manutenção de fogão manutenção de fogão

Manutenção de fogão: veja agora mesmo como fazer de forma correta!

4 minutos para ler

Veja o que levar em consideração na hora de fazer a manutenção de fogão em casa. Leia e saiba mais!

Muitas pessoas têm dúvida de como realizar a manutenção de fogão sem dores de cabeça. Afinal, por onde começar, não é mesmo?

É importante ter em mente que a manutenção deve ser feita periodicamente com o intuito de garantir uma maior vida útil do seu eletrodoméstico. Além disso, saiba que a melhor maneira de preservar a durabilidade do seu produto é por meio da limpeza logo após o uso. Com isso, evita-se o acúmulo de sujeiras que podem prejudicar o bom funcionamento do seu fogão.  

Para saber mais sobre como realizar a manutenção de fogão, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Confira o acendimento automático

Observe como está o funcionamento do acendimento automático, que traz mais agilidade e eficiência no dia a dia na cozinha. Caso ele não esteja funcionando, algumas questões devem ser verificadas a fim de sanar o problema.

Primeiramente, veja se a peça de alumínio do acendedor está com alguma crosta de sujeira. Caso ela esteja, você deve limpá-la apropriadamente. Não sendo esse o problema, deve-se verificar se a vela do fogão tem algum dano, como o que é causado pela ferrugem. 

Se a vela estiver enferrujada, deve-se trocá-la por uma nova. Nessa situação, a melhor solução é contar com o atendimento de um profissional qualificado para realizar a devida manutenção. Com isso, pode-se garantir a segurança de todos em casa e um bom resultado para que o eletrodoméstico volte a proporcionar um desempenho de qualidade. 

Troque a mangueira quando for preciso

A mangueira do fogão deve ser lavada com água e sabão neutro. Porém, só faça isso depois de desligar o eletrodoméstico da tomada para evitar acidentes.

Tenha em mente que elas devem ser trocadas de 5 em 5 anos para garantir o bom funcionamento e a segurança de todos em casa. Com isso, evita-se vazamentos que podem ser fatais.

Evite o acúmulo de sujeira

O acúmulo de sujeira, como gordura, poeira e restos de alimentos, pode prejudicar muito o bom desempenho do seu eletrodoméstico. Como mencionado anteriormente, a sujeira pode entupir a saída de gás de uma determinada boca do fogão, o que faz com que ela não acenda. A melhor maneira de evitar esse problema é por meio da limpeza regular dos queimadores após o uso.

Para limpá-los, prefira uma esponja macia e um sabão neutro. No caso de uma crosta de sujeira mais dura, será necessário usar uma palha de aço para facilitar a limpeza adequada. Ao retornar a peça para o fogão, seque-a completamente com um pano. Ao deixá-la molhada, pode entrar água na saída do gás, o que pode atrapalhar o bom funcionamento na hora de acendê-la.  

Com essas dicas fica mais fácil acompanhar a manutenção de fogão sem complicações, não é mesmo? Lembre-se de que é fundamental investir em um eletrodoméstico de uma marca renomada no mercado, a fim de garantir a maior resistência e durabilidade do produto. Além disso, com esse cuidado, você contará com um fogão seguro e com design sofisticado.

Para ficar sempre por dentro de nossas novidades, siga as nossas redes sociais! Você nos encontra no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário