higienizar alimentos higienizar alimentos

Não perca 4 dicas para higienizar alimentos corretamente

4 minutos para ler

Nos estoques e prateleiras dos supermercados ou mesmo nas barracas das feiras livres, os alimentos que consumimos estão expostos à muitas coisas. Seja poeira, insetos, o toque de pessoas que podem não ter higienizado bem as mãos e, alguns casos, até mesmo a animais como o rato, cuja a urina causa a leptospirose, doença que pode provocar insuficiência renal e hemorragia pulmonar.

Por isso, mesmo antes da pandemia do novo coronavírus já era extremamente necessário higienizar alimentos da maneira correta. Não apenas no momento de os consumir, mas também antes de os guardar no armário ou na geladeira. Afinal, ninguém quer levar sujeira, germes e bactérias para os locais onde se armazena comida, não é mesmo?

Mas, você sabe como fazer isso sem danificar os alimentos? É sobre isso que trataremos neste post. Então, continue lendo e adote essas 4 dicas imperdíveis que daremos a seguir!

1. Lave frutas e legumes com hipoclorito de sódio

As frutas e legumes, especialmente os que se comem crus e com casca, devem ser muito bem lavados com solução de hipoclorito de sódio ou com detergente neutro. O ideal é ter um esponja separada exclusivamente para isso. Ela deve ser usada para esfregar suavemente os alimentos com o lado mais macio.

2. Deixe as verduras de molho e lave em água corrente

As folhas, que não podem ser esfregadas com a esponja por serem muito mais frágeis, devem ser colocadas de molho em solução de hipoclorito por, pelo menos, 20 minutos antes de serem enxaguadas em água corrente, esfregando levemente com a ponta dos dedos.

3. Higienize as embalagens com álcool

Antes de guardar os produtos no armário ou geladeira é imprescindível que todas as embalagens sejam higienizadas. Algumas podem lavadas com detergente neutro, como garrafas de refrigerante, conservas em vidro e etc., outras, devem ser higienizadas com um pano umedecido em solução hipoclorito ou borrifadas com álcool.

4. Entenda como usar cada produto

É importante entender como utilizar cada um dos produtos para não danificar os alimentos e suas embalagens, ou mesmo, para evitar que sejam usados em proporções erradas e percam a eficiência. Para entender melhor o que fazer, leia os tópicos a seguir.

Vinagre

É o mais saudável dos produtos para higienização dos alimentos, porém, deve ser usado na proporção de 50% água e 50% vinagre, o que o torna caro para esse fim.

Portanto, o ideal é o utilizar na higienização de itens que serão consumidos crus, como a alface, por exemplo. Lembrando sempre de enxaguar bem as folhas para que elas não se queimem com a acidez do produto.

Detergente neutro

O detergente neutro pode ser utilizado em alimentos embalados com plástico, que podem ser lavados e enxaguados com água corrente sem o risco de danificar a embalagem e infiltrar o produto para o dentro dela, causando o contato direto com o alimento.

Hipoclorito de sódio

O hipoclorito de sódio deve ser utilizado na proporção de 2,5%, ou seja, 25ml para cada 1 litro de água. Ele pode ser usado para deixar verduras, legumes e frutas de molho, ou pode ser colocado em um borrifador para higienização de embalagens.

Uma dica para quem não gosta do cheiro do produto é diluir de cinco a dez gotinhas do óleo essencial da sua preferência. Nesse caso, a mistura pode ser utilizada, até mesmo para a limpeza da casa e eletrodomésticos com a mesma eficiência da água sanitária pura, porém, com um cheirinho mais agradável.

Álcool

O álcool é o mais caro dos produtos para higienização de alimentos, porém, por sua evaporação mais rápida é o mais recomendado para a limpeza de embalagens de papel ou papelão. Entretanto, é preciso ter atenção à sua composição, que deve ser de 70%.

Por fim, agora que você já sabe como higienizar cada tipo de produto e qual produto utilizar em cada caso, é preciso uma atenção especial à secagem deles. Guardar embalagens úmidas no armário pode causa mofo, por isso, o ideal é que sejam secas com um pano limpo e fiquem expostas ao ar por algumas horas antes de serem guardadas.

Como você viu ao longo deste post, higienizar alimentos não é um bicho de sete cabeças e deve ser feito sempre, especialmente agora com essa ameaça constante a nossa saúde e da nossa família chamada Covid-19. Então, não se descuide e coloque as dicas que acabou de saber em prática!

E, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar seus familiares e amigos a se manterem sempre saudáveis também?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário