Atlas | Atlas Eletrodoméstico | Cozinha planejada | Fogão Atlas | Atlas Eletrodoméstico | Cozinha planejada | Fogão

Como planejar a reforma da cozinha

4 minutos para ler

Vai reformar sua cozinha, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas de planejamento e valorize o ambiente mais frequentado da casa. Aproveite!

A Cozinha

Considerada o coração da casa, a cozinha deixou de ser o ambiente onde eram feitas as refeições, para se tornar o local mais frequentado da casa, o lugar preferido para uma rápida refeição papeando com quem se gosta.

As pessoas querem uma cozinha funcional, moderna e sofisticada, com todos os espaços otimizados e claro, muito bonita.  

Por isso, planejar a reforma é tão importante, colocar as ideias no papel proporciona ganho de tempo, organização e evitar improvisos que acabam por estourar o orçamento pré-definido para reforma.  

Nesse caso, é importante ter uma lista de materiais para obra, saber quais eletrodomésticos vai comprar ou reutilizar e claro quanto quer investir na sua cozinha.  

O que precisa fazer na cozinha?  

Vai trocar o piso, revestimentos da parede, a hidráulica e elétrica ou vai apenas mudar o visual do ambiente com novos eletros, revestimentos e marcenaria? Ter objetivos claros é o primeiro ponto da lista, afinal eles vão indicar as suas necessidades e dar uma base para o investimento financeiro.  

Após isso, é importante ter as dimensões do ambiente, altura e largura das paredes, tamanho da porta e paredes. Isso ajuda a comprar pisos, revestimentos e tinta na quantidade correta.

Planejamento

Tenha um projeto detalhado

Invista tempo e carinho detalhando tudo da quantidade de tinta até os tapetes de cozinha que vai usar, isso evita que você cometa erros e aumente o investimento na sua cozinha.

Além disso, com o projeto completo em mãos, fica mais fácil visualizar a cozinha pronta antes mesmo de começar.

Móveis planejados

Com as medidas do ambiente em mãos, comece pelos móveis planejados. Atente-se para as funcionalidades, para coisas que sentia falta na cozinha antiga e que não podem faltar agora.

A marcenaria planejada otimiza os espaços e garante uma funcionalidade incrível. Neste momento, é legal ter ideia de cor, números de gavetas, quantidade de armários e se vai usar um fogão Atlas ou um cooktop.

Reaproveite tudo que estiver em bom estado

Essa é a hora da economia de verdade, trocou sua geladeira a pouco tempo, então não há necessidade comprar uma nova, adeque o planejamento contando com as medidas da geladeira. Faça o mesmo com a lavadora, micro-ondas, fogão e forno elétrico que geralmente dividem o espaço no mesmo ambiente, principalmente em apartamentos.

Verifique a real necessidade de fazer toda marcenaria nova, muitas vezes a madeira está excelente e pode apenas solicitar ajustes das portas e troca dos puxadores o que garante uma economia enorme.

Pesquise antes de comprar

Nada de sair comprando materiais e equipamentos sem pesquisa, sem fazer pelo menos 3 orçamentos. Com orçamentos em mãos poderá organizar as formas de pagamentos, entender quem tem o maior desconto para pagamento à vista e fazer um balanço entre custo-benefício, lembre-se a cozinha é o coração da casa e precisa ficar funcional e linda.

Tenha em mente 3 lojas que considera de excelente qualidade para saber qual vai atender melhor às suas necessidades, assim, não perdem tempo fazendo muitos orçamentos, consegue otimizar tempo e dinheiro.

Decoração

Pesquise as tendências, tenha referências de cozinhas modernas para que a sua cozinha planejada seja maravilhosa, pense em primeiro lugar no perfil dos moradores da casa, se gostam de uma decoração mais clean ou mais arrojada, se querem mudar tudo ou apenas renovar a cozinha atual.

Faça uma cozinha que tenha a personalidade da sua família, combine as cores dos eletrodomésticos todos brancos, pretos ou inox. Isso facilita o desenvolvimento e assertividade do projeto.

Agora é só seguir o passo a passo do planejamento, acessar o site da Atlas Eletrodomésticos para escolher o fogão que vai fazer parte dessa maravilhosa cozinha. Para saber se é o caso de trocar o fogão ou não, vale a pena conferir o post Fogão tem prazo de validade? disponível no blog da Atlas.

Gostou? Assine nossa newsletter e receba dicas, receitas e variedades por e-mail.

Posts relacionados

Deixe um comentário