Conheça 5 truques de limpeza para casa que salvam a sua vida

6 minutos para ler

Sabemos que são poucas as pessoas que gostam de passar horas (ou até um dia inteiro) se dedicando a fazer a faxina em casa. Por isso, conhecer alguns truques de limpeza nesse momento será um diferencial na hora de manter o ambiente limpo e ainda poupar tempo. Afinal, manter a casa limpa é primordial para quem preza por um ambiente organizado, harmônico e saudável.

Muita gente tem dúvidas em relação à periodicidade da limpeza da casa, pois, com a rotina corrida, é preciso destinar um tempo na agenda especificamente para essa tarefa. Entretanto, o tempo entre uma faxina e outra vai depender muito do tipo de limpeza que será feita. 

Por exemplo, algumas tarefas como varrer a casa, arrumar a cama e lavar a louça devem ser feitas todos os dias (ou o máximo de vezes que conseguir). Já a lavagem do banheiro pode ser feita uma vez por semana, principalmente se forem poucas pessoas utilizando o espaço. Janelas de vidro podem ser limpas uma vez ao mês. Outras atividades como lavar tapetes, cortinas ou dar uma geral nos armários, separando itens para descarte ou doação, podem ser feitos a cada seis meses. Isso, claro, vai depender da necessidade da sua casa. 

Independente do tipo de faxina, alguns truques de limpeza podem, de fato, salvar a sua vida e economizar tempo e dinheiro. Neste artigo separamos uma lista 5 dicas criativas e fáceis de colocar em prática para que seu trabalho seja muito mais fácil. Confira! 

1. Elimine a ferrugem com limão e sal

Quem já teve que lidar com ferrugem em janelas, portas e box do banheiro, sabe que esse é um estrago que normalmente é difícil de resolver. Afinal apenas água e sabão não vão remover a cor alaranjada de superfícies metálicas. 

Por isso, encontrar formas de remover a ferrugem pode ser um truque e tanto para você colocar em prática agora mesmo! O limão é ácido e, dependendo do estado da superfície, ele sozinho já conseguirá limpar a área. Mas, caso a ferrugem esteja em estado avançado, experimente adicionar bicarbonato de sódio. 

Para que esta mistura funcione, você deve espremer o suco de um limão sobre a mancha, adicionar uma pitada de sal e deixar agir de um dia para o outro. Depois, basta passar um pano úmido! 

2. Faça seu próprio limpa-vidro

Vidros são superfícies que costumam acumular muitas sujeiras e manchas. Por ser uma superfície reflexiva, é fácil perceber quando há acúmulo de pó, marcas de mão ou de água. 

A boa notícia é que você não precisa gastar mais para ter um produto que faça a limpeza de modo completo. É possível fazer o próprio limpa-vidro com produtos que normalmente temos em casa. Você vai precisar de: 

  • 1 frasco borrifador; 
  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 colher de sopa de vinagre branco 
  • 1 colher de sopa de álcool
  • Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência

Agite a mistura e aplique sobre a superfície. Logo em seguida, limpe com um pano que não solte fiapos de tecidos, como uma flanela ou toalha de microfibra. 

3. Limpe o banheiro com refrigerante

Não, você não leu errado! Essa é uma dica um pouco diferente mas que é muito utilizada porque realmente funciona. O refrigerante é uma substância abrasiva, ou seja, por natureza ela pode agir dissolvendo determinadas substâncias de forma fácil, como a sujeira, por exemplo. 

Por isso, ele pode ser um grande aliado na higienização do banheiro. A ideia é colocar um copo de refrigerante de cola, que é o mais forte, no vaso sanitário e deixar agir de um dia para o outro. Ao dar descarga no dia seguinte, você verá que aquelas manchas de sujeira mais difíceis terão desaparecido! 

4. Limpe as torneiras com vinagre

As torneiras de inox costumam acumular muitas manchas de respingos de água, poeira e até restos de alimentos. Com isso, perdem o brilho e deixam a pia com a impressão de que não está completamente limpa. 

A solução para deixar essa parte da cozinha bem higienizada, sem manchas e com brilho é utilizar, também, uma solução a base de vinagre. Para realizar esse procedimento, pegue uma toalha macia e umedeça com a substância. Em seguida, enrole na torneira e deixe agindo por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, jogue um pouco de água e seque com uma flanela. 

Quer uma dica extra? Passe creme dental em toda superfície da torneira e em seguida lave. O resultado será uma superfície ainda mais brilhante. 

5. Faça uma pasta com bicarbonato e água oxigenada para o fogão

A medida que vamos cozinhando, o fogão passa a acumular restos de alimentos e gordura que, muitas vezes, são bem difíceis de remover. Essa sujeira tende a se acumular mais na região dos queimadores e do forno, por isso, essas áreas merecem atenção especial. 

Uma forma de resolver esse problema é fazer uma pasta com bicarbonato de sódio e água oxigenada. O composto formado é bastante potente quando o assunto é limpeza pesada.

Para fazer a pasta, basta misturar as duas substâncias e depositar sobre a área suja. Deixe agindo por algumas horas e, em seguida, lave ou utilize um pano umedecido com água. 

Mas atenção: tome cuidado com o seu tipo de fogão, afinal, essa mistura não é indicada para mesa de vidro temperado por ser muito abrasiva, podendo danificar a sua superfície. 

Viu só como são truques de limpeza mais simples do que você esperava e que podem salvar a sua vida na hora da faxina? É importante lembrar que manter a faxina da casa em dia trará mais bem-estar a você e a sua família pois, o ambiente higienizado manterá germes bactérias bem longe e ainda trará aquele frescor do ambiente por mais tempo. 

Agora que você já sabe alguns truques essenciais para limpeza da casa, eu tenho uma dica bônus para você! Veja neste artigo 7 produtos básicos de organização da casa e da cozinha que você precisa ter! 

Quer receber mais dicas como essa? Cadastre-se em nossa newsletter! 

Cadastrar agora

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça 5 truques de limpeza para casa que salvam a sua vida

Deixe um comentário