Confira 7 produtos para organização da sua casa e cozinha

7 minutos para ler

A correria do dia a dia muitas vezes impede a organização da casa, não é mesmo? Entre trabalho, estudo e manutenção da família, a arrumação dos cômodos fica em segundo plano, tendo em vista a dificuldade de encontrar um tempo de qualidade para colocar tudo no seu devido lugar. Mas, você sabia que existem produtos para organização que facilitam a sua rotina?

Pois é, hoje em dia é possível encontrar diversos objetos que podem ser usados na sua casa e principalmente na cozinha para otimizar não só o espaço disponível como também o seu tempo — seja para preparar um bom alimento, seja para manter a casa arrumada.

Pensando nisso, nós listamos a seguir os melhores produtos de organização que auxiliam o seu dia a dia e, de quebra, aprimoram a decoração do seu lar. Vamos lá?

1. Separadores

Os separadores são excelentes objetos para manter cada utensílio organizado. Quando utilizado na cozinha, ele pode ser aplicado tanto nos armários quanto nas gavetas, separando tampas de panelas, talheres, produtos de limpeza e potes herméticos. Isso porque eles criam espaços limitados para armazenar cada item.

Além disso, existem diversos materiais que formam os separadores. Isso quer dizer que você pode escolher aquele que mais combina com a sua decoração. Por exemplo, se a cozinha apresenta um estilo escandinavo com tonalidades brancas, optar por separadores de metal é uma excelente forma de dar continuidade na decoração.

2. Paneleiros

As panelas, quando não bem ajeitadas, causam uma grande confusão na cozinha. Afinal, elas são objetos grandes para serem armazenados, podendo deixar o seu armário bagunçado com muita facilidade. No entanto, nem tudo está perdido! Você pode lançar mão de paneleiros para mantê-las organizadas e, de quebra, ter um acesso facilitado a elas.

Via de regra, os paneleiros já vêm com espaços reservados para as tampas, o que otimiza espaço nos seus armários. A nossa dica para trazer mais praticidade no seu dia a dia é deixá-lo perto do fogão e separar as panelas por frequência de uso. Isso faz com que você consiga encontrar cada utensilio com rapidez, economizando tempo na produção de receitas deliciosas.

3. Prateleiras

As prateleiras são dicas clássicas de uma decoração organizada, e por isso não podíamos deixar de inseri-las na nossa lista. Cada vez mais as casas e apartamentos apresentam espaços reduzidos, sendo necessário um bom planejamento espacial para que tudo tenha o seu lugar, você concorda?

Mas, afinal, como as prateleiras auxiliam nesse planejamento e economizam espaço na sua casa? Bom, por serem aplicadas nas paredes, elas não preenchem uma região de movimentação constante, fazendo com que o ambiente de circulação fique livre. Em outras palavras, você utiliza um espaço que antes não tinha uso e, de quebra, ganha áreas de aproveitamento.

Quando utilizadas na cozinha, é possível complementá-las com arames. Assim, além de manter os potes organizadores para cozinha na sua parede, você deixa os objetos mais utilizados pendurados em pequenos ganchos. Isso otimiza a sua produção e garante mais praticidade no dia a dia culinário.

4. Barras imantadas para facas

Quem cozinha com frequência conhece a importância das facas, não é mesmo? Acontece que muitas vezes é difícil de encontrá-las entre os talheres, fazendo com que o preparo de receitas especiais seja demorado, até colocando a sua saúde em risco, tendo em vista que o uso de facas inadequadas pode ocasionar cortes e lesões indesejáveis.

Nesse sentido, as barras imantadas são excelentes alternativas para diminuir a bagunça nas gavetas dos talheres e colocar as facas em uma região visível da sua cozinha. Assim, você ganha tempo na preparação do almoço e janta, bem como mantém a segurança na cozinha ao utilizar os itens certos.

5. Potes herméticos

O quinto da nossa lista de produtos para organização que trouxe uma revolução, foram os potes herméticos. Capazes de manter os alimentos bem conservados, esses utensílios também garantem o separo de condimentos de forma otimizada, já que reduzem o uso de plásticos e caixas descartáveis. Para utilizá-los com eficiência, você pode conferir o seguinte passo a passo:

  • escolha potes de plástico de diferentes tamanhos, de preferência os modelos transparentes para identificar com rapidez os alimentos armazenados;
  • separe cada objeto em categorias, como grãos, farinhas e oleaginosas;
  • retire todos os seus produtos dos armários e coloque-os nos recipientes adquiridos;
  • organize os potes de acordo com a frequência de uso, isto é, os mais utilizados devem ficar à frente.

Aqui, aproveite para rotular os alimentos. Assim, além de ter mais espaço no seu armário, você também aprimora o seu tempo na cozinha e consegue preparar alimentos saborosos com mais rapidez. Para fazer isso, basta adquirir uma etiqueta e preenchê-la com os nomes dos condimentos armazenados, de preferência com uma caneta permanente.

6. Gavetas aramadas

Você já ouviu falar em gavetas aramadas? Diferentemente das normais, elas podem ser acopladas em diversos lugares, como nos armários ou prateleiras. Além disso, por serem produzidas em materiais rígidos, apresentam uma vida útil muito superior àquelas que são montadas com madeira. E mais: você consegue enxergar os objetos armazenados com mais facilidade.

Normalmente, as gavetas aramadas são encaixáveis, isto é, vem com ganchos embutidos para serem acopladas nas prateleiras. Isso traz muita facilidade para a sua rotina, afinal, os produtos estão completamente à vista e podem ser encontrados com facilidade. De quebra, você economiza espaço no seu armário e consegue mantê-lo organizado.

7. Cestos organizadores

No último item da lista de produtos para organização é sobre os diversos tipos de cestos organizadores. Esses objetos podem sem produzidos nos mais variados materiais: tecido, arame, bambu e até papelão decorado. Cada um desses elementos aprimora a sua arrumação de diferentes formas. Isso quer dizer que existem materiais específicos para cada ambiente.

Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que você escolheu uma caixa organizadora de tecido para aplicar na sua cozinha. Qual será a sua vida útil? Muito provavelmente, ela ficará mofada com mais facilidade, tendo em vista que o algodão tende a absorver a umidade do ambiente. Nesse sentido, as caixas de metal ou bambu são as mais indicadas para esse cômodo.

Por outro lado, não há nenhum problema em utilizar os cestos de tecido nos quartos e sala de estar. Isso porque eles trazem um charme a mais para o ambiente e, de quebra, mantém os seus objetos guardados com perfeição, evitando uma aparência bagunçada nesses cômodos. A dica é optar por modelos que deem continuidade na sua decoração, escolhendo cores que combinam com as tonalidades utilizadas pelo seu estilo.

Vale lembrar, ainda, que as cestas podem ser utilizadas de diferentes formas. No caso das cozinhas, você pode aplicá-las tanto nos armários e prateleiras quanto na geladeira, sendo que o ideal para esse cenário é optar por modelos em plástico, pois não enferrujam com o tempo.

Você percebe como existem diversos produtos para organização da sua casa e cozinha? Desde separadores até as caixas organizadoras, você consegue utilizar utensílios que, além de deixar o seu lar arrumado, otimizam o seu dia a dia — seja no preparo de excelentes receitas, seja na manutenção da sua decoração.

E então, gostou das nossas dicas? Se você conhece amigos que gostariam de manter o seu lar bem planejado, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude-os também!

Posts relacionados

2 thoughts on “Confira 7 produtos para organização da sua casa e cozinha

Deixe um comentário