faxina na sua cozinha faxina na sua cozinha

Veja 4 dicas de como fazer uma boa faxina na sua cozinha!

4 minutos para ler
Dia das Mães
CTA Atlas Lançamentos

Limpar um pouquinho todos os dias, ter os produtos certos e seguir uma ordem lógica são atos que deixam a cozinha impecável! Descubra muito mais dicas aqui!

Você já deve saber o quanto é importante manter o lugar onde comemos e preparamos os alimentos bem limpinho, não é mesmo? Afinal, a sujeira é um risco para a comida e para nossa saúde. Porém, você pode ficar na dúvida: “como fazer a faxina na cozinha do jeito certo?”.

Para ajudar nisso, preparamos um post com muitos segredinhos de ouro! Assim, você poderá aproveitar suas refeições em família com tranquilidade, amor e muito conforto. Quer saber mais? Então venha com a gente e confira 4 dicas!

1. Verifique o material que não pode faltar

Antes de começar a sua faxina na cozinha, separe todos os produtos e acessórios que vai precisar. Desse modo, você evita circular pela casa com os pés molhados, o que vai acabar sujando outros cômodos sem necessidade.

Observe bem o que não pode faltar para deixar a cozinha brilhando:

  • galochas e luvas;
  • detergente;
  • limpador de superfície;
  • paninho para limpar armários e eletrodomésticos;
  • pano de chão;
  • vassoura;
  • rodo;
  • água sanitária;
  • esponja;
  • balde.

2. Veja de quanto em quanto tempo fazer

Uma maneira inteligente de como fazer faxina na cozinha é limpar um pouquinho todos os dias. Assim, você não deixa os detritos acumularem, principalmente a gordura. Com o tempo, as oleosidades vão enrijecendo, ficando cada vez mais resistentes para soltar.

Quando a gordura fica incrustada, você perde muito mais tempo na limpeza, tem que fazer mais força e ainda gasta mais com água e produtos. Por essa razão, embora não tenha um intervalo ideal, dê uma limpadinha por cima diariamente.

Depois, avalie seu uso da cozinha. Se for muito, faça uma faxina mais profunda uma ou duas vezes por semana. De qualquer forma, ao higienizar gradualmente, sua faxina mais completa será bem mais rápida!

cta-fogao-de-piso

Além disso, haverá mais segurança para toda a família, com menos bactérias e micro-organismos nocivos se espalhando pelo ambiente.

3. Siga uma ordem lógica

Mais uma dica preciosa de como fazer faxina na cozinha: seguir uma ordem lógica, que é a de cima para baixo. Dessa forma, a sujeira que escorrer das paredes, móveis e eletrodomésticos não cai sobre uma área que já tenha sido higienizada.

Assim, você não terá nenhum retrabalho de limpeza. Portanto, comece com armários mais altos e vá descendo: louça na pia, peças do fogão e assim por diante. Nesse sentido, o piso é a última coisa que você vai limpar! Com essas medidas, será possível manter sua cozinha bem organizada de um jeito prático, rápido e até mais econômico, com um gasto menor de produtos.

4. Saiba como limpar os eletrodomésticos

Também é preciso fazer a limpeza dos eletrodomésticos. Para o fogão, nossa dica é colocar as grades e as bocas de molho em uma mistura de água, sal e vinagre. Depois de meia hora, esfregue com detergente, enxaguando bastante para não ficar nenhum resíduo.

O forno é um verdadeiro pesadelo para limpar sem alguns truques. Nesse contexto, nossa dica é passar um produto desincrustante com ele desligado e deixar agir pelo tempo recomendado pelo fabricante. Essa medida ajuda a desprender aquela sujeira mais difícil. Depois, passe um pano umedecido com produtos especiais para essas superfícies e seque.

Para o micro-ondas, nossa dica é colocar uma colher de extrato de baunilha em uma tigelinha de água e deixar esquentar no equipamento por 5 minutos. Isso ajuda a retirar o mau cheiro.

Agora, para acabar com o odor da geladeira, coloque uma xícara de pó de café por três dias. No caso da geladeira, lembre-se de retirar as gavetas e lavá-las, bem como as grades e demais peças. No restante, passe um pano com produto para superfícies.

E aí? Viu só quantas maneiras diferentes de como fazer faxina na cozinha? Basta pesquisar um pouquinho antes para não ficar quebrando a cabeça! Assim, você conseguirá deixar tudo limpinho sem ter que se desesperar!

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook!

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário