Atlas | Atlas Eletrodoméstico | Boca do fogão | Fogão | Fogão Atlas Atlas | Atlas Eletrodoméstico | Boca do fogão | Fogão | Fogão Atlas

Como limpar as bocas do fogão

3 minutos para ler

Durante o preparo das refeições é comum cair respingos na mesa de vidro ou inox e principalmente nas bocas do fogão promovendo manchas e até obstrução das mesmas. Para te ajudar no dia a dia, confira a melhor maneira de limpar as bocas do seu fogão.

Limpeza do fogão

O fogão é o principal eletrodoméstico da cozinha, sem ele fica difícil preparar as refeições do dia a dia. Por ser o coração da cozinha, ele merece um cuidado especial, um carinho todas as vezes que algum resíduo caia em sua superfície.

Diferente do que muitos pensam, limpar o fogão é fácil e deve ser feito sempre com ele frio. Após o preparo dos alimentos, espere a superfície esfriar, tire as grades, os queimadores e passe pano úmido com água morna e sabão neutro para retirar a sujeira da mesa.

Se fizer isso, com frequência, terá sempre um fogão brilhando e com aspecto de novo.

Agora, bateu o cansaço, deixou para limpar no dia seguinte, use uma esponja umedecida na água quente e aplique um produto desengordurante para soltar a sujeira grudada na superfície com maior facilidade.

Lembre-se, a mesa do fogão Atlas é de vidro temperado ou de inox, em nenhuma delas queremos arranhões e riscos, portanto, nunca use a parte áspera da esponja.

As bocas do fogão

Essencial para o bom cozimento dos alimentos, a boca do fogão merece um tratamento especial, afinal de contas, se elas estiverem entupidas será impossível preparar qualquer receita e ainda pode ocasionar acidentes com o vazamento de gás sem você perceber.

Agora que sabemos da importância de limpar as bocas e temos uma ideia de como limpar o fogão, vem a pergunta: Como limpar as bocas do fogão de maneira correta? Vamos lá!

Limpando as bocas do fogão

1 – Prepare água morna, separe um pano limpo para umedecer e um pano para secar tudo após a limpeza.

 2 – Remova as grades e os botões, deixe de molho em água morna com detergente para lavá-las separadamente. Elas podem ser colocadas em água corrente.

3 – Desencaixe os queimadores da superfície do fogão, lave as peças usando a parte macia da esponja com detergente. Isso feito periodicamente evita que elas fiquem manchadas com respingos de gordura grudados.  

4 – Quando os queimadores estiverem manchados ou encardidos, deixe-as de molho em 2 copos de água quente, um copos de vinagre branco e uma colher de sopa de detergente neutro. Isso facilita a remoção da sujeira.

Misture tudo e deixe as peças de molho por aproximadamente 15 minutos. Após esse tempo, lave-as novamente com esponja e detergente para eliminar as manchas e gorduras que possam ficar grudadas.

5 – Com pano úmido quase seco, limpe a superfície onde encaixa os queimadores para evitar que eles fiquem entupidos.

6 – Seque bem, todos os queimadores, botões e grades antes de devolvê-los cada um em seu lugar. Tudo seco e brilhando, pode devolver cada peça no fogão e pronto. Seu fogão está limpinho novamente.

Viu como é fácil manter o fogão Atlas limpo e brilhando? Quer ver na prática, clique em Como limpo meu fogão Atlas e veja o vídeo.Gostou das dicas? Se ainda não assinou nossa newsletter, assine para receber mais dicas, receitas e variedades por e-mail. Aproveite e siga a Atlas eletrodomésticos em nossas redes sociais.

Posts relacionados

Deixe um comentário