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Vantagens dos alimentos assados para sua saúde

4 minutos para ler

Que tal começar uma alimentação saudável e balanceada inserindo alimentos assados no cardápio? Confira os benefícios e aproveite. 

Alimentação Saudável

Talvez o maior desafio da sociedade moderna é alinhar a qualidade de vida com uma alimentação saudável. As inúmeras tarefas diárias, faz com que as pessoas não priorizem as refeições como deveriam, acabam priorizando o tempo ou a falta dele e apostam em refeições rápidas, fast foods e delivery.

Uma alimentação saudável é aquela que supri as necessidades do organismo, sem excessos. Geralmente uma alimentação balanceada é composta de carboidratos, proteínas e gorduras boas. Porém, não pode ser qualquer carboidrato, sempre que possível aposte em integrais que são fonte de energia e garante a disposição necessária para o dia a dia.

As proteínas de origem animal, como carnes, leite e seus derivados são essenciais para o fortalecimento dos músculos, além disso, os grãos como feijão, lentilha e aveia fazem parte de uma boa alimentação. 

Além disso, pode abusar de verduras, frutas e legumes que garantem vitaminas importantes para a saúde e bem-estar.

Uma bela dica é inserir alimentos assados no seu cardápio, para facilitar sua vida, listamos alguns benefícios e preparamos uma receita deliciosa para fazer no seu fogão Atlas.

Assados e seus benefícios

Alimentos assados são mais saudáveis, eles não perdem suas vitaminas e nutrientes como os fritos por exemplo. A fritura aumenta os níveis do chamado colesterol ruim, destrói os nutrientes dos alimentos, adicionando gordura e calorias vazias que nada acrescentam à saúde.

Durante a cocção no forno, é formada uma partícula protetora no alimento, concentrando os minerais e conservando as vitaminas e nutrientes de cada alimento.

Assar é o modo de preparo que mais preserva o sabor dos alimentos, ou seja, ele não é impactado por gorduras indesejadas e mantém a textura e  sabor intactos.

Além disso, os alimentos feitos no forno são menos calóricos, com diferenças que impactam diretamente no organismo humano quando comparado com alimentos fritos.

Exemplo:

Um filé de frango à milanesa (100g) frito tem 311 calorias quando o assado tem 160, batata palito (100g) frita tem 220 calorias contra 95 quando assada e mandioca palito (80g) tem 284 calorias contra 120 assada.

Assar é mais seguro que o preparo de alimentos fritos, não tem o risco de acidentes com óleo quente e fogo. Ou seja, os benefícios dos alimentos assados são super relevantes para a saúde e para uma alimentação saudável e balanceada.

Para provar que vale a pena trocar a fritura por alimentos assados, a Atlas Eletrodomésticos, especialista em fogões, separou uma receita simples, saborosa e fácil de fazer no seu forno.

Receita 

Batata Assada com Alecrim

Ingredientes

– 8 batatas médias

– alecrim a gosto

– azeite a gosto

– sal a gosto

– cheiro-verde (opcional)

Modo de preparo

– Descasque as batatas e corte em gomos.

– Em uma panela, ferva a água com sal e deposite as batatas já cortadas. 

– Deixe por 20 minutos (pré-cozida).

– Pré-aqueça o forno a 180º C.

– Retire as batatas e deixe escorrer bastante.

– Em uma assadeira, coloque as batatas e regue com azeite.

– Adicione o alecrim e bem pouco do cheiro-verde (só para dar um gostinho, lembrando que esse ingrediente é opcional).

– Cheque o sal e leve ao forno por 30 minutos.

Prontinho pode servir como acompanhamento e qualquer refeição.

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