Maçã Verde Grelhada com Chantily Temperado

3 minutos para ler

Ingredientes:

4 maçãs verdes

4 colheres de sopa de manteiga integral sem sal

4 canelas em pau

4 colheres de sopa de açúcar orgânico

1 bisnaga pronta de cobertura de sorvete sabor caramelo

1 lata de chantilly (spray) pronta

1 pote de queijo cremoso (mascarpone ou nata)

 Canela em pó a gosto

Modo de preparo:

Cortar cada maçãs em 4 fatias horizontais, mantendo a primeira fatia de cada maçã com o cabo intacto. Das fatias restantes, retirar totalmente o miolo, mantendo integras as bordas redondas das rodelas. Atenção para não misturar as maçãs, os conjuntos com 4 fatias devem ser da mesma maçã. Passar todas as rodelas no açúcar e reservar.

Misturar o queijo cremoso com o caramelo em proporções iguais um para um. Então, adicionar o chantilly à mistura também em proporção igual, um para um. Misturar e colocar em um saco de confeitar. Se não tiver coloque em um saco plástico estéril transparente (os próprios para congelamento são ideais). Reservar no freezer por 15 minutos.

Neste tempo, em uma frigideira grande, aqueça, para cada maçã, uma colher de manteiga. Para quem faz pela primeira vez ou não possui muita habilidade em grelhar, o ideal é fazer o procedimento de uma maçã por vez (4 fatias por vez). Quando a manteiga aquecer, junte os paus de canela e leve as fatias das maçãs para dourar de ambos os lados. Quando estiverem bem douradas e o açúcar bem caramelado, retirar imediatamente. Se a frigideira estiver com muitos resíduos, limpe-a com um papel absorvente, mas cuidado para não queimar a mão.

Após fazer o processo em todas as maçãs, retire o saco com creme do freezer e comece a montagem na ordem natural do corte da maça: coloque a fatia menor em baixo, preencha o buraco central com creme. Então, propositalmente fora de centro, coloque outra fatia. Preencha novamente o buraco central com creme, coloque a terceira e última fatia com furo central no meio também levemente deslocada e recheie. Então, cubra com a última fatia, que não deve ter furo algum. A montagem deve ficar uma fatia mais para a direita, outra mais para a esquerda, outra mais para traz e outra mais para frente.

Ao lado, em um canto do prato, faça um “montinho” com o creme, polvilhe a canela em pó sobre o montinho de creme, apenas, e coloque um pau de canela inclinado apoiando um lado no prato e outro lado na maçã. Sirva a maçã quente ou fria, como preferir.

Confira outras receitas Atlas em nosso blog! 

Posts relacionados

Deixe um comentário