Saiba de uma vez por todas como instalar mangueira de gás encanado!

6 minutos para ler

Pode até parecer bobagem, mas a instalação mal feita ou a falta de cuidados durante o processo coloca em risco a vida e a saúde das pessoas.

Durante a instalação, é preciso tomar uma série de cuidados e prevenções que levam a um resultado melhor e mais seguro para toda a sua família. Fatores como o prazo de validade, a posição da mangueira, a possibilidade de ter algum vazamento de gás e outros, são pequenos cuidados que podem prevenir muitos riscos dentro da sua cozinha.

Neste post abordaremos uma série de cuidados necessários para que ninguém fique em risco, quando não sabe como instalar a mangueira de gás encanado. Boa leitura!

Riscos do vazamento de gás

A má instalação da mangueira de gás, pode ocasionar um vazamento. A partir do vazamento de gás surgem vários riscos que merecem toda a sua atenção.

Dentre eles nós podemos destacar os principais, que são:

Explosão e incêndio

Uma simples faísca pode causar uma explosão e um incêndio de grandes proporções. Por isso, é muito importante verificar a correta instalação da mangueira de gás.

Asfixia

Um outro perigo iminente e silencioso, atrelado ao gás, é a asfixia. Já que ele não possui odor e sim, o produto que é adicionado a ele, justamente para que possamos detectar um possível vazamento. Nesse caso, o gás inalado pode levar a asfixia, pois ocorrerá uma falta de oxigênio no ambiente.

Aumento das despesas

Além de outros pontos citados acima, o que também pode afetar é o aumento dos gastos com gás, caso tenha um vazamento acontecendo de forma despercebida. Isso vai aumentar as despesas, o que pode causar uma dor de cabeça no final do mês.

Mangueira indicada

É preciso prestar atenção ao tipo de mangueira que será utilizada no seu fogão. Isso é importante porque cada tipo é específico para uma utilização e, ao instalar a mangueira errada, você terá problemas como a falta de resistência à pressão do gás, podendo levar a um acidente.

O tipo de mangueira que é recomendado para esse tipo de instalação é uma de alta pressão e que seja revestida em aço. O comprimento dela vai variar de acordo com a distância que o fogão se encontra da parede, geralmente entre 0,8 e 1,2 metros.

Também é bom lembrar que elas possuem um revestimento de aço, mas são feitas de plástico em seu interior. Outro ponto para atentar-se é na coloração, já que as mangueiras de alta pressão são feitas de uma borracha preta.

Prazo de validade

O prazo de validade também é outro fator ao qual você deve se atentar. A recomendação é que a troca da mangueira seja efetuada a cada 5 anos de uso. Deixar de trocar a peça é perigoso. Isso sem falar que a troca dentro desse período de 5 anos é uma norma. Isso porque é possível que mais gás esteja entrando, o que ocasiona no ressecamento das juntas de vedação.

Existem casos em que pessoas deixam de realizar a manutenção da mangueira por um período muito extenso, ocasionando em um desgaste muito evidente dela, o que leva a vazamentos que, muitas das vezes, são imperceptíveis. Esses vazamentos despercebidos apresentam um grande risco de explosão, colocando a vida de várias pessoas em perigo.

Posição da mangueira

O posicionamento da mangueira é um fator que pode até parecer mínimo mas também requer um pouco de atenção. A mangueira precisa estar posicionada de forma a não ficar esticada. Outro ponto importante é a movimentação dela, se movimentada constantemente ocorrerá uma força nas juntas o que pode trincar a mangueira, ocasionando em um vazamento do gás.

Limpeza

A hora da limpeza também requer seus cuidados. Limpar com um pano úmido não é uma boa ideia, por exemplo. Isso pode acabar enferrujando a malha. A limpeza pode ser feita com o uso de um pano seco, de forma bem cuidadosa para não mover a peça de lugar.

Equipamentos necessários

Os equipamentos que se fazem necessários no sistema de gás são:

  • Registro angular;
  • Mangueira de alta pressão com revestimento de aço;
  • Adaptador;
  • Fita teflon.

Além disso, também é preciso utilizar essas ferramentas:

  • Chave de fenda;
  • Chave de boca ajustável, ou chave-inglesa;
  • Chave para tubos.

Cada um deles tendo sua importante função no processo de instalação do fogão ou cooktop pelo gás encanado.

Procedimento de instalação

Para a instalação da mangueira de gás encanado é preciso seguir os seguintes passos:

  • Primeiro feche o gás geral da rede de gás de sua residência, isso é muito importante para que não haja a emissão volumosa dentro de casa;
  • Agora retire o tampão do gás na parede;
  • Instale o registro na parede logo após a retirada do tampão;
  • Acople a conexão do adaptador no fogão ou cooktop;
  • Faça o teste de verificação de vazamentos que falaremos a seguir;
  • Por fim, religue o sistema de gás.

Testes de vazamento

Como já foi dito, o vazamento de gás pode ocasionar até mesmo em uma explosão. Neste caso, realizar um teste para checar se há ou não a existência de um vazamento no sistema é essencial.

Para isso, é possível fazer o uso de algum sabão líquido, aplicando-o nas conexões da mangueira. Caso haja a formação de bolhas, é uma indicação de que está acontecendo um vazamento ali e é preciso realizar alguns ajustes para consertá-lo. Esse é um passo importantíssimo para o bem-estar da família e a prevenção de acidentes domiciliares.

Agora você entende como instalar a mangueira de gás encanado nos condomínios. Percebe-se que ela pode ser feita de forma bem tranquila seguindo os cuidados que aqui listamos. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre os processos, é válido a contratação de um profissional para realizar a instalação. Afinal, uma instalação mal feita pode colocar todos os moradores em perigo.

Gostou do post? Então não perca a oportunidade é de continuar aprendendo sobre como instalar um cooktop de forma simples!

Posts relacionados

Deixe um comentário