Cozinhar com a panela de pressão: 7 cuidados para você perder o medo!

6 minutos para ler

Saiba que se você seguir alguns cuidados, é possível usá-la sem preocupações. Mas primeiro, você precisa conhecer cada pedacinho desse equipamento perfeito para cozimento rápido.

A parte principal da panela de pressão é sua tampa. Nela vai a borracha de vedação que garante que a pressão fique toda ali dentro. Você também tem a trava de segurança que mantém a tampinha no lugar certo. Há ainda duas válvulas: a de controle com pino e a de segurança.

A válvula de controle é aquela que balança e produz chiado quando a panela está com pressão. Já a válvula de segurança é uma de cor vermelha e feita de borracha ou plástico. Se ela salta para fora, garante que a pressão saia, prevenindo problemas na sua panela. Por isso ela deve estar sempre posicionada para baixo.

Ao cozinhar a água e os alimentos, vapor será produzido e ocupará espaço dentro da panela, fazendo com que saia um pouco dele pela válvula de controle. É justamente por causa disso que os alimentos cozinham mais rápido, mantidos sobre o vapor quente. Claro, assim também economiza mais gás.

Para conferir nossas dicas de segurança para usar a panela de pressão, continue a leitura!

Dicas para antes de cozinhar com a panela de pressão

1. Verifique o selo do Inmetro na panela de pressão

O selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) garante a qualidade da panela de pressão. Esse selo mostra que sua fabricação está conforme as leis brasileiras e que ele foi testado para os padrões de segurança. Isso tudo assegura que sua panela de pressão não vai explodir, a não ser por mal uso.

E claro, você já está certificando-se de conferir nossas dicas, então, o mal uso também não vai ocorrer!

2. Confira a borracha e as válvulas da tampa da panela

Como você já viu, essas são partes importantes para o bom funcionamento da sua panela de pressão. Por isso, sempre que for utilizar seu utensílio, verifique se a borracha está devidamente no lugar e se ela não está ressecada. Caso isso aconteça, é importante trocar a borracha da sua panela.

Além disso, veja se a válvula de controle não está entupida, se está bem enroscada e encaixada. Quanto a válvula de segurança, é importante verificar se ela não está levantada.

Esta não deve ser sua posição em cada início de cozimento, pois ela só deve ficar saltada como medida de prevenção, quando durante o cozimento a válvula de controle entupiu. Nesses casos, há o acúmulo de vapor e a válvula de segurança salta deixando o ar quente sair, evitando que sua panela de pressão vá pelos ares.

3. Deixe pelo menos 1/3 da panela livre para a pressão

Independentemente da capacidade da sua panela de pressão, você deve utilizar apenas 2/3 de sua capacidade com alimentos e água. O outro 1/3 deve ser deixado livre para que o ar quente acumule dentro e faça o cozimento dos alimentos. Caso contrário, o vapor sairá com líquidos pela válvula de controle, o que gera o entupimento dela.

Como já explicamos, mas não custa reforçar: válvula de controle com entupimento causa acúmulo de vapor no interior da panela de pressão e isso leva a problemas, principalmente se sua tampa não tiver a válvula de segurança.

Dicas para o cozimento com a panela de pressão

4. Não mecha na panela de pressão

Durante o cozimento, é importante que você deixe sua panela de pressão quietinha trabalhando sozinha. Você pode abaixar a chama do fogão, pois ela manterá o ritmo da cocção, sendo uma ótima forma de cozinhar mais rápido e passar menos tempo na cozinha.

5. Observe a válvula de controle

Outra dica importante para que você cozinhe com a panela de pressão sem medo é: sempre fique de olhos e ouvidos atentos. A válvula de controle solta vapor continuamente depois que pega pressão. Muitas vezes isso faz um barulho característico, mas não é uma regra.

Quando acontece de sua válvula de controle não balançar com o vapor e nem soltar vapor pelos buraquinhos, este é um momento de atenção. Significa que há entupimento na tampa e você precisa desligar o fogão rapidamente, evitando que mais pressão acumule.

Espere o vapor que está nela sair totalmente e retire a válvula de controle para desentupi-la. Feita a limpeza, é só colocar de volta a sua tampa na panela para continuar o cozimento.

Dicas para depois de cozinhar com sua panela de pressão

6. Espere a pressão sair totalmente da panela

Ao final do tempo de cozimento, com o fogão desligado, você deve esperar que a panela elimine o vapor sozinha. Muitas pessoas costumam colocar algo na válvula de controle para que ela levante e solte rapidamente o ar quente. Além de você precisar limpar seu fogão depois, pode acontecer de entupir a válvula de controle justo nessa hora.

O problema é que ela não eliminará mais o ar quente e você não conseguirá abrir a tampa pela trava de segurança, porque ainda terá vapor lá dentro. A válvula de segurança não saltará porque a pressão não é suficiente para isso. Então, você terá que esperar um tempo maior para abrir sua panela.

7. Limpe e verifique as válvulas de pressão

Por fim, você não pode guardar sua panela de pressão sem verificar sua tampa. Na hora da limpeza, tenha cuidado e verifique a borracha para ter certeza que ela sobreviveu a mais um cozimento. Ademais, limpe a válvula de controle para que no próximo uso você não tenha problemas para cozinhar.

Outra dica bacana para você nunca errar no uso da panela de pressão é entender o tempo de cozimento dos alimentos. Veja abaixo as sugestões:

  • feijão — de 25 a 40 minutos;
  • lentilha — até 5 minutos;
  • frango cozido — de 10 a 15 minutos;
  • frango desfiado — de 15 a 20 minutos;
  • carne bovina cozida — de 15 a 25 minutos;
  • carne bovina desfiada — de 25 a 30 minutos;
  • batata — de 10 a 15 minutos;
  • mandioca / aipim — de 9 a 11 minutos.

É sempre importante lembrar, ao cozinhar com a panela de pressão, o cozimento só começa a contar após o chiado — ou quando a válvula de controle solta vapor continuamente, mesmo sem barulho.

Uma ótima dica de receita nesse utensílio, é a carne de panela com legumes, basta colocar os ingredientes com tempero e seguir o tempo de cozimento.

Aqui no blog sempre falamos de temas úteis para cuidar bem do seu lar. Aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos práticos para sua vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário