validade dos alimentos validade dos alimentos

Validade dos alimentos: confira 7 dicas para evitar desperdícios!

4 minutos para ler
Dia das Mães
CTA Atlas Lançamentos

É muito chato perder comida por causa da validade, não é mesmo? Mas não se preocupe! Neste post, você confere truques incríveis sobre o tema! 

A validade dos alimentos é muito importante para nossa saúde e deve ser respeitada, mesmo quando a comida está com uma cara boa. Isso porque ingerir alimentos estragados causa intoxicações e infecções. Nesses casos, a pessoa pode vomitar, ficar com calafrios, ter febre, diarreia e até mesmo pôr em risco a sua vida, sem exageros!

Mas como a gente faz para não deixar o alimento passar da validade? Afinal, ninguém quer ficar desperdiçando ingredientes, concorda?

É justamente por isso que preparamos este post! Nele, vamos ensinar como ter sempre refeições em família com alimentos frescos, apetitosos e seguros! Quer saber mais? Então venha conferir 7 dicas com a gente!

1. Conserve a comida em recipientes vedados

Quando sobram alimentos prontos, você pode colocá-los na geladeira tranquilamente. Porém, tem que guardar em recipientes com tampa e boa vedação. Mesmo quando fica refrigerada, a comida estraga mais rápido se ficar exposta.

Outro ponto importante é higienizar os alimentos corretamenteantes de come-los. Assim, frutas, verduras e legumes devem ser bem lavados. 

2. Planeje o consumo para não perder a validade dos alimentos

Não faça compras por impulso no supermercado. O ideal é elaborar um planejamento das suas refeições nos próximos 7 ou 15 dias. Com base nesses cardápios, você monta uma listinha bem enxuta.

Assim, provavelmente vai diminuir a sua perda de comida por causa da validade dos alimentos. Na internet, é possível encontrar relações de tipos de alimento e sua vida útil média. Veja algumas dicas de tempo de geladeira logo a seguir:

  • Carnes, peixes e frutos do mar: 2 dias;
  • Molhos e sopas: 4 dias;
  • Alimentos defumados: 7 dias.

3. Use a geladeira com estratégia

Outro conselho é saber organizar os alimentos na geladeira do jeito certo. Você sabia que cada parte desse eletrodoméstico é feita para um tipo específico de comida?

cta-fogao-de-piso

Desse modo, as prateleiras de cima devem ser reservadas para os itens que estragam mais rápido. Ou seja, guarde leite, ovos, margarinas, saladas e frios nas partes superiores do eletro. Desse modo, esses produtos tendem a durar mais tempo.

Além disso, saiba que a porta da geladeira não tem muita refrigeração. Por isso, evite deixar alimentos nela. Já os lugares inferiores são ótimos para comidas que não estragam tão fácil na geladeira: legumes e frutas, por exemplo.

4. Organize o armário da cozinha

Uma forma de ficar de olho na validade dos alimentos é organizar o armário da cozinhapor tempo de validade de cada item. Dessa forma, coloque os produtos com prazos mais próximos na frente, bem perto da porta do móvel. Assim, no dia a dia, você consegue se programar melhor para evitar o desperdício.

5. Preste atenção na validade dos alimentos durante as compras

Crie o costume de verificar a data de vencimento durante as compras. Principalmente em caso de promoções, já que é comum que os supermercados coloquem em oferta justamente a comida que está prestes a vencer.

De nada adianta planejar umaalimentação saudável se o alimento estiver vencido. Isso porque, além de acabar desenvolvendo substâncias tóxicas, ele perde suas propriedades nutricionais.

6. Reforme sua comida

receitas com sobrasinteressantes. Assim, antes de deixar o alimento estragar, dê uma reformada nesse prato! Por exemplo: arroz velho pode virar deliciosos bolinhos fritos ou assados.

E aquele restinho de frango que ficou no fundo da panela? Aproveite e faça um delicioso fricassê. Carne moída que ninguém mais está comendo? Prepare uma deliciosa farofa com ela.

7. Descarte os produtos com anormalidades

Quando a comida apresentar algum aspecto estranho, não consuma, mesmo se ela estiver dentro do prazo. Isso vale para coloração atípica, cheiro ruim ou qualquer outro sinal de deterioração. Se tem algo errado, é melhor não arriscar. Em outras palavras, prefira jogar fora mesmo, sem dor.

A validade dos alimentos deve ser respeitada à risca. Além disso, com algumas medidas de planejamento e controle, você consegue evitar que a comida estrague antes do prazo. Assim, poderá pôr um fim ao desperdício.

Gostou do artigo? Quer mais dicas incríveis sobre cozinha? Então curta na nossa página no Facebook!

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário