Lojas de eletrodomésticos online: como comprar de forma segura?

7 minutos para ler

Com o aumento das lojas online, muitas pessoas se questionam como realizar compras seguras na internet e garantir negócios com excelente custo-benefício, ainda mais quando estamos falando em lojas de eletrodomésticos online. O fato é que, para assegurar uma boa aquisição, existem diversas atitudes que você pode — e deve! — realizar.

Quer um exemplo? O mais básico deles é conversar com amigos e familiares que já compraram com o estabelecimento para ver se a experiência foi positiva ou negativa para, então, tomar a sua decisão. Indo mais além, existem outras dicas que auxiliam na aquisição do seu produto.

Neste artigo, separamos as melhores dicas para você garantir segurança durante todo o processo de aquisição e ter em mãos as melhores oportunidades e os melhores preços de eletrodomésticos para montar uma cozinha funcional e bem equipada. Boa leitura!

Avalie a reputação da loja

O primeiro passo para conferir a segurança das lojas de eletrodomésticos online é avaliar a sua reputação. Da mesma forma que as indicações são fundamentais para realizar compras presenciais, elas também fazem toda a diferença na hora de definir qual estabelecimento virtual é o mais recomendado.

Para fazer isso, você pode buscar informações básicas no site de compra de eletrodomésticos, como a razão social da empresa, seu CNPJ, endereço, e-mail e telefone. Cada um desses elementos garantem a confiabilidade da loja, já que mostram o interesse da organização em apresentar para seus clientes as melhores formas de contato e as pesquisas de satisfação.

Afinal, quando uma empresa esconde seus canais de relacionamento, dificilmente ficará aberta para contato após a compra ou até mesmo, não responderá suas dúvidas durante o processo de aquisição do eletrodoméstico, você concorda?

Procure informações sobre a experiência de compra

Além disso, outra forma de conferir a reputação da loja e garantir uma aquisição de qualidade para a sua cozinha é pesquisando avaliações na internet sobre as experiências de compras de outros clientes. Hoje existem diversas plataformas como o Reclame Aqui, Buscapé, Procon, Sindec e até mesmo as redes sociais que facilitam o acesso a essas informações.

No entanto, a nossa dica vai muito além de conferir os feedbacks dos clientes: você também precisa analisar como o estabelecimento respondeu os comentários. Caso ele não tenha oferecido nenhum parecer, já é importante dar um passo para trás e averiguar o que levou ele a não responder.

Muitas vezes, as empresas que não respondem os feedbacks negativos não oferecem um atendimento de qualidade ao cliente durante e depois da compra. Agora, se o estabelecimento oferece boas soluções para os problemas dos consumidores e respondem cada comentário com respeito e atenção, você já tem um dado seguro sobre sua confiança.

Verifique os dados do estabelecimento

No início deste artigo comentamos sobre a importância de avaliar a reputação da loja, você se lembra? Explicamos que uma das estratégias viáveis para fazer isso é analisando os dados do estabelecimento. O fato é que além de identificar se eles estão presentes no site ou não, você também pode conferir se eles são reais.

Hoje, com a explosão das compras virtuais, muitas pessoas montam lojas falsas que oferecem um CNPJ inexistente nas plataformas, enganando seus consumidores. Para garantir que isso não aconteça na compra do seu eletrodoméstico, você pode ligar para os canais de comunicação e verificar se os dados apresentados são verdadeiros.

Ainda é possível conferir as informações na Receita Federal caso você tenha dúvidas. Lembre-se de que é sempre melhor sentir-se seguro para realizar um grande investimento, do que ficar com dúvidas em relação à confiabilidade da loja, combinado?

Ligue para o número do SAC

Criado em meados do século XX, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) revolucionou o cenário comercial, favorecendo o controle de atendimento ao potencializar as soluções organizacionais. Em outras palavras, ao mesmo tempo que as empresas conseguem verificar a qualidade do serviço oferecido, os consumidores podem estabelecer um contato direto com os estabelecimentos favorecendo a criação de soluções especializadas.

Nesse sentido, houve uma aproximação entre o cliente e a loja, trazendo segurança para ambos os lados. Hoje o SAC pode ser uma excelente ferramenta para comprovar a idoneidade do estabelecimento online além de ser o melhor caminho para esclarecer suas dúvidas em relação ao processo de compra e, é claro ao produto em questão.

Então, isso quer dizer que vale a pena conversar com o SAC antes mesmo de adquirir seu eletrodoméstico? Sim, quando você consegue verificar a qualidade do atendimento da loja é possível perceber seu interesse em promover uma boa experiência de compra para fidelizar um novo cliente.

Confira a segurança eletrônica

Você lembra que comentamos sobre a existência de sites fraudulentos nas redes? Pois é, não é difícil encontrar plataformas que não oferecem segurança para os clientes, podendo colocar sua vida em risco. Mas, não se assuste! Existem muitas formas de conferir a proteção eletrônica que preserva seus dados virtuais.

A primeira — e mais importante — diz respeito ao endereço eletrônico da loja. Quando ele vier acompanhado da sigla “https”, significa que a plataforma apresenta um certificado de segurança que garante a criptografia dos seus dados, evitando que eles sejam copiados ou divulgados na rede.

Além disso, é fundamental investir na atualização do seu computador, instalando e mantendo os programas antivírus em dia para que a sua máquina não faça downloads de firewalls que desmancham a criptografia dos sites para a conquista dos seus dados.

Analise a confiabilidade do produto

Para concluir, não poderíamos deixar de falar sobre a confiabilidade do eletrodoméstico, não é mesmo? Depois de assegurar que a loja apresenta boas referências, dados honestos e um atendimento de qualidade, é necessário averiguar se o produto desejado oferece as características que você está buscando.

Isso quer dizer que você precisa analisar a procedência do material de produção, as formas de entrega do fornecedor, o registro do produto em órgãos do governo e a qualidade das peças embutidas. Ainda, é necessário conferir a garantia que a loja oferece caso haja algum problema no eletrodoméstico.

Isso faz com que seja muito mais fácil trocar o produto, principalmente quando há defeitos de fábrica, trazendo mais conforto para a sua experiência de compra. Além disso, você consegue preparar alimentos saborosos com produtos de maior qualidade. Aqui, a dica de verificar as recomendações dos clientes antigos também é uma excelente alternativa, pois, você pode conhecer os pontos positivos e negativos do eletrodoméstico.

Outra dica importante também: não deixe de entrar em contato com a empresa e tirar todas as suas dúvidas sobre o produto. Isso já é um excelente teste para conferir a acessibilidade da loja, assim como o seu atendimento. De quebra, você pode conquistar dicas para manter o seu eletrodoméstico limpo e com uma vida útil superior aos outros.

A compra em lojas de eletrodomésticos online não precisa ser um grande desafio. Para garantir a sua segurança e evitar incômodos legais, basta avaliar a reputação e os dados do estabelecimento, conferir os feedbacks de outros consumidores, verificar a qualidade do atendimento e analisar a confiabilidade do produto — simples, não é mesmo?

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas sobre os nossos melhores eletrodomésticos para sua cozinha!

Gostou desse conteúdo? Veja ele na íntegra em nosso infográfico:

Posts relacionados

2 thoughts on “Lojas de eletrodomésticos online: como comprar de forma segura?

  1. Estou há dias tentando comprar um fogão no site dessa empresa e não consigo.
    Não consigo cadastrar forma de pagamento, nem cartão ou boleto. Pior, não tem canal de atendimento para esse suporte.
    Se não querem vender pelo site, por que anunciar e permitir avançar para check-out?

Deixe um comentário