têm a mesma funcionalidade que um de 4 bocas, mas eles são mais eficientes quando falamos de espaço, seja no forno ou até mesmo entre os queimadores, que acabam acomodando melhor as panelas grandes. 

Com as nossas dicas ficou fácil escolher o tamanho de fogão ideal para a sua casa, né? A gente pode te ajudar em todas as suas decisões quando o assunto é cozinha, fogões e fornos. 

Conte com a Atlas também para receitas de pratos deliciosos 

Inscreva-se clicando no vídeo acima e fique por dentro de todas as novidades do nosso canal. Por lá, você vai encontrar receitas deliciosas para preparar na sua casa. Não vai ficar de fora, né? 

Posts relacionados

Deixe um comentário