diferença entre depurador e coifa diferença entre depurador e coifa

Você sabe qual a diferença entre depurador e coifa? Veja aqui!

3 minutos para ler

Que o cheiro de fritura, a fumaça e a gordura acumulada na cozinha são extremamente desagradáveis todo mundo sabe. O que muita gente desconhece é a diferença entre depurador e coifa. Ambos os equipamentos são utilizados para amenizar o problema, mas cada um tem o seu modo de funcionamento.

A indicação de um modelo ou de outro varia de acordo com fatores como tamanho da cozinha e quantidade de uso. Mas, para tomar a decisão certa na hora de escolher o seu, é importante entender como cada um deles trabalha.

Pensando nisso, neste post explicaremos a diferença entre depurador e coifa para ajudar você a entender exatamente qual equipamento atenderá às necessidades da sua cozinha. Então, continue a leitura e confira!

Descubra a diferença entre depurador e coifa

A diferença entre depurador e coifa está basicamente no sistema de filtragem e na indicação de uso de cada um. Enquanto o formato e o sistema da coifa são os mais adequados para ambientes maiores, o depurador se adapta melhor em cozinhas mais compactas. Você entenderá o porquê nos próximos tópicos.

Saiba como funciona o depurador

O funcionamento do depurador é baseado em dois sistemas de filtragem que sugam o ar com fumaça e gordura, purificam e o devolvem ao ambiente totalmente livre de odores.

No primeiro sistema de filtragem o ar passa por um filtro de alumínio ou inox que retém a gordura, fazendo com que o ar chegue ao sistema secundário parcialmente limpo. A segunda filtragem é feita com carvão ativado que elimina os odores de fumaça e gordura. Os dois sistemas juntos se livram de aproximadamente 50% dos odores e gordura.

Compacto, o depurador é mais indicado para as cozinhas pequenas e com menor frequência de uso. Periodicamente o filtro de gordura precisa ser limpo ou, até mesmo, substituído. Para garantir o melhor funcionamento do aparelho, o ideal é que ele seja um pouco mais largo que o fogão.

Entenda como trabalha a coifa

A coifa é mais potente que o depurador e é capaz de eliminar praticamente todos os odores e gordura da cozinha, porém, ela exige uma saída capaz de jogar o ar para fora do ambiente. O design dela é projetado em dois modelos: uma para o teto, normalmente usada em ilhas, e o outro de parede para as cozinhas tradicionais.

A coifa dispensa o filtro de carvão ativo, já que seu sistema “joga fora” o ar quente e a fumaça, substituindo-os pelo ar frio e limpo vindo de fora do ambiente. Desse modo, com apenas o filtro de inox ou alumínio, sua manutenção e limpeza se torna mais fácil que a do depurador.

Ela é a mais indicada para ambientes maiores e com uso mais frequente e que, obrigatoriamente, tenham acesso a uma saída de ar, já que o seu funcionamento depende disso.

Como você pôde ver ao longo deste texto, a diferença entre o depurador e coifa está basicamente no sistema de filtragem e nas exigências de cada um para a instalação e funcionamento. Portanto, agora você já pode fazer a escolha mais adequada para a sua cozinha.

E então, suas dúvidas sobre a diferença entre depurador e coifa acabaram? Conte para nós se você já sabe qual deles escolher comentando aqui no post!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário