como preparar massa de panqueca como preparar massa de panqueca

Quer saber como preparar massa de panqueca? Veja nossas dicas!

4 minutos para ler

Aprenda a fazer a base perfeita para inovar com massas em versões tradicionais ou açucaradas.

Com a finalidade de adoçar o café da manhã ou deixar uma refeição principal mais saborosa, muitas pessoas buscam dicas de como preparar massa de panqueca. Trata-se de uma receita versátil porque serve de base para a montagem de diferentes pratos.

Você pode enrolá-la com um recheio salgado ou compor camadas intercaladas com cremes doces. Seja qual for o objetivo, não deixe a insegurança tomar conta. Vamos provar que o seu preparo é bem fácil e demanda poucos produtos.

Acompanhe agora o passo a passo e descubra como arrasar na cozinha!

Separe os ingredientes

A mistura tradicional é aquela mais parecida com as receitas das avós. Consiste, basicamente, na junção de três ingredientes: 1 ovo, 1 xícara de leite e 1 xícara de farinha de trigo. O rendimento varia conforme o tamanho da frigideira e quantidade de massa despejada a cada preparo.

O complemento da mistura básica fica por conta do sal (uma pitada para massas salgadas) ou do açúcar (uma colher de sopa para versões doces). Se você desejar massas mais finas, pode acrescentar um pouco mais de leite, aos poucos.

Misture tudo muito bem

É importante bater os ingredientes com bastante intensidade, de modo a obter uma solução homogênea. Se fizer à mão, utilize um batedor/fuê, pois vai facilitar o processo. Você também pode aproveitar o liquidificador e acelerar essa etapa.

Enquanto mistura tudo, pense nos temperos ou especiarias que gostaria de encontrar na massa. Receitas salgadas, por exemplo, podem receber salsinha ou manjericão. Já as doces tendem a ser incrementadas com gotas de chocolate ou cereais, como aveia.

Adicione esses complementos à mistura, bata bem e reserve.

Aqueça a frigideira

Parte das dúvidas sobre como preparar massa de panqueca tem a ver com o momento de levar a mistura ao fogo. Não tem segredo: frigideiras antiaderentes facilitam o processo, mas quem não tem uma pode untar outro modelo com um pouco de óleo ou manteiga.

Coloque o utensílio sobre uma boca média, deixando para aquecer. A temperatura ideal é atingida quando, ao pingar um pouco de água na superfície, você percebe que ela escorre para as extremidades da frigideira antes de evaporar (se passar para o estado de vapor rápido é porque está muito quente).

Prepare as massas

Pegue uma concha e vá despejando um pouco de massa sobre a frigideira, de modo que cubra todo o fundo. Deixe assim e você vai perceber que, com o tempo, as bordas vão começar a desgrudar da superfície.

Dica: para panquecas enroladas, coloque uma camada bem fina de massa, com pouco menos de 1cm de espessura. Para panquecas que serão empilhadas, adicione mais massa para ganhar volume.

As extremidades cozinham primeiro, portanto, não se preocupe. Com uma espátula, levante a panqueca e observe a parte de baixo. Se estiver dourada, já pode virar e repetir o processo para que o outro lado fique igual. Faça isso até terminar a massa do recipiente.

Acrescente o recheio

Suas panquecas estão prontas para receber o recheio, que pode variar bastante conforme as preferências de cada pessoa. Em todo caso, saiba que elas ficam bem melhores quando servidas ainda quentinhas.

Sugestões de preparos salgados: ricota com brócolis, carne moída com tomate e frango desfiado com milho. Sugestões de preparos doces: mel com aveia, mirtilos/morangos com ganache de chocolate ou doce de leite.

Agora que você sabe como preparar massa de panqueca de maneira simples, não deixe de testar novas receitas e surpreender a sua família ou seus amigos. Presentear com comida é uma excelente forma de demonstrar que temos carinho por alguém.

Gostou do post e quer acompanhar outras publicações? Aproveite e curta a nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário