Dia da Gula: dicas para uma alimentação balanceada

2 minutos para ler

Poucos sabem, mas dia 26 de Janeiro marca o dia da gula, um dos sete pecados capitais que é muito ligado à alimentação exagerada.

Fato é que para evitar o excesso, muitas pessoas apostam em dietas variadas, seja para emagrecimento, ganho de massa muscular, ou qualquer outro objetivo em relação à nutrição.

É certo que para alguns períodos, tal como para gestantes, a alimentação saudável vai de acordo com orientação de médicos e especialistas.

As próximas dicas que listaremos aqui servem para todos, independentemente de faixa etária ou regime alimentar seguido. São pequenos hábitos que, se seguidos mudam nossa rotina na hora de cozinhar e se alimentar.

Confira algumas dicas para manter uma alimentação balanceada:

– Opte por uma alimentação variada: há exceções para comidas mais gordurosas e doces, mas procure sempre encher o prato com opções saudáveis e variadas, outro bom segredo é substituir a sobremesa por frutas.

– Faça refeições com calma: a pressa também é inimiga da alimentação, procure sempre mastigar bastante e ter um tempo para que seu organismo faça todo processo de digestão.

– Evite frituras: o mais adequado é utilizar o forno para assados, ou alimentos cozidos e grelhados. O excesso de gorduras também é prejudicial para saúde e o organismo e demora mais absorver os nutrientes.

– Alimente-se com constância: nunca permaneça em um período maior que 6 horas de jejum, isso desregula nosso organismo e abre espaço para vontade descontrolada de comer.

– Ingira Líquidos: para manter nosso corpo hidratado durante o dia é ideal sempre tomar bastante água, ela limpa as impurezas e mantém a energia do nosso corpo ativo após se alimentar. Evite refrigerantes ou sucos industrializados.

Com esses hábitos sua alimentação pode ser controlada para evitar excessos em todos os aspectos. Procure experimentar cada dica durante três meses, até que seu corpo se adapte a uma rotina de alimentação mais saudável e regulada.

Veja também algumas receitas da Atlas para você! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário