Como ser especialista e empreender dentro e fora da cozinha

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Um certo dia você está na cozinha preparando mais uma janta para sua família.

Seus filhos chegam da escola e vão correndo para ligar a televisão.

Antes disso, passam pela cozinha e perto de conseguirem roubar um belo pedaço de alguma besteira na geladeira, você avisa: “a janta está quase saindo, nada de besteiras hoje!”

Nesse momento todos sentem o cheiro da panela fervendo, um molho especial à bolonhesa que você aprendera naquela receita na hora do seu intervalo no trabalho.

Logo todos estão com fome e ansiosos para saber do seu novo prato.

A euforia cresce ainda mais quando você dá uma dica sobre a sobremesa que está sendo preparada no forno.  

Pratos a mesa, tudo organizado, todos presentes!

O interfone toca…

“Mãe, mas como você não me avisou que viria hoje?”

Você logo lembra que a quantidade de refeições não é o suficiente para todos. Mas não desanima, também lembra exatamente como contornar a situação. Aquele truque para render mais a comida, alguns ingredientes a mais e voilá!

Agora todos estão apreciando seu belo prato.

Não há mais barulhos, a não ser dos talheres batendo na louça.

Seus filhos comem tão rápido para sobrar mais espaço para sobremesa.

Sua mãe logo te elogia sobre a bela refeição: “você acha que eu vim aqui atoa? Que delícia de prato filha, parabéns! Você deveria ganhar dinheiro com isso.”

Ao final todos estão provando um maravilhoso bolo que acabara de sair do forno e não sobra nenhuma migalha sequer.

Quando está quase indo dormir as ideias vão surgindo a cabeça.

Será que consigo mesmo trabalhar com isso?

É o que eu mais amo!

Cozinhar!

Confira todas as receitas exclusivas da Atlas aqui.

Se você já se identificou com essa situação dentro de casa, provavelmente já deve ter pensado em como seria se cozinhasse profissionalmente.

A cozinha é o lugar mais propício para novas ideias

Atualmente, muitas pessoas se interessam em entrar para o mercado gastronômico, alguns pensam em se profissionalizar por meio de cursos e faculdades. Ou até mesmo se arriscam a ter negócios tradicionais próprios.

Com toda exposição do mercado em programas de televisão e o crescimento desse tipo de negócio, a gastronomia se tornou algo muito mais acessível, com possibilidades de empreendimentos diversos.

Fato é que há muitas possibilidades para explorar todo talento na cozinha ou fora dela.

O primeiro passo para iniciar uma boa trajetória nesse ramo é definir qual sua proposta de negócio e quais desafios você precisa superar de acordo com o caminho que escolher.

Abrir um restaurante, ou um foodtruck pode ser uma ótima iniciativa para colocar em prática todo seu talento. Mas não somente nesse segmento, a culinária pode ser explorada em outros tipos de negócios, como bistrôs, confeitarias e deliverys. 

Mas isso depende muito do estilo de pratos que pretende elaborar.

Para esses casos é muito importante descobrir qual seu talento e se tornar um verdadeiro especialista.

Ter o mínimo de conhecimento sobre os ingredientes que utilizar não garante um bom prato, ainda mais quando se está preparando refeições em grande escala.

Ter uma boa logística para suportar toda demanda, também é algo a se pensar quando se trata de empreender nessa área.

Seja para aprender técnicas e surpreender amigos e familiares, ou até mesmo para oferecer sua comida para muitos clientes, temos algumas dicas de como ser um especialista e empreender na cozinha:

  • Procure referências de quem começou

Com a ascensão de blogs as experiências compartilhadas dentro da cozinha começaram a tomar conta da internet. Lá você pode encontrar de tudo, desde livros, até vídeos tutoriais de como abrir seu próprio negócio.

Se espelhar em momentos como esses podem servir de inspiração para criar um planejamento para o seu negócio.

Procure sobre tendências dentro do mercado, sobre os espaços que estão mais acessíveis e quais oportunidades você pode explorar para expandir todas as possibilidades. Mas não se esqueça, é claro, tudo de acordo com sua especialidade.

