Cozinha preta: por que sua casa precisa aderir a essa tendência?

6 minutos para ler

A cozinha preta é uma grande tendência atualmente, tendo em vista que ela deixa o ambiente mais elegante, diferenciado e cheio de personalidade, ou seja, com visual moderno, industrial, clássico etc. Assim, ela é ideal para quem busca trazer sofisticação para esse cantinho que sempre é responsável por criar diversas memórias inesquecíveis com a família e os amigos queridos.

Para deixar a decoração mais interessante, pode-se começar por exemplo, pelos eletrodomésticos, como o fogão, a geladeira e demais produtos. Em seguida, uma ótima opção é deixar os armários também nessa tonalidade escura. Para finalizar, uma ótima dica é criar muitos contrastes visuais e implementar um sistema de iluminação para manter a funcionalidade do local em perfeita harmonia. O resultado será um ambiente lindo que traga muita satisfação para todos os moradores da casa.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como criar uma bela decoração de cozinha preta? Então, acompanhe a leitura e se informe agora mesmo!

Por que aderir a essa tendência?

A cozinha preta é uma grande tendência atualmente, pois ela proporciona sofisticação e elegância para o ambiente. Além disso, ela se encaixa perfeitamente em diversos estilos de decoração, como moderno, rústica, escandinava, minimalista, entre outros.

Logo, a sua versatilidade e beleza atraem as pessoas que buscam criar um cantinho com diferencial e personalidade. O resultado costuma trazer muita satisfação e bem-estar a todos os moradores da residência. Por isso, uma ótima decisão é fazer parte dessa tendência tão charmosa também.

Como compor um ambiente de cozinha preto?

É fácil implementar a cozinha preta no ambiente. Porém, é preciso ter alguns cuidados ao planejá-la para que ela fique o mais harmônica possível. 

Além disso, deve-se ter cuidado com a iluminação, tendo em vista que, se não criar um bom projeto de iluminação adequado, pode ser que ela fique escura. Assim, dificultando o seu uso e não promovendo o bem-estar. Logo, para evitar eventuais problemas, preparamos algumas dicas valiosas que devem ser consideradas ao montar a cozinha preta.

Use eletrodomésticos pretos

Uma ótima maneira de iniciar a renovação do visual da cozinha para que ela siga a tendência preta é por meio dos eletrodomésticos, como o fogão. Dessa forma, veja qual é o tipo de modelo que melhor se adeque as suas necessidades, como o produto de 4 ou 5 bocas, e adquira o seu.

Pode-se ainda optar entre os fogões de piso, os embutidos e os cooktops. Assim, considere as suas preferências na hora de escolher o ideal. Vale ressaltar também que há modelos com diferentes tratamentos na cor preta. Com isso, pode-se encontrar acabamentos foscos, com mais ou menos brilho, com um tom mais para o aço etc.  

Tenha cuidado com a luminosidade 

Ao compor uma cozinha preta, é preciso ter cuidado com o sistema de iluminação, uma vez que quando houver pouca luz natural o local ficará escuro, o que não proporcionará muita funcionalidade no dia a dia. Para solucionar esse problema, deve-se implementar uma boa iluminação artificial que dê conta de iluminar todo o ambiente de forma satisfatória.

Para isso, conte com lâmpadas de luzes brancas que auxiliarão na iluminação total do cômodo mesmo ao refletir nos tons escuros presentes. Observe também o tipo de luminária que você colocará nesse ambiente, pois ela também influencia na eficiência da iluminação no local. 

Observe a dimensão do espaço

É preciso considerar o tamanho do espaço para utilizá-lo da melhor maneira. Por exemplo, no caso de uma cozinha pequena, o indicado é o uso de um fogão de 4 bocas, pois ele se encaixará melhor no local, proporcionando equilíbrio visual, praticidade e a utilidade necessária para os afazeres no que tange a alimentação diária sem problemas.

Outro ponto relevante é em relação ao uso das cores pretas, já que elas tendem a preencher o ambiente com mais presença, devido a ela absorver mais a luz do que a refletir. Com isso, cria-se a sensação de que o ambiente é menor do que parece. Logo, é preciso tomar algumas medidas para criar contrastes para suavizar e ampliar a sensação visual no cômodo.

Crie contrastes com cores

O contraste é essencial para deixar o local mais leve e com sensação de ser maior do que realmente é. Ao compor um ambiente com itens escuros de forma incorreta, é comum que se tenha a sensação de sufocamento, tendo em vista a falta de espaço visual que é criada e sentida.

Por isso, criar contrastes em uma decoração desse tipo é fundamental. Pode-se, por exemplo, aplicar piso de porcelanato branco para ajudar a refletir a iluminação pelo local, implementar itens coloridos, como cadeiras de jantar com estofados com tonalidades vibrantes, utilizar toalha de mesa rendada em cores claras, entre outras muitas possibilidades. Assim, deixe a sua imaginação guiar para montar um ambiente com contrastes e com uma decoração que siga o seu gosto pessoal e a sua personalidade. 

Utilize armários na cor preta

Os armários na cor preta são uma grande tendência na cozinha, pois eles deixam a decoração mais sofisticada e elegante. Portanto, para quem quer inovar no visual desse ambiente, uma grande aposta é esse tipo de móvel.

Vale ressaltar que ele suja menos quando comparado aos armários brancos, já que não ficam com a aparência de encardido. Assim, é uma ótima opção para quem busca mais praticidade na hora de limpar a cozinha. 

Pode-se ainda combinar o armário com uma bancada preta também. Como dito anteriormente, use outros recursos em outras tonalidades para criar contrastes entre claro/escuro e trazer mais suavidade ao ambiente.

Com certeza, o resultado será uma cozinha preta linda! Uma dica ao montá-la é começar aos poucos. Por exemplo, inicie o processo de repaginação pelos eletrodomésticos e depois vá passando para os demais itens, como armários, bancada, bancos altos etc. Desse modo, você tem mais liberdade para compor o local do seu jeitinho sem apertar muito no bolso de uma vez só.

Agora que você já sabe como criar uma bela cozinha preta em sua casa, que tal conferir alguns modelos de fogões da Atlas que seguem essa tendência? Veja e adquira o quanto antes o seu eletrodoméstico. 

Posts relacionados

Deixe um comentário