Quando trocar os acessórios do fogão?

4 minutos para ler

Conhecer as funcionalidades do seu fogão é essencial para identificar o melhor momento de trocar peças e revisar a efetividade do seu funcionamento. Confira as dicas da Atlas Eletrodomésticos.

Fogão

O fogão é o coração da cozinha e um dos eletrodomésticos com maior vida útil dentro de casa, mas com o passar do tempo é inevitável investir em uma manutenção e quem sabe na troca de algumas peças.

Bastante utilizado, é natural que, com o passar do tempo, haja desgaste em algumas peças do fogão. Saber identificar o melhor momento é primordial para manter a eficiência do eletrodoméstico e a segurança da família.

Peças do fogão

Para evitar acidentes e garantir o melhor funcionamento por mais tempo, as manutenções podem ser feitas nos queimadores, botões de acendimento, espalha chamas e trempes que são mais conhecidas como grades da mesa.

Além dessas peças, é muito importante fazer a manutenção da válvula e mangueira que conecta o gás encanado ou o botijão.

A recomendação é que a troca da mangueira seja efetuada a cada 5 anos de uso. Deixar de trocar a peça é perigoso. Isso sem falar que a troca dentro desse período de 5 anos é uma norma.

Isso porque é possível que mais gás esteja entrando, o que ocasiona no ressecamento das juntas de vedação que podem romper proporcionando vazamento de gás e acidentes.

Principais sinais para troca de acessórios e manutenção

Espalha-chamas

Chama baixa ou que se apaga constantemente, que pode estar relacionada ao fato de os bicos injetores estarem obstruído ou sujo

Queimadores

Quando os queimadores deixam de acender ou começa a falhar é ligado o sinal de atenção para troca dos mesmos. O encaixe da peça pode estar danificado, úmido ou os bicos injetores podem estar entupidos. Esses são sinais que os queimadores precisam de uma atenção especial. 

Botões de acendimento

Em algum momento os botões de acendimento automático perdem o contato com o eletrodo condutor de chamas, não fazem a faísca e por isso não produz a chama. Habituado com o acendimento automático, imagina que fogo está ligado, mas vai perceber que não sentir o cheiro do gás vazando.

Uma dica é ficar atento a boca mais usada no fogão, geralmente é ela que começa a falhar primeiro.

Trempes

Elas são feitas com material ultra resistente e dificilmente vão dar qualquer tipo de problema, porém, se você não faz a limpeza do fogão com frequência, é inevitável que resíduos de gordura grudem nas grades da mesa.

Se isso acontecer, vai perceber que ela fica sempre engordurada, com a sensação que está grudando e pode perder estabilidade das panelas. Nesse caso, não custa trocar a trempes também.

Benefícios da Manutenção

Com toda certeza a segurança da sua família é o maior benefício. Fazer a manutenção corretamente elimina as chances de acidentes por desgaste e vazamentos. Sem contar o fato de preparar receitas com maior agilidade e eficiência.

Portanto, chegou a hora de avaliar os acessórios do seu fogão, identificar suas necessidades e se for o caso chamar um técnico qualificado para te ajudar nessa tarefa.

Se precisar, clique no link apoio ao consumidor, confira as dúvidas frequentes e consulte um posto autorizado para fazer a manutenção do seu fogão. As peças para troca, você encontra em nosso site a categoria peças e acessórios compra e recebe em casa sem filas, estresse e trânsito. Conte com a Atlas Eletrodomésticos para obter peças originais.

Essas foram as dicas de hoje, gostou? Aproveite para assinar nossa newsletter para receber novos conteúdos por e-mail e acompanhar nossas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário