Fique por dentro de 5 dicas de alimentação saudável para adotar

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Ter uma alimentação equilibrada é essencial para manter tanto a saúde mental quanto física. No entanto, com a rotina agitada e a falta de tempo que afeta cada vez mais pessoas, ingerir os alimentos certos, requer um pouco de cuidado e organização. 

Pensando em você, que já percebeu que se alimentar de forma equilibrada é essencial para manter a qualidade de vida no dia a dia, separamos 5 dicas de alimentação saudável que são fáceis e práticas de adotar. No final do texto, vamos dar algumas indicações de receitas que podem ajudar na dieta com comidas saudáveis para o dia a dia. Confira! 

Por que se alimentar de forma saudável? 

Quando se fala em alimentação equilibrada, muita gente já se assusta, com medo de restrições extremas. Mas a verdade é que fazer uma dieta saudável é muito mais sobre escolher o que se come, do que o quanto se come. 

Por isso, adotar comidas saudáveis para o dia a dia deve ser uma prática presente na rotina de todas as pessoas que buscam mais saúde e equilíbrio. Afinal, esse hábito é o responsável por diversos benefícios para o corpo e mente e garante que a nossa saúde esteja em dia. 

Algumas das principais vantagens de ingerir alimentos equilibrados nutricionalmente são: 

  • melhoria da pele; 
  • intestino regulado; 
  • mais capacidade para se concentrar ao longo do dia; 
  • melhora do humor;
  • perda de peso corporal; 
  • diminuição do risco de doenças associadas ao coração. 

Vale lembrar que, quando a dieta saudável está associada à prática de atividade física, esses benefícios acabam sendo potencializados, trazendo ainda mais saúde para a sua vida. 

Dicas de alimentação saudável

A seguir, listamos 5 dicas de alimentação saudável para colocar em prática no dia a dia. É importante destacar que, para adoção de uma dieta correta, é essencial procurar um nutricionista que orientará de acordo com as suas necessidades. 

1. Não coma com pressa

O nosso organismo necessita de um tempo para processar a comida que ingerimos. Além disso, boa parte das enzimas digestivas, responsáveis pela digestão dos alimentos são secretadas a partir de estímulos vindo de outros sentidos como visão, tato, olfato e paladar. É o famoso “comer com os olhos”. Por isso é essencial destinar um tempo maior para se alimentar e comer com calma, observando os cheiros, aparência e textura da comida. 

Depois, é preciso mastigar bem a comida, já que a digestão se inicia pela boca, a partir da ação da saliva. Quando não mastigamos bem, o organismo demora a avisar que já estamos satisfeitos e isso acaba influenciando na quantidade de alimento ingerido. Por isso, no geral, separe pelo menos 20 minutos para cada refeição. 

2. Prefira alimentos nutritivos

Uma das principais dicas de alimentação saudável é consumir alimentos que sejam nutritivos. Basicamente, o ser humano necessita ingerir boas fontes de carboidrato, proteína, gorduras boas, fibras, sais minerais e vitaminas. 

Os carboidratos são as nossas principais fontes de energia e devem ser consumidos com moderação. Boas opções desse nutriente são produtos integrais, mandioca e batata-doce. Já as proteínas, garantem nossa massa muscular e uma série de funções bioquímicas no corpo. Você pode obter esse nutriente a partir de carne, lácteos, ovos, lentilha, grão de bico e etc. 

As gorduras, ao contrário do que se acredita no senso comum, são essenciais para garantir a nossa saciedade e manter uma boa memória, por exemplo. Boas fontes de gordura são: azeite de oliva, abacate, castanhas e peixes de água salgada ( por conterem ômega 3). 

As fibras, vitaminas e sais minerais são encontradas em sua maioria nas frutas, legumes e vegetais e devem fazer parte do nosso dia a dia também.  

3. Evite comida processada

Do mesmo modo que uma alimentação saudável deve priorizar boas fontes de nutrientes, também deve reduzir o consumo de alimentos que sejam muito processados. A comida que se encaixa nesse parâmetro é aquela que possui um grande número de conservantes e agentes químicos e são produzidos a partir de muitas alterações no alimento dos quais derivam. 

De uma forma geral, esse tipo de comida é desequilibrado do ponto de vista nutricional, altamente calórica, contém aditivos como gordura, sódio e açúcar em excesso. Por isso, esses alimentos, certamente são fazem parte do grupo de comidas saudáveis para o dia a dia. 

4. Beba muita água

Essa é uma dica de alimentação saudável que não envolve comida. Beber a quantidade ideal de água é essencial para que nosso corpo fique hidratado, auxiliando o organismo a transportar os nutrientes e ainda ajuda no processo digestivo. Além disso, a falta do consumo regular de água afeta na saúde do intestino, que tende a ficar mais preso, pode causar irritação na pele, nos olhos e até dores de cabeça. 

5. Faça intervalos regulares entre as refeições

Quando você não sabe como fazer uma dieta saudável, a primeira coisa que vem a mente é parar de comer o máximo que conseguir, o que é um comportamento errado, afinal, uma alimentação equilibrada deve prezar pela regularidade de oferta de alimentos. Alguns especialistas falam de comer a cada 3 ou 4 horas, outros orientam a se alimentar no momento da fome. De modo geral, é consenso que deve haver um padrão de horários para que o corpo se acostume com essa rotina. O que não significa comer toda hora ou passar longos períodos sem se alimentar. 

Comidas saudáveis para o dia a dia

Para te ajudar a adotar as dicas de alimentação saudável separamos algumas opções de comidas práticas e nutritivas para o dia a dia. Confira: 

  • Smoothie de frutas;
  • Crepioca (tapioca e ovo) com um recheio nutritivo como frango ou queijo; 
  • Bolo fit de banana; 
  • Omelete; 
  • Muffin de legumes.

Na hora de preparar os seus alimentos, fique atento ao tipo de panela usado, pois a composição do utensílio pode interferir na qualidade do alimento. Prefira panelas de teflon ou inox para comidas mais rápidas! 

O que achou das nossas dicas de alimentação saudável? Agora é colocar em prática e ganhar mais bem-estar e qualidade de vida na sua rotina. Fique atento aos detalhes e busque adaptações conforme a sua rotina.

Se você quer outra dica interessante de receitas práticas, confira nosso artigo com 5 incríveis receitas com sobras que toda família vai adorar! 

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