Criança na Cozinha

4 minutos para ler

O maior desafio dos pais atualmente é inserir uma alimentação saudável para os pequenos ainda na infância. A melhor maneira de fazer isso é ter as crianças na cozinha. Confira os benefícios e cuidados necessários.

Alimentação das Crianças

Inserir uma alimentação saudável ainda na infância é o desafio principal dos papais, isso porque, a concorrência com alimentos industrializados, cheios de açúcares e substâncias com menos nutrientes estão por todos os lados, basta ver as gôndolas do mercado e propagandas de TV que são sempre coloridas, com animações e desenhos que remete ao mundo lúdico dos pequenos.

De modo geral, a criança precisa de nutrientes compostos de minerais, vitaminas, proteínas e carboidratos. Uma dica é dividir o cardápio em grupos formados por:

– Cereais, pães, tubérculos

– Verduras e legumes

– Frutas

– Leites, queijos e iogurtes

– Carnes magras e ovos

Uma alimentação balanceada dividida entre café da manhã, almoço e jantar é essencial para o bom desenvolvimento dos deles. Para facilitar a introdução desses alimentos, use a criatividade montando pratos bem coloridos e siga as orientações do pediatra ou se for o caso de um nutrólogo que poderá dar dicas valiosas.

Benefício das crianças na cozinha

A grande maioria dos pais acreditam que criança na cozinha seja sinônimo de bagunça, o que não deixa de ser, porém, essa experiência é mais que uma bagunça, é um troca de amor, carinho e diversão, afinal ela vai cozinhar com pessoas que ele ama, a mamãe, papai, vovó entre outras.

Os benefícios de levá-los a cozinha são muitos, entre eles destacam-se:

– É sempre um momento de aprendizado e diversão

– Desenvolve hábitos alimentares saudáveis

– Ajudar no preparo é um convite a provar novos sabores

– Estimula a autonomia e responsabilidade

– Estimula a divisão de tarefas

É muito importante contar com a colaboração das crianças, são momentos únicos de aprendizado que ficará marcado para sempre na memória deles.

Cuidados necessários

Deixar a criança participar, colocando a mão na massa, conhecendo novos sabores, texturas e cores pode e deve ser muito divertido, sem dúvidas é a melhor maneira de inserir a alimentação saudável ainda na infância.

Elas vão participar, mas os devidos cuidados devem ser tomados para evitar acidentes. É muito importante que a criança não pegue em facas, recipientes de vidro ou cerâmica e produtos de limpeza.

Ao cozinhar com as crianças, deve usar as bocas de trás do fogão, evitando que a criança fique tentada a puxar a panela e ocasionar um grande acidente. Caso esteja usando as bocas frontais deve lembrar de deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro do fogão.

Ainda no quesito cuidado, é muito importante:

Usar avental: por mais que seja estiloso e divertido, cozinheiros e cozinheiras mirins devem estar protegidos de líquidos e alimentos. Se por um acaso o óleo quente derramar, é super fácil retirá-lo.

 – Lavar as mãos e alimentos: Lavar bem as mãos e alimentos antes de iniciar o preparo, adultos e crianças com cabelo comprido devem mantê-los amarrados, afinal, ninguém quer uma refeição temperada com cabelo, certo?

Organização: Dentro do possível é importante combinar com seu filho(a) as regras na hora de cozinhar. Informar que eles não podem pegar facas, mexer no fogão quente, mas que podem colocar os temperos, jogar farinha na massa caseira, quebrar os ovos e no caso da sobremesa, raspar a panela do recheio.

Além disso, manter sempre a bancada da cozinha organizada, usou guardou, sujou limpou dá um toque de responsabilidade e diminui o trabalho de limpeza após o preparo da refeição.

Agora que conhece os benefícios de ter a criança na cozinha, os cuidados necessários essenciais, fica mais fácil inserir hábitos saudáveis para as crianças e toda família.

Para facilitar essa imersão das crianças na cozinha, a Atlas Eletrodomésticos tem uma linha completa de fogões e cooktops que além de eficientes e seguros, podem agilizar o preparo de qualquer receita.

Gostou das dicas de hoje? Aproveite, acesse nosso site e assine nossa newsletter para receber nossos conteúdos por e-mail.

Posts relacionados

5 thoughts on “Criança na Cozinha

Deixe um comentário