Decoração de varanda: 6 ideias incríveis para esse ambiente

6 minutos para ler

Os espaços externos são perfeitos para relaxar após um dia de trabalho, contemplar a paisagem ou passar tempo com a família. Isso explica porque cada vez mais pessoas se preocupam com os detalhes da decoração de varanda.

Seja um modelo amplo de casa ou uma versão compacta de apartamento, essa área merece o mesmo cuidado que os demais ambientes da residência. Afinal, será ponto de encontro de pessoas e um refúgio naqueles dias que pedem um pouco de tranquilidade.

Quer saber o que você pode fazer para repaginar a varanda e deixá-la ainda mais bonita? Fique conosco e confira o passo a passo!

1. Planeje bem o espaço

Áreas externas podem ter diversas utilidades, principalmente em épocas de calor, quando a vontade de ficar fora de casa aumenta. Assim, a primeira coisa a fazer é pensar nos tipos de atividades que você pretende realizar em sua varanda.

Com base nessa reflexão, avalie a metragem disponível para se certificar de que tudo o que a família deseja poderá ser colocado no ambiente. Por exemplo, se o objetivo é usar o local para servir aperitivos às visitas, é fundamental investir em uma superfície que permita apoiar esses quitutes.

Vale usar uma mesa de canto, um aparador estreito ou até mesmo um carrinho de chá — esse item é móvel e pode ser levado a diversos espaços. Tenha em mente que há inúmeras maneiras de atender suas necessidades e você só poderá encontrá-las se fizer um planejamento.

2. Invista em bons acabamentos

Por mais extensa que seja sua cobertura, uma varanda sempre estará mais exposta à mudanças climáticas. Por isso, é importante investir em acabamentos de qualidade e que resistam à umidade da chuva, ao calor do sol e à poeira trazida pelos ventos.

Se você pretende trabalhar com pintura de parede, vale a pena usar produtos duráveis, como tinta acrílica ou emborrachada. Algumas fórmulas têm poder antimofo e estão disponíveis em diversas cores. Inclusive, anote a dica de que tons claros são ideais para a decoração de varanda pequena, porque geram amplitude.

Placas de cerâmica ou de porcelanato também funcionam como acabamento e podem ser aplicadas tanto no piso quanto nas paredes. Se o seu objetivo é revestir alguma superfície com peças mais alegres e decorativas, o ideal é apostar nos tradicionais azulejos ou em pastilhas coloridas.

3. Pense em soluções de iluminação

As luzes complementam a decoração e devem ser pensadas com cuidado. Se você valoriza a claridade diurna, evite fechar muito a varanda e, sempre que precisar dividi-la em diferentes espaços, utilize painéis vazados (biombos, cobogós ou ripados) que permitam a passagem da luz por pequenos vãos.

Para que o ambiente também fique convidativo à noite, procure incluir mais pontos de luz além da luminária principal. Pode ser uma dupla de arandelas na parede, um conjunto de spots no teto ou fitas de LED contornando um móvel fixo, como um painel ou estante.

Não se esqueça de considerar as sensações desejadas no local. Escolha uma luz branca quente se o objetivo for transmitir aconchego e uma luz branca fria se quiser estimular a atenção. A fidelidade do tom de cada lâmpada pode ser conferida no Índice de Reprodução de Cor (IRC) apresentado na embalagem.

4. Priorize os móveis planejados

Uma ótima escolha para qualquer espaço externo são os móveis feitos sob medida. Não importa se você dispõe de uma varanda pequena ou ampla, poderá contar com esse tipo de produto para aproveitar cada centímetro disponível e deixar o local com uma estética impecável.

Peças planejadas podem ter suas medidas, tamanhos e até o design personalizado conforme suas necessidades e preferências. Vale a pena investir nessa solução e prever itens funcionais para sua varanda: estantes, nichos, painéis para colocar plantas, bancadas, armários aéreos etc.

Adéque os móveis à sua realidade e, após montar essa base, inclua assentos suficientes para que os moradores e visitas possam se acomodar no local. Dependendo da área disponível, você pode acrescentar churrasqueira e determinados eletrodomésticos para transformar o projeto em varanda gourmet.

5. Adicione tecidos e acessórios

Os móveis indicados para a decoração de varanda costumam ser feitos com materiais mais resistentes, como inox, alumínio, madeira tratada e fibra sintética. O problema é que nem sempre esses recursos promovem o conforto necessário para permanecer no ambiente por longos períodos.

Nesse caso, para melhorar a experiência das pessoas, a dica é adicionar elementos que agradem diferentes sentidos. Os tecidos e acessórios certos, por exemplo, trazem texturas e cores que estimulam o tato e a visão. Quando combinados, deixam o ambiente mais atrativo e com cara de lar acolhedor.

Portanto, capriche nos complementos: apoie almofadas em cadeiras, cubra bancos com futons, coloque mantas dobradas sobre pufes e espreguiçadeiras, instale uma rede colorida e distribua tapetes laváveis em áreas de passagem. Também é legal pendurar quadros e fotografias com molduras diferentes.

6. Finalize com plantas

Elementos naturais dificilmente competem com itens decorativos, por isso, são ótimas alternativas para atualizar a aparência de um cômodo residencial. E quando se trata de um projeto para varanda, nada mais inteligente que usar plantas de diferentes portes.

Trata-se de uma solução barata que pode ser aproveitada por quem sempre quis cultivar diferentes tipos de temperos para usar na cozinha. Afinal de contas, é perto das áreas externas que grande parte das espécies costumam se desenvolver, já que recebem luz e ventilação adequadas.

As possibilidades para incluir mais verde em sua varanda são inúmeras: cultivar ervas e especiarias em vasos menores, manter flores ornamentais em cachepôs sobre o chão, colocar trepadeiras em suportes pendentes, apoiar terrários em prateleiras, expor arranjos de folhagens sobre tampos de móveis, e muito mais.

Perceba que ideias e recursos não faltam para você transformar o ambiente. Em uma mudança desse tipo, o que importa é combinar os itens de maneira equilibrada sem ignorar suas preferências. Esse é o caminho para uma decoração de varanda harmônica e adequada à rotina dos moradores.

Agora, como falamos de vegetação, aproveite para conferir o próximo artigo e aprender como fazer uma decoração com plantas!

Posts relacionados

Deixe um comentário