Atlas | Atlas Eletrodoméstico | fogão de piso| Fogão de embutir | Cooktop Atlas Atlas | Atlas Eletrodoméstico | fogão de piso| Fogão de embutir | Cooktop Atlas

Tipos de Fogão

5 minutos para ler

Você conhece os tipos de fogões disponíveis no mercado? Saiba mais sobre os tradicionais fogões de piso, embutir e cooktops para deixar sua cozinha mais eficiente, moderna e bonita. Confira!

O fogão não pode faltar

Vamos combinar que mobiliar sua casa não é tarefa fácil, os diversos ambientes pedem móveis específicos que exigem bastante do orçamento. A cozinha, considerada por muitos o coração da casa, requer um investimento com refrigerador, armários e o fogão que é um item essencial.

O fogão não pode faltar, concordam? Aqui vamos trazer as características de cada tipo de fogão, para que sua escolha seja a mais acertada possível, com base nas necessidades da sua família.

Se o coração da casa é a cozinha, se o melhor da festa sempre acontece na cozinha, o fogão se torna o principal eletrodoméstico da casa, sem ele, fica difícil preparar refeições do dia a dia. 

Por isso, a Atlas Eletrodoméstico, que é especialista em fogões, vai te mostrar as vantagens e desvantagens de cada um deles. 

Tipos de fogões

Os fogões Atlas, tem funcionalidades que deixam sua cozinha mais prática, bonita e eficiente. Características que você vai encontrar em todos os fogões, seja ele de piso, embutir e cooktops.

Fogão de Piso

Tradicional, o fogão de piso tem a facilidade de ser colocado em qualquer lugar da cozinha, possui versões com 4 ou 5 queimadores e fácil instalação.

Com a constante evolução dos eletrodomésticos, os fogões de piso têm mesa de vidro temperado ou inox. A quantidade de queimadores interfere na sua escolha, dependendo do perfil da sua família, número de pessoas que moram na casa e quantas vezes vai cozinhar por semana são informações importantes para escolher.   

Um fogão de 4 bocas, atende perfeitamente uma casa com até 3, talvez 4 pessoas. A partir de 5 pessoas na família é indicado uma versão de 5 bocas, afinal a quantidade de alimentos preparados é maior.  

Além disso, possui forno embutido que permite fazer deliciosos assados enquanto prepara os complementos utilizando os queimadores. Sua grande vantagem é a facilidade de instalação e sua mobilidade, como possui pés, pode ser instalado em diversos lugares da cozinha.

A desvantagem fica por conta da limpeza, como possui pés, muitas vezes é necessário arrastar o fogão para limpar o chão.

Fogão de Embutir

O fogão de embutir é praticamente um fogão de piso, mas sem os pés. Ele também tem opções de 4 ou 5 queimadores, excelentes acabamentos, mas fica suspenso, acoplado na bancada.

Para escolha desse modelo, é importante deixar o espaço reservado para ele na bancada. Se sua cozinha é planejada ou mandou fazer uma bancada, precisa definir antes quantas bocas o seu fogão vai ter, é muito importante saber essa informação para evitar problemas de comprar um fogão maior ou menor que o espaço reservado para ele.

Uma boa estratégia é entrar no site da Atlas e pesquisar o fogão que melhor atende suas necessidades, tomar nota das dimensões e ficar tranquilo com seu projeto.

A grande vantagem do fogão suspenso, é a limpeza do chão, mais alto ele acompanha a altura da bancada e permite inclusive que você tenha uma postura melhor, evitando problemas na coluna ocasionados por um fogão muito baixo. 

A única desvantagem é a falta de mobilidade, sem a opção de instalar em qualquer lugar ele sempre estará embutido na bancada.

Cooktop

O queridinho das cozinhas modernas, os Cooktops ou fogões de mesa, são excelentes opções para cozinhas planejadas. São sofisticados, bonitos e ocupam pouco espaço.

Instalados em um vão superior na bancada, pode ser a gás ou elétrico por indução que no caso não terá chama. Também possui versões com 4 e 5 queimadores e mesa de vidro temperado.   

A vantagem principal é sua eficiência e otimização de espaços, com queimadores superpotentes, gastam menos energia ou gás durante o funcionamento, já que os alimentos ficam prontos mais rápido.

A desvantagem é a falta do forno acoplado, optando por um cooktop Atlas, será necessário adquirir um forno de bancada para fazer os seus assados.

Hora de escolher

Agora que conhece um pouco mais os detalhes de cada tipo de fogão, pode acessar o site da Atlas e escolher a opção que melhor atende suas necessidades. 

Gostou das dicas? Que tal assinar nossa newsletter para ficar informado sobre o mundo dos fogões, receitas e variedades em primeira mão.

Assine já!

Posts relacionados

Deixe um comentário