  • Estabeleça metas

Pensar em um objetivo é um grande passo para crescer, dentro da gastronomia há grandes possibilidades de crescimento, tanto na parte do negócio em expansão, quanto para se tornar um cozinheiro ou chef de cozinha.

Ter em mente que cada etapa você deve evoluir para que as coisas comecem a der certo é essencial para não se perder durante essa trajetória.

Procure formas de se especializar, trace um caminho para aprender cada vez mais, diferentes técnicas para se tornar um verdadeiro mestre na cozinha.

  • Conheça todas as áreas possíveis

No começo do nosso artigo citamos grandes oportunidades para abertura de novos negócios, algumas das áreas da gastronomia que mais cresceu ultimamente são os pequenos foodtrucks.

Mas é claro que você pode pensar além dessa escala.

Negócios próprios podem ser expandidos conforme o tempo, mas nada impede que já comece em outro patamar. O que vale é o planejamento para saber de todas as possibilidades e obstáculos.

Além disso, sair de sua zona de conforto também é um ótimo exercício para descobrir novas técnicas, a mistura de estilos já é muito explorada por muito chefs de cozinha que estão expandindo seus talentos.

Você pode ser especialista em sobremesas por exemplo, mas pode descobrir um outro talento com corte de carnes, ou na culinária japonesa.

Quanto mais explorar outros tipos de áreas, mais conhecimento para inovar.

E esse é um mercado que exige sempre algo novo.

  • Pesquise tendências e entenda seu público

Seu público é o alvo número um em toda essa organização.

Dentro da gastronomia há diferentes tipos de pessoas, com diferentes tipos de gostos, um bom exemplo para entendermos esses parâmetros são os diferentes tipos de dietas e estilo de vida de origem alimentar, tal como os vegetarianos e veganos.

Mas é claro que não são somente esses parâmetros a serem seguidos, você precisa definir o tipo de refeição que irá oferecer e assim compreender a demanda e a complexidade do modelo de negócio. Se você irá oferecer grandes refeições como almoço e janta, lanches rápidos, cozinha típica ou internacional. Isso é determinante para entender qual a melhor oportunidade dentro do ramo específico. Estude os hábitos de consumo de cada um deles e defina uma estratégia para atender esse público.

  • Prepare um cardápio

Nenhum negócio gastronômico consegue sobreviver com um único prato. É claro que há exceções para estabelecimentos que oferecem um único serviço e com variações do prato servido, mas é muito importante oferecer opções diferentes para seu cliente.

Estruture de acordo com o seu estilo de negócio, quanto mais atrativo para o seu cliente, melhor.

Procure explorar cada ponto forte do seu restaurante ou do seu negócio. Pensando em cores mais harmônicas e que vão de encontro com sua marca, descreva cada ingrediente e preço, e ordene de uma forma que não fique confuso para quem está escolhendo.

  • Reforço

Cozinhar sozinho é essencial, mas ter alguém que te ajude a organizar essa rotina é ainda mais importante.

Seria muito fácil se pudéssemos abrir um negócio sem nenhum reforço, dependendo do segmento isso pode ser realidade, mas pensando em escalabilidade é importante nos precavermos em relação ao tamanho do negócio.

Contratar pessoas para auxilio dentro da cozinha enquanto administramos a logística e outros pontos importantes do negócio pode facilitar na hora de começar.

Procure pessoas de sua confiança ou que estejam com os mesmos objetivos, dentro da área que definiu, há uma gama enorme de profissionais de qualidade para esse tipo de serviço.

  • Entre de acordo com o seu ritmo

Assim como todo avanço nesse mercado vai de acordo vai com o crescimento. A melhor escolha é agir de acordo com o suportado.

Se você tem um grande sonho de ter um belo restaurante pensando em todos os aspectos necessários para isso você precisa começar do zero.

Há muito pela frente: treinamentos, organização de atendimento, busca por fornecedores, estudos.

Prepare-se para cada etapa e comece pelo que você está seguro em atender. Com o passar do tempo você terá uma grande facilidade em expandir e crescer.

