Como otimizar o preparo de alimentos e passar menos tempo na cozinha?

6 minutos para ler
CTA Atlas Lançamentos

Quem é que não sonha em se alimentar bem e, mesmo assim, passar menos tempo na cozinha? Se esse é um dos seus maiores paradoxos, saiba que é totalmente possível otimizar o preparo dos alimentos sem ficar horas e horas pilotando o fogão.

Se você andava adotando a comida pronta e comprometendo a alimentação com fast food e industrializados, chegou a hora de revolucionar sua educação alimentar com refeições caseiras e gostosas que não atrapalhem sua lista cheia de tarefas a cumprir.

A seguir, selecionamos as melhores práticas para que você administre o relógio e o fogão de forma equilibrada. Acompanhe!

Leia as receitas atentamente

Já dizia a velha máxima: a pressa é a inimiga da perfeição. As vovós que o digam — e é por isso que achamos os pratos preparados por elas incomparavelmente deliciosos!

Contudo, hoje não precisamos ficar o dia todo na cozinha como as antigas gerações. Se você seguir as receitas direitinho, por exemplo, lendo todos os detalhes com atenção, vai evitar os erros que tomam tempo e estressam qualquer pessoa. O passo a passo não foi criado em vão, portanto, siga as dicas atentamente para não ter que começar tudo de novo.

Separe os ingredientes antes de começar a cozinhar

Se você seguir o conselho anterior, vai ter lido não só o modo de preparo, mas também todos os ingredientes necessários para cada refeição. Então, não tenha preguiça e separe cada item de forma organizada, antes de começar a cozinhar.

Essa atitude poupa um tempo precioso e você não tem que ficar procurando as coisas — nem mesmo ter que dar aquele pulo no mercado para comprar o que está faltando. Com tudo em mãos, na quantidade certa, você vai começar e terminar os afazeres na cozinha num piscar de olhos.

Tenha os utensílios certos para os preparos

Você quer fazer uma vaca atolada, mas a válvula da panela de pressão está com defeito. Então, decidiu mudar os planos e preparar uma carne bovina, mas a faca não está afiada o suficiente para fazer bons cortes de bifes do lombo. A receita do bolo está convidativa, mas você não tem um medidor e a batedeira está com defeito há meses.

Todas essas situações são desanimadoras e fazem com que você gaste mais tempo na cozinha pensando o que pode fazer ou não. Diante disso, a primeira alternativa é preparar uma refeição com o que você tem à disposição.

Contudo, se você souber se planejar, vai verificar com antecedência o que precisa e providenciar os utensílios certos para os preparos. Assim, quando resolver colocar a mão na massa, nada vai estragar o sucesso da receita.

Faça a mise en place

Você já tem os ingredientes certos e os utensílios, mas e agora? Se assistir a algum programa de culinária na TV, vai ver que todos os alimentos estarão dispostos na bancada, de forma organizada e esteticamente harmoniosa. Isso é o que chamamos de mise en place, um conceito francês popularizado pelo universo televisivo.

Pode até parecer uma bobeira gastronômica. Mas, quando todos os itens necessários para o preparo dos alimentos estão dispostos e visíveis, com certeza você vai passar menos tempo na cozinha.

cta-fogao-de-piso

Isso porque você elimina aqueles minutos procurando as coisas e todos os pormenores que já apresentamos até aqui. Sinta-se a Ana Maria Braga ou um master chef e transforme seu momento no fogão em um show à parte!

Mantenha a cozinha sempre limpa

Para acrescentar mais praticidade às dicas anteriores, saiba que a cozinha sempre limpa e organizada poupa horas posteriores lavando a louça e arrumando toda a bagunça. Essa etapa, aliás, é a mais odiada por quem quer passar menos tempo nesse ambiente, não é verdade?

Então, que tal começar o preparo das receitas com a bancada e o fogão limpos, as louças necessárias lavadas e secas e o restante guardado em seu devido lugar? Incorpore sempre a Palmirinha e adote a lei “usou, lavou”.

Deixe os grãos de molho

Que tal uma dica bem pontual? Para reduzir o tempo na cozinha, é uma estratégia bastante inteligente otimizar o cozimentos dos alimentos: o feijão, principalmente, demanda mais tempo na panela de pressão.

Então, para ajudar, deixe os grãos de molho por um tempo, antes de levá-los ao fogão — você vai se surpreender com a eficiência da técnica, e verá como o preparo acabará mais rápido.

Crie o hábito de montar cardápios

Além de deixar a alimentação mais saudável escolhendo atentamente o que se come todo dia, você otimiza o tempo de preparo das refeições se seguir um cardápio semanal.

Com uma ideia formada do que se vai consumir, você tem uma alimentação balanceada, além de manter a geladeira e a despensa devidamente abastecidas, sem quebrar a cabeça sobre o que dá para preparar no próximo almoço ou jantar, por exemplo.

Congele alimentos picados e cortados

Quer otimizar ainda mais a sua rotina e passar menos tempo na cozinha? Então, assim que fizer as compras, já pique tudo o que você sabe que vai ter que picar e guarde os ingredientes em potes no congelador.

O mesmo vale para as carnes, que já podem ser guardadas nos cortes certos para seu preparo diário. Os alimentos pré-cozidos, sem temperos e congelados também facilitam a alimentação no dia a dia, uma vez que você não precisa preparar as mesmas coisas para toda refeição.

A técnica preserva os nutrientes dos pratos e garante não só praticidade, mas também uma alimentação caseira sempre saudável, sem desperdícios.

Que tal adotar todas essas dicas e passar menos tempo na cozinha daqui pra frente? Otimize seus horários sem comprometer a alimentação familiar e tire um tempo para descansar longe do fogão. Com certeza, você vai notar uma melhoria significativa no seu bem-estar, mantendo e até aumentando a qualidade de vida a partir de uma alimentação correta e sem segredos.

E então, gostou do que leu e quer aproveitar a empolgação para começar a preparar seus alimentos sem perder tempo? Aqui vai a última dica: torne o momento mais prazeroso e conheça os benefícios da música na cozinha!

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário