Dia Mundial da água: como evitar o desperdício dentro da cozinha

7 minutos para ler

O desperdício de água no mundo é pauta todos os anos. No Brasil a crise hídrica vem crescendo exponencialmente, mesmo com todos os hábitos para evitar essa pratica.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) o consumo médio no país é de 154,1 litros* por habitante ao dia, dados de 2016.

Uma queda em relação aos anos anteriores, mas que ainda está em níveis elevados para preservação dessa fonte.

Alguns dos principais motivos para tanto desperdício tem muito a ver com o comportamento dentro de casa.

Dia após dia, não nos atentamos em como estamos utilizando a água, hábitos comuns que muitas vezes podem ser evitados ou replanejados.

Em cada parte de nossa casa esse consumo pode ser diferente, no banheiro onde temos hábitos diários de higiene pessoal, são agravantes o tempo que utilizamos a água. Para ter uma noção, desperdiçamos cerca de 100 litros de água em um banho de 15 minutos.

Mas em todos os aspectos podemos medir o quanto estamos desperdiçando, seja na hora de escovar os dentes ou lavar as mãos.

Outro lugar comum que estamos sempre presentes e passamos boa parte de nossa rotina está na cozinha.

Alguns dos hábitos mais marcantes nessa parte está relacionado a alimentação. Poucos sabem mais o desperdício de comida está muito relacionado a preservação de água. Cerca de 72% da água do Brasil abastecem redes agrícolas com sistemas de irrigação.

E por que isso está relacionado ao consumo na cozinha?

É simples, tudo que consumimos vem de acordo com a rede agrícola, o arroz, feijão e algumas verduras e legumes que fazem parte de nossa dieta, são desperdiçados na hora de comer.

Não somente de acordo com o próprio consumo de água, mas relacionado com nosso comportamento no dia a dia, são desperdiçados também mais de 1,3 bilhões de toneladas de alimento no mundo.

Então, devemos nos precaver em todos os ambientes em que vivemos, no trabalho, em casa, em estabelecimentos públicos e até mesmo na rua.

Mas voltemos a parte da cozinha, dentro da rotina do dia a dia não nos atentamos a detalhes que fazem a diferença.

Por exemplo, quando estamos para cozinhar verduras e legumes, é natural que utilizemos água para limpar os alimentos. O excesso muitas vezes vem a dispor da forma com que lavamos, em média gastamos mais de 200 litros de água com a torneira ligada continuamente.

Também podemos levar em consideração essa média para o hábito de lavar a louça, um simples ato de abrir e fechar a torneira nos intervalos entre lavar os pratos pode reduzir o consumo de água para 70 litros.

Esse desperdício vai de encontro não somente com o consumo de água, mas também é refletido no preço da conta que pagamos.

Separamos algumas dicas para que o consumo dentro da cozinha seja consciente, ajude a economizar água e até mesmo dinheiro na conta do final do mês:

Desperdiçar comida

Essa dica já falamos um pouco ali encima, isso pois toda produção de alimento é abastecida de desperdício de água, então descartar um prato de comida pode estar afetando ainda mais essa perda.

Para ajudar nessa questão, você pode optar por fazer outros pratos em diferentes receitas, podendo aproveitar as refeições do almoço nos jantares.

Além disso, é muito importante sempre regular o quanto de comida colocamos no prato, adequar essa rotina para consumir o suficiente pode evitar que o restante vá para o lixo.

Compra desnecessária

Outra forma de descarte bem comum dentro de casa está em relação aos alimentos que já venceram, por isso é sempre importante verificar a situação de cada produto que você coloca dentro da cozinha.

Uma forma de precaução com esses alimentos, mesmo próximos ao vencimento, é procurar armazenar em ambientes com pouca circulação de ar ou menos expostos, tal como a geladeira de casa, ou até mesmo em pacotes especiais selados a vácuo.

Isso pode evitar que seu produto estrague mais rápido e prolongar o tempo para consumação.

Lavar a louça

Um processo simples pode fazer grande diferença, passar a esponja antes de enxaguar todos os pratos. Isso evita que a água da torneira seja acionada constantemente e ainda economiza muito tempo.

Outra possibilidade que ajuda bastante é utilizar redutores de vazão para torneiras. Eles funcionam muito bem e espalham a água utilizando a pressão da própria corrente. Tornando ainda mais econômico em relação ao consumo de água.

Limpar Alimentos

Talvez a dica aqui seja colocar todos em um recipiente para evitar a água corrente, utilize uma bacia comum para armazenar legumes ou verduras e enxague de forma com que todo alimento seja aproveitado.

Após a higienização você também pode reutilizar a água para outras tarefas.

Aproveitamento de água

Neste quesito há boas formas de reutilização, você pode optar por guardar para regar plantas, lavar o quintal, ou até mesmo na limpeza da pia.

Colocar um pouco de água sanitária pode matar as bactérias não somente dos alimentos, mas também pode ajudar na remoção de gordura acumulada na cozinha.

Descongelar Alimentos

Esse é um antigo segredo na cozinha que acaba prejudicando quem paga a conta. A melhor forma de descongelar algum alimento é utilizar opções de cocção.

Um jeito muito fácil é deixar em banho-maria em água morna até que o produto esteja totalmente descongelado e pronto para utilização. Ou até mesmo utilizar um forno elétrico. Mas evite deixar o alimento por muito tempo isso pode criar bactérias.

Limpeza de Eletrodomésticos

As recomendações de limpeza de eletrodomésticos são simples, utilizar um pano úmido e uma esponja com um pouco de água e sabão neutro já podem resolver grande parte dos problemas.

Em alguns casos a utilização de sapólios e palhas de aço podem ser eficazes para remoção de gorduras mais pesadas.

Confira em outro artigo como limpar seu fogão de mesa de vidro. Clique aqui.

Desligue o registro

Um dos principais motivos de desperdício de água está para o fornecimento em residências, por conta da dificuldade em identificar vazamentos ocultos pela construção.

É sempre bom realizar a manutenção de todo encanamento para poder identifica-los

Quando viajamos e não estamos utilizando a água em casa, o mais adequado é deligar os registros para que a vazão não ocorra.

Essas são algumas dicas importantes para evitar o desperdício de água na sua cozinha. Mas nunca se esqueça que a responsabilidade está não somente em nossa casa, mas em todos os lugares em que passamos.

Curiosidades:

A Atlas Eletrodomésticos é responsável por produzir fogões para cozinha de quem mais precisa. Para isso mantemos a responsabilidade de preservar o meio ambiente em todos os aspectos.

Somos reconhecidos por manter nossas políticas de acordo com práticas de redução de consumo de energia, água e fontes de matéria prima.

Buscamos constantemente a melhoria em seu consumo de água e gerenciamento de resíduos, sempre priorizando os 3R’s – Reduzir, reutilizar e reciclar.

Conheça um pouco mais sobre essas atitudes: http://www.atlas.ind.br/sobre-a-atlas/#meio-ambiente

Todos nós somos responsáveis pelo meio-ambiente.

Fontes:

http://www.snis.gov.br/diagnostico-agua-e-esgotos/diagnostico-ae-2016

https://organicsnewsbrasil.com.br/bem-estar/saude/alimentacao/13-bilhoes-de-toneladas-de-alimentos-sao-desperdicados-no-mundo/

Você conhece alguém que está precisando dessas dicas?

Então aproveite para compartilhar e marcar o seu amigo em suas redes sociais!

É só clicar em algum dos ícones aqui embaixo!

Posts relacionados

Deixe um comentário