  • Esteja aberto a críticas e a melhorias

Um bom cozinheiro sempre está à disposição de seu cliente, dar espaço para que as pessoas expressem a sua opinião, em relação a todos os pontos, é algo que pode alavancar ainda mais o seu negócio.

Alguns ajustes no prato aqui, outras formas de servir ali, não vão destruir o seu negócio, só expandem ainda mais as possibilidades para inovação.

  • Interaja de forma ativa com seu cliente

“O cliente tem sempre razão!”

Você já ouviu essa expressão em algum lugar?

Aqui vai uma dica que sempre foi dita para todos que desejam ter sucesso no seu negócio.

Se planeje para o atendimento prioritário. É claro que nem tudo pode ser aceito ou adaptado, mas quando falamos em colocar como prioridade o cliente isso pode fazer uma grande diferença. 

Isso pode ser um fator de crescimento muito importante para o seu negócio.

Afinal, quem não quer comer uma comida tão elogiada? Ainda mais, quem não quer ser bem atendido no melhor momento do dia?

A dedicação vale uma boa indicação.

  • Divulgue

Como oferecer o seu serviço sem divulga-lo?

É extremamente necessário expandir a visão do seu consumidor para que saibam onde encontrar seus pratos.

Se você atender por delivery procure fornecer contatos para ligações ou um site para desfrutar das opções.

Caso seu negócio seja em restaurante físico, divulgue seu endereço por todos os meios possíveis.

Utilizar redes sociais e a internet é uma boa dica para começar de forma simples e rápida.

  • Conheça cada detalhe da sua cozinha

Se a sua cozinha é dentro da sua própria casa, como é o caso de pequenos restaurantes, é muito importante prezar pelo espaço e estrutura da sua cozinha.

Alguns fogões da Atlas, por exemplo, têm grandes diferenciais em relação a cozinha profissional, detalhes como bocas do fogão, espalhadores de chama e tamanho do forno que utilizará podem fazer uma grande diferença na hora de cozinhar.

Quanto mais você se familiarizar com esses aspectos, mais ágil será o seu negócio.

Outras formas de começar a empreender na cozinha:

  • Influenciadores

Empreender na cozinha não significa só saber cozinhar, você pode optar por ser um especialista experimentando e entendo esse mercado.

Saber da rotina de pessoas dentro de casa, como elas organizam sua cozinha de acordo com suas necessidades, explorar novas visões de como esse espaço pode ser organizado e quais as melhores opções de mercado, são ótimas opções para começar.

Há sempre pessoas em busca dessas informações valiosas para o seu dia a dia.

Você pode iniciar um canal, dar dicas das mais diversas, explorar eventos e oportunidades para conquistar esse tipo de público.

  • Negócios familiares

Há diferentes tipos de empreendimentos para esse setor, uma ótima opção para quem quer começar devagar.

Os benefícios para esse tipo de negócio são, mais estabilidade, demanda de acordo com a necessidade, mais controle e organização, sem necessidade de local fixo de atendimento, possibilidades de expansão com revendas e outras oportunidades.

As opções são das mais variadas, desde oferecer bolos, salgados e doces a pronta entrega, até pequenas sobremesas como sorvetes e paletas.

  • Aulas de culinária

Se você não quer vender, ensine!

Isso vale para pessoas que estão abertas para compartilharem suas habilidades com quem precisa ou quer aprender a cozinhar, tanto dentro de casa ou para abrir um negócio.

  • Eventos

Trabalhar com eventos é uma ótima oportunidade para expandir seu grau de influência na cozinha, há alguns lugares em que são contratados profissionais para trabalhar por tempo determinado e servir diferentes tipos de pratos especiais.

Oferecer esse tipo de serviço pode ser muito prático, você trabalha de acordo com sua disponibilidade e pode conciliar outras formas de ganhos. Além de expandir muitas possibilidades para o tão sonhado negócio próprio.

Esses são alguns dos passos e formas de se empreender dentro e fora da cozinha.

Mas e você? Já pensou nessas oportunidades?  Que tal começar seu próprio negócio explorando todas as suas habilidades dentro e fora da cozinha?

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