Como organizar alimentos na geladeira? Conheça 6 dicas

6 minutos para ler

Organizar alimentos na geladeira é uma tarefa que deve ser feita com frequência, a fim de garantir a total preservação e qualidade dos produtos presentes nesse local. Com isso em mente, é interessante levar em consideração cada parte de armazenamento, tendo em vista que cada um proporcionará um tipo de refrigeração.

Assim, o ideal é utilizar os compartimentos de forma inteligente para possibilitar a conservação apropriada de acordo com o tipo de alimento — se precisa de mais ou menos refrigeração, por exemplo. Esse hábito ainda auxilia a evitar qualquer contato que possa gerar a contaminação dos itens, o que poderá refletir em danos financeiros e para a saúde da família. Desse modo, preparamos algumas dicas simples e práticas para auxiliar o bom uso de cada parte da sua geladeira.

Para saber mais sobre como organizar os alimentos na geladeira, acompanhe a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

1. Coloque legumes, frutas e verduras no gavetão na parte inferior

O gavetão na parte inferior da geladeira é o local menos refrigerado. Logo, é recomendado para armazenar produtos sensíveis que não precisam de tanta refrigeração, como as frutas, as verduras e os legumes. O ideal é deixá-los respirando dentro da geladeira sem embalagens plásticas, uma vez que, elas podem mofar.

Portanto, para garantir mais tempo de conservação, evite deixá-las sufocadas dentro dessas embalagens e seque-as bem antes de guardá-las. A umidade em excesso também pode prejudicar a qualidade do alimento e contribuir para que estrague rapidamente.

2. Deixe os ovos na caixa original

Muitas pessoas têm o hábito de lavar o ovo antes de armazená-lo na geladeira — é um costume seu ou de algum familia? Então, saiba que o indicado é guardá-lo sem esse processo, tendo em vista que a casca desse alimento é porosa.

Durante a imersão na água, microrganismos podem entrar no ovo e, com isso, haverá a sua contaminação. Portanto, o ideal é guardá-lo na própria caixinha em que ele é comprado e deixá-lo na prateleira intermediária da geladeira.

3. Use a porta para colocar latas, garrafas e condimentos

A porta da geladeira é o local em que há maior variação de temperatura. Por isso, é ideal guardar nela as latas e as garrafas de bebidas, além dos condimentos utilizados para temperar a comida, como cúrcuma, canela, curry, páprica picante etc.

Use-a também para colocar potes de vidros com azeitona e palmito, por exemplo, entre outros tipos de conservas, como ketchup, maionese e mostarda.

4. Coloque os embutidos na gaveta superior

A gaveta abaixo do congelador é recomendada para armazenar os frios, a manteiga, as frutas secas e o iogurte. Você ainda pode guardar os temperos frescos, como o orégano, o tomilho, o coentro, a pimenta, entre outros, além de biscoitos e chocolates.

Uma boa dica é utilizar essa parte da geladeira para colocar o alimento a ser descongelado do congelador. Porém, é preciso ter cuidado para que não ocorra a contaminação de outros produtos, caso você esteja descongelando carne, peixe ou frango, por exemplo.

Nesse caso, o indicado é colocar a peça a ser descongelada dentro de um depósito plástico para que não contamine os outros alimentos presentes na gaveta superior. Assim, evita que ele ofereça risco à saúde da família.

5. Utilize a primeira prateleira para a garrafa de água e o leite

O espaço na primeira prateleira da geladeira tende a ser o mais espaçoso. Portanto, ele é indicado para armazenar itens grandes, como a caixinha do leite e garrafa de água, caso essa última não caiba na porta.

É interessante ter em mente que esse é mais um dos lugares em que a temperatura é mais baixa, sendo recomendado para armazenar sucos, água de coco, entre outras bebidas naturais e frescas que serão consumidas primeiro.

Uma dica para melhorar ainda mais a conservação e evitar a alteração no sabor dessas bebidas é colocá-las em garrafas que vedem bem o produto. Com isso, é possível manter o gosto e a qualidade das bebidas.

6. Organize o congelador para facilitar a remoção das peças congeladas

Os produtos que serão consumidos ao longo das semanas após a compra devem ficar no congelador. Uma dica é organizar todos os itens desde o início do uso para facilitar a retirada deles depois de congelados. Além disso, é interessante ter o cuidado de sempre colocar as peças mais antigas para cima, para que você as consuma primeiro.

No maior espaço, organize as peças de proteínas, como carne, peixe, frango etc. Vale a pena etiquetar cada uma para que toda a família saiba identificar esses alimentos — por exemplo, se é carne moída, filé de alcatra, coxa ou peito de frango, entre outros produtos. Fazer isso deixa o dia a dia mais prático, uma vez que você já terá noção do que pegar sem ter que quebrar a cabeça para descobrir o que deseja.

Coloque as forminhas de gelo longe das carnes, principalmente do frango, para evitar qualquer tipo de contaminação por bactérias. Caso o seu congelador tenha uma gaveta superior, esse é um local bom para depositar essas formas se elas não tiverem um depósito específico para fazer gelo.

Ainda nessa gaveta, coloque depósitos plásticos com outros itens que precisem de refrigeração, como sorvete, sobra de comida, molho de tomate etc. Na portinha do congelador, congele linguiça, queijo ralado e outros itens menores.

Seguindo as dicas deste post, fica muito mais fácil conservar adequadamente os alimentos em sua casa. Assim, você pode garantir a segurança de toda a família, não é mesmo? Lembre-se de que ter esse cuidado com o armazenamento correto é fundamental para preservar a qualidade e integridade dos alimentos e também para evitar a contaminação deles.

Agora que você já sabe como organizar alimentos na geladeira, que tal conferir 7 produtos que auxiliam na organização da sua cozinha? Veja e informe-se agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário