Atlas | cozinha | fogão Mônaco Top Glass | Atlas eletrodoméstico Atlas | cozinha | fogão Mônaco Top Glass | Atlas eletrodoméstico

Tipos de panelas e os seus diferenciais

5 minutos para ler
CTA Atlas Lançamentos

Você conhece quantos tipos de panelas? Hoje são peças essenciais para o mundo gastronômico, e vamos falar mais sobre o universo das panelas. Vêm com a gente!

Panelas e a evolução da gastronomia

A milhares de anos atrás, o homem descobriu o fogo, talvez a maior das descobertas da espécie humana. A arte de cozinhar começa através do fogo, os homens perceberam que era possível colocar pedaços da caça sobre o fogo, pendurados, para cozinhá-los e deixá-los mais saborosos antes de comer.

Especula-se que há 15 mil anos, os potes de cerâmicas permitiram cozinhar alimentos em água fervente. Os modelos que seriam futuras panelas, surgiram aproximadamente a 5 mil anos atrás, com enormes caldeirões de pedras, que eram efetivos para o cozimento, mas péssimos para transportar durante as mudanças das tribos da época.

Com a chegada dos metais, ferro, cobre e bronze foi possível criar panelas menores, mais fáceis de transportar e efetivas no preparo dos alimentos. Desde então, as panelas se tornaram peça chave em qualquer cozinha, em qualquer receita e diversos tipos de panelas foram desenvolvidos.

Pensando em trocar suas panelas, ou quer desbravar o mundo da culinária, conheça os tipos de panelas que a Atlas preparou para você.

Como comprar panelas

Comprar um jogo de panelas pode ser uma tarefa ingrata, o mercado oferece uma variedade de materiais e modelos, cada uma com características próprias que influenciam diretamente no preparo e sabor dos alimentos.

Para facilitar sua busca pela panela ideal, listamos alguns modelos:

Panelas de Alumínio

A queridinha do Brasil as panelas de alumínio, possui excelente custo-benefício em relação aos outros tipos de panelas. Práticas, resistentes e leves, são indicadas para uso diário, proporcionando fácil manuseio durante o preparo das receitas.

A desvantagem desse modelo é que os alimentos preparados nessa panela acabam absorvendo metais durante seu cozimento, numa proporção que não é a indicada.

Panelas de Ferro

São panelas com excelente durabilidade, não se deformam com o calor e conservam super bem os alimentos durante o preparo.

Usar panelas de ferro é considerado um benéfico para a saúde, pois ela libera resíduos de ferro durante o cozimento, ajudando no combate à anemia. São perfeitas para preparar sopas, caldos e molhos.

O ponto negativo, fica por conta do peso das panelas, consideradas pesadas, que dificultam o manuseio no fogão.

Panelas de cerâmica

cta-fogao-de-piso

Talvez as panelas mais bonitas do mercado, sofisticadas, são caras, mas pensando no custo-benefício vale a pena, segundo os apaixonados por gastronomia e cozinha.

O investimento vale pela durabilidade, são indicadas para uso diário e receitas que pedem um cozimento mais lento. Lindas, as panelas podem ser levadas à mesa e compor a decoração da mesa. Além disso, tem rápido aquecimento e mantém a temperatura do alimento depois de quente.

A desvantagem desse modelo, é o preço, que realmente é mais pesado um pouco.

Panelas de aço inox

Bonitas e inoxidáveis, as panelas de inox são resistentes à corrosão, ao desgaste e à ferrugem. Pela qualidade, beleza e durabilidade, elas são mais caras que as panelas de alumínio.

O aço inox distribui o calor de forma igual por toda sua superfície, economizando o tempo de cozimento e gás no preparo dos alimentos. Além disso, são fáceis de limpar.

A desvantagem é que costumam escurecer e riscar com o tempo de uso e não são indicadas para frituras. Por aquecer muito rápido, pode queimar os alimentos imersos no óleo.

Panelas antiaderentes

Antiaderentes, são as panelas de alumínio que ganham um revestimento em teflon, evitando que os alimentos grudem na panela, o que facilita muito o preparo da comida e a limpeza depois do uso.

O revestimento é a grande vantagem desse modelo, mas precisa de cuidado especial com o teflon, ele risca com facilidade e por isso, é necessário usar colheres específicas que não prejudicam o revestimento, as de nylon por exemplo.

As panelas antiaderentes são bonitas, leves e práticas, perfeitas para o dia a dia e requerem menos gordura no preparo dos alimentos, que ajudam a manter a saúde em dia.

O lado negativo, fica por conta da fragilidade do revestimento, quando começa a riscar, perdem a função antiaderente e a beleza.

Essas são as panelas campeãs de vendas no mercado.

Escolha o jogo de panelas que mais se adequa com as suas necessidades, prepare o seu Fogão Mônaco Top Glass e faça deliciosas receitas para familiares e amigos.

Aproveite, assine a newsletter da Atlas eletrodoméstico e receba nossos conteúdos por e-mail em primeira mão.

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário