Quando trocar o fogão: 7 malefícios de não realizar a troca quando necessário

6 minutos para ler

Um fato é certo sobre a vida útil de todos os seus utensílios domésticos: em algum momento, eles vão precisar ser trocados. É nessa hora em que a manutenção vira rotina e deixa de compensar financeiramente. Acontece com a televisão, a geladeira, o micro-ondas e com o fogão também! Entender quando trocar o fogão vai evitar muita chateação no seu dia a dia e este texto vai ajudar você a abrir os olhos.

Há alguns sinais bem evidentes, mas na correria diária a gente deixa pra lá ou até finge que não vê, na esperança de que um milagre aconteça. O tempo de uso também diz muito: não deve ultrapassar os 15 anos. O fato é que não existe milagre e sua cozinha merece um fogão funcionando a todo vapor! Fique com a gente e entenda melhor o que você está arriscando ao prorrogar a vida útil de um fogão que já está agonizando. 

Quais os problemas em não trocar o fogão?

Antes fosse só uma questão da comida não ficar tão boa! Ao adiar demais a troca desse eletrodoméstico, você corre riscos com gás, demora nos preparos e chance de queimaduras. A seguir, nós listamos os principais problemas!

1. Vazamentos de gás

O vazamento pode acontecer tanto porque a mangueira está velha e ressecada quanto por uma questão de válvulas internas enferrujadas — nesse caso, não tem muito como salvar a situação.

Um vazamento de gás na sua casa é extremamente arriscado, podendo levar a alguns problemas sérios, como:

  • explosões: uma mera faísca é capaz de causar um estrago em sua cozinha ou mesmo na casa toda;
  • asfixia: por ser extremamente tóxico, se a gente respira gás por muito tempo, podemos sofrer uma asfixia que leva à morte, inclusive. Uma curiosidade: sabia que o gás de cozinha não tem cheiro? O que sentimos é uma substância colocada para alertar de que algo está errado;
  • aumento na conta: o menor dos problemas, mas, ainda assim, uma grande preocupação — principalmente com o preço atual do gás. 

2. Pontos de ferrugem

A ferrugem é uma prova de que está na hora de trocar o seu eletrodoméstico e que a conservação também não foi das melhores. Ferrugens externas não são tão problemáticas no sentido de mau funcionamento, a questão é quando as ferrugens estão nas bocas do fogão ou demais pontos que comprometem a performance dele.

A remoção da ferrugem não é nada fácil e, na maior parte das vezes não há muito a ser feito. É interessante ter atenção logo aos primeiros sinais!

3. Possíveis queimaduras

Bocas entupidas se tornam mais difíceis de serem acesas, sem contar que é comum as próprias bocas ou o forno desregularem, dificultando a programação da temperatura. Nessa circunstância, a chance de se queimar é alta. 

Um fogão velho vai ficando cheio de pequenos defeitos — a pessoa que o usa diariamente até sabe quais são. Porém, se alguém que não está acostumado a usar for cozinhar no eletrodoméstico, tem boas chances de se queimar em um ato simples. Por isso, o ideal é que ele esteja funcionando perfeitamente sempre.

4. Lentidão nos preparos

Todo eletrodoméstico que vai ficando mais ultrapassado perde em potência, isso é uma realidade. Sem a performance de antes, os preparos dos seus alimentos se tornam mais vagarosos. Assim, fica comum gastar mais gás e sentir bem mais fome.

CTA - New U.Top Glass

Imagine só em períodos como Natal ou outras datas em que a cozinha fica a mil por hora! Assar um peru em um fogão mais velho pode ser algo bem complicado e a espera do prato, vai deixar muita gente insatisfeita.

5. Acendedores problemáticos

Com o passar do tempo os acendedores automáticos do fogões, são uma das primeiras partes que podem dar problema. Ok, você ainda pode usar fósforo, isqueiro ou outro tipo de utensílio para acender o fogão, mas só esse fato já é um sinal para você ter atenção com seu eletrodoméstico!

6. Bocas entupidas

Podem ser quatro, cinco ou seis bocas em seu fogão, porém, é só um desses queimadores entupir que o rendimento na preparação dos alimentos já fica bem comprometido. Até porque, famílias grandes quando se reúnem em casa costumam usar todas as bocas ao mesmo tempo.

Em alguns casos a manutenção pode solucionar, mas é aquela velha história: às vezes, chamar o técnico fica cada vez mais frequente e deixa de compensar para o seu bolso (e sua praticidade no dia a dia).

7. Chances de ficar na mão

É muito comum ficar com um eletrodoméstico velho e esperar ele parar de funcionar 100% para correr atrás de um novo. Entretanto, você realmente acredita que essa é uma boa atitude?

Pense na dor de cabeça que é estar no meio de um preparo e seu fogão pifar de vez. A refeição vai por água abaixo, assim como os seus ingredientes, gerando um estresse desnecessário! Nesse caso, programe-se e faça a troca antes que o caos se instale na sua cozinha.

Quando devo trocar o fogão?

Você não precisa esperar todos esses fatores surgirem em seu fogão para fazer a compra do novo eletrodoméstico. Observe os sinais de deterioração e aproveite para ir pesquisando até encontrar o que mais se encaixa nas suas necessidades e na sua cozinha!

Ter um fogão funcionando 100% na sua cozinha é imprescindível, para você poder preparar os seus pratos preferidos e não ter dores de cabeça no dia a dia. Então, nada de postergar essa nova aquisição. Quando trocar o fogão finalmente, aproveite para olhar os modelos disponíveis e escolha um tipo que faça a sua rotina mais simples. Por exemplo, opções com forno limpa fácil e mesa de vidro temperado, que é um material bem mais resistente! 

A Atlas Eletrodomésticos tem as melhores opções para você, em quatro ou cinco queimadores, de embutir ou de piso, além dos cooktops, que são ótimos para cozinhas modernas. Agora vai ficar muito simples cozinhar — nem precisa dizer que mais prazeroso também, não é? Até porque, a hora de cozinhar é um momento incrível para reunir a família.

Depois de ler todos esses malefícios de manter um fogão ultrapassado dentro de casa, você decidiu que está na hora de trazer um novo para a sua cozinha? Então faça a melhor escolha! Comece sua busca pelos fogões Atlas, com certeza vai encontrar um modelo incrível!

CTA Atlas Lançamentos
Posts relacionados

11 thoughts on “Quando trocar o fogão: 7 malefícios de não realizar a troca quando necessário

    1. Olá, Marilda! Agradecemos pelo contato e pelo interesse em adquirir nossos produtos! Temos uma Loja Virtual com a linha completa de fogões para você escolher qual combina mais com sua cozinha. Acesse: loja.atlas.ind.br
      Conte sempre com a gente! 😉

    1. Olá, Ana! Tudo bem? Pedimos, por gentileza, que nos envie uma mensagem privada em uma das nossas redes para que possamos te auxiliar melhor com essa questão. Nossa equipe aguarda o seu retorno.

    1. Fatima,(Ficamos muito felizes pelo seu feedback, acompanhe todas as novidades em nossa loja virtual: loja.atlas.ind.br)
      (Imagine só esse fogão na sua casa? Vai ficar ainda mais lindo, acesse nossa loja oficial: https://www.atlas.ind.br/ )
      Continue nos acompanhando para não perder nenhuma novidade!

Deixe um comentário