Atlas | cozinha | fogão Atlas| Dicas | receitas Atlas | cozinha | fogão Atlas| Dicas | receitas

Como tirar o sal da comida?

3 minutos para ler
CTA Atlas Lançamentos

Se você adora cozinhar, com certeza já errou a mão e exagerou no sal alguma vez, certo? Confira as dicas que vão te ajudar nas próximas vezes.

Cozinhar é uma arte!

Todo cozinheiro, comanda seu fogão Atlas junto com a manipulação de deliciosos alimentos e temperos, pensando nas sensações que aquele prato proporciona. A gastronomia tem o poder de estimular todos os sentidos ao servir um saboroso e bonito prato, por isso, cozinhar é uma arte.

Sabe a expressão, comer com os olhos, acontece com frequência ao ver um prato bem montado, o barulho das panelas na cozinha, o aroma dos alimentos cria expectativas que apenas a gastronomia pode proporcionar, afinal aguça todos os sentidos ao mesmo tempo.

Por traz de cada receita, tem um cozinheiro (a) que pensa a gastronomia como arte, sua maior recompensa é receber um elogio ao final das refeições e ver as pessoas felizes através da sua arte é uma glória.

Porém, como na arte, nenhum pintor famoso acertou todos os quadros que pintou, houve muitas tentativas, erros até que sua obra ser reconhecida, na cozinha não é diferente, todos os grandes chefs, sejam eles famoso ou não, já exagerou no sal e acabou estragando a comida em algum momento.

Sim, isso acontece nas melhores famílias, e para te ajudar nas próximas vezes, a Atlas preparou dicas salvadoras para suas receitas.

Como tirar o Sal da comida?

Batatas

Estava na cozinha preparando molhos, feijão, ensopado, estrogonofe, refogados e arroz, quando percebeu a mão e exagerou no sal. É tranquilo resolver isso. Pegue 1 ou 2 batatas cruas, dependendo da quantidade do alimento, essa quantidade pode variar, descasque-as e parta ao meio ou em rodelas.

cta-fogao-de-piso

Em seguida, acrescente os pedaços na panela e deixe que a batata cozinhe, mas não muito. Ela irá absorver o sal em excesso, trazendo de volta o equilíbrio da receita. Ao servir, tire as batatas da panela e pronto.

Açúcar e vinagre

A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.

Amido de milho diluído

O amido de milho participa de diversas receitas saborosas, além de possuir várias utilidades. E quando o assunto é fazer com que uma receita fique menos salgada, diluir 1 colher (chá) de amido de milho em água pode ser uma boa solução para deixar o sal na medida certa.

Limão

Esta fruta cítrica que dá um sabor pra lá de especial aos pratos também pode te ajudar a salvá-los. Caso seu arroz esteja com sal demais, basta colocar algumas gotas de limão. Em seguida, é só tampar a panela novamente e prolongar por mais alguns minutinhos o tempo de cozimento.

Uma receita com pouco sal é simples de resolver, basta adicionar um saleiro à mesa onde cada um acrescenta o sal a gosto e todo equilíbrio e sabor do alimento se resolve tranquilamente.

Agora, o excesso de sal precisa de um pouco mais de cuidado, durante o preparo, vá adicionando sal aos poucos, prove, prove e aprove antes de adicionar mais sal. Experimentar é a chave do sucesso, assim, terá certeza de quando vale ou não acrescentar esse condimento tão especial em nossa culinária.

Agora que já conhece nossas dicas, que tal assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos por e-mail?

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário