grade do forno grade do forno

Como fazer a limpeza da grade do forno para conservar o fogão?

4 minutos para ler
Dia das Mães
CTA Atlas Lançamentos

A limpeza da grade do forno é essencial para preservar a vida útil do componente e garantir a higiene dos alimentos. Confira mais!

Quando vemos esses programas de culinária, dá uma vontade enorme de partir para cima das panelas e fazer receitas incríveis. Porém, logo a gente lembra da sujeira, e não dá para negar: bate aquela preguicinha, não é mesmo? Afinal, só de pensar em limpar a grade do forno, a mesa do fogão, as bocas e demais itens, já vem aquele desânimo.

Por outro lado, de que adianta investir em recursos diferenciados, como o fogão com grill no forno,se a gente desiste antes de começar? Apesar de a limpeza ser mesmo uma chatice (embora necessária), trazemos boas notícias! Neste post, vamos mostrar a você o que fazer para manter a grade do forno com cara de nova.

Assim, nada vai impedir você de preparar alimentos tostadinhos e crocantes, nem mesmo de pôr a mão na massa e assar aquele delicioso bolo de cenoura! Quer aprender a limpar a grade do forno? Então confira nossas dicas!

Deixe de molho no detergente para a sujeira leve

Mergulhar a grade do forno em uma bacia com detergente é uma mão na roda para desgrudar os resíduos gordurosos. Contudo, essa dica funciona mais para a sujeira mais leve e recente.

Se for esse o caso, aguarde a solução agir por cerca de 10 minutos. Depois, esfregue a estrutura com uma esponja bem macia. Enxágue para remover o produto. Além disso, lembre-se de enxugar bem a grelha antes de colocá-la de volta no fogão.

Utilize amoníaco para os resíduos pesados

Fazer a limpeza de eletrodomésticospode se tornar um verdadeiro pesadelo quando acumulam aquelas gorduras incrustadas. Entretanto, para o caso da sujeira pesada, o amoníaco — popularmente conhecido como amônia — pode ser uma boa saída.

Esse produto tem um maravilhoso efeito desincrustante, mas traz riscos à saúde se não forem tomados alguns cuidados. Dessa forma, sempre coloque luvas ao mexer com esse químico. Mais uma medida de segurança é abrir as janelas e portas para que o ar circule bem no ambiente.

cta-fogao-de-piso

Isso é importante para você não ficar com irritações na garganta, nos olhos e nos pulmões. O amoníaco também pode provocar queimaduras e jamais pode ser misturado com a água sanitária. Mas não se desespere: com as medidas preventivas, a gente consegue um produto muito poderoso. Nesse caso, você deve aplicar o amoníaco sempre respeitando as orientações que vêm nos rótulos das embalagens. Ou seja, siga à risca as recomendações do fabricante.

 Tente ao máximo não adiar a limpeza da grade do forno

Sabemos que às vezes é difícil, com a rotina corrida, limpar a sujeira feita no dia. Entretanto, sempre que der, não deixe a limpeza da grade do forno para depois. Afinal, quanto mais rápido você aplicar os produtos, mais facilmente a sujeira se descola.

Se você prepara assados com frequência, lave a estrutura pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, em caso de um uso mais raro, higienize toda vez que utilizar o utensílio.

Além disso, pelo menos uma vez por mês, faça uma boa faxina na cozinha. A limpeza regular diminui os problemas e os gastos com amanutenção do fogão, da geladeira e demais equipamentos.

Saiba quando substituir a sua grelha por uma nova

Por mais que haja disciplina na limpeza, uma hora a vida útil da grade do forno simplesmente acaba. Mas como saber quando chegou esse momento?

Bom, basta observar algumas pistas. Por exemplo: quando ela entorta e fica difícil de deslizar a grade para remover uma travessa quente, é um indício de que está na hora de aposentar essa grelha!

Isso é importante para evitar acidentes na cozinha. Aliás, é bom sempre verificar as condições das peças para o fogão: queimadores, portas, prateleiras, acendedores etc. Assim, você aumenta a eficácia do eletro e ainda protege sua família.

E aí? Gostou das nossas dicas para limpar a grade do forno? Com alguns segredinhos, você consegue manter esse componente limpo e com jeito de novo.

Quer saber outros truques incríveis sobre os segredinhos da cozinha? Então siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, YouTubee Instagram.

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário