Como fazer uma festa junina completa

6 minutos para ler

O inverno está quase aí!

E com ele sempre surgem as festas do meio do ano.

Os meses de junho e julho são marcados por comemorações tradicionais e muito abrasileiradas, celebrações que se popularizaram em todas as regiões do país. Muitas decorações, comidas caseiras, doces e bebidas especiais dessa época.

É claro que estamos falando das festas juninas, mas elas não são conhecidas somente por esse nome. Essas celebrações inicialmente faziam referência e homenagem à deuses da natureza e a fertilidade, pela expansão da colheita de milho, feijão e amendoim, grãos e cereais com grande fartura nessa época do ano.

Porém em meados da Idade Média, época em que a igreja tinha grande influência na sociedade, surgem as datas de celebrações à santos do catolicismo, São João, São Pedro e Santo Antônio que até hoje são populares.

Uma das principais curiosidades dessa data é justamente seu vínculo entre as tradições, como a maioria das pessoas já sabem, Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, foi nomeado assim, pois pregava em suas pregações religiosas a importância do amor e do casamento dentro da igreja.

Fato que originou o Dia dos Namorados (12 de junho), dia que antecede ao Dia de Santo Antônio (13 de junho), fazendo referência ao período de namoro, onde os casais se conheciam e decidiam se iriam se casar. Marco inicial das celebrações desta época.

Há até contos famosos dessa época que retratam um pouco do folclore brasileiro, que por mais que se tratem de histórias fantasiosas, se misturam aos costumes e transmitem a identidade e cultura de nosso povo.  

O mais famoso nesse período é aquela tradicional história do boto cor de rosa, animal da fauna amazônica, que se transforma em um belo rapaz para curtir as famosas festas juninas atraindo moças por ser muito conquistador.

Além disso, há outras tradições que marcam essa época do ano, como já se é esperado, todos participam desta celebração, até mesmo quem não acredita nesses aspectos religiosos ou folclóricos.

A região com mais abrangência desse movimento e com maior influência em prato típicos, é o Nordeste que atrai muitos turistas nesse período.

Por se tratar de uma época de muita confraternização entre familiares, todos costumam se reunir e organizar uma grande festa, com direito a comidas típicas, danças e brincadeiras divertidas.

Mas como manter essa tradição dentro de casa?

Há muitas ideias criativas para reunir o gostinho dessas tradições dentro de casa, desde decorações elaboradas, até o preparo de receitas caseiras específicas.

Dentro dessas opções preparamos algumas dicas de como você pode organizar uma grande festa dentro de casa.

O que não pode faltar na sua festa junina?

Decoração

Decorar a casa para essas ocasiões é algo bem simples, basta arrumar algumas bandeirinhas para já entrar no clima.

Uma boa combinação para cores são listras, xadrez e quadriculados, esses sãos aspectos típicos dessa festa que tem como tradição o estilo caipira que podemos mesclar dentro da decoração com toalhas de mesa e outros objetos.

Além disso, podemos montar alguns pequenos detalhes que também remetem a essa festividade, balões de cartolina, fitas coloridas, chapéus de palha, flores e todos os pratos e ingredientes que também complementam o arranjo.

Quadrilhas e o forró

Quando se trata de festa, como não pensar no clima e descontração?

A mais tradicional dança desse evento é a famosa quadrilha, enquanto a música rola, muitos casais se reúnem ao centro do local para realizar passos sincronizados de acordo com a narração do locutor.

De início é feita uma fila indiana, onde os integrantes se dispõem em ordem para que se inicie a celebração. Homens e mulheres se divertem ao ouvirem ritos de cortejo e apresentações.

É uma alegria de ambos os lados, e quando menos se espera, já estão todos dançando a seu modo e ritmo.

Fogueiras

Como essa é uma festa que ocorre em épocas bem frias, a tradição de acender uma fogueira é uma boa para esquentar o ambiente.

Essa é uma ótima oportunidade para reunir a galera e apreciar o calor do momento.

Em tradições antigas acreditava-se que essa chama era acendia para agradecer a época de fartura nas colheitas.

Para complementar essa parte podemos pensar em assar alguns alimentos como marshmallows, milhos e outros ingredientes.

Mas não se esqueça de tomar muito cuidado ao manusear as brasas e se aproximar do fogo, sempre procure acender sua fogueira de forma segura e sem utilizar combustíveis ou líquidos inflamáveis.

Culinária junina

Talvez a atração principal dessa grande festa sejam as comidas típicas, há quem diga que só vai para aproveitar as guloseimas. rs

Brincadeiras a parte, dentro das opções de sabores que contemplam essa celebração são doces e bebidas quentes.

A maioria derivado do milho e do amendoim, mas é claro que há espaço para outros prato que compartilham a mesa nesse período.

Bolo de Milho Verde, Pipoca, Curau, Pamonha, Canjica, Milho Cozido, Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela), Bolo de Fubá, Cocada, Maria-mole, Pé de moleque, Cuscuz, Quebra Queixo, Quindim e  Vinho Quente, são alguns dos principais pratos que compõem a mesa.

Além desses ingredientes, essenciais para uma boa festa junina, também resolvemos mostrar uma pequena receita rápida e simples de arroz doce, confira:

Receita de Arroz Doce

1 litro e meio de leite
2 xícaras de arroz branco
3 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
canela em pau a gosto
cravo-da-índia a gosto
6 paçocas de rolha

Modo de preparo

Cozinhe o arroz no leite junto com a canela e o cravo-da-índia, mexendo de vez em quando para não grudar. Depois de 20 minutos, adicione o açúcar e, 20 minutos depois, o leite condensado. Após mais 20 minutos, a receita está pronta: agora, é só servir em uma travessa e cobrir com as paçocas esfareladas para dar ainda mais sabor de São João!

Confira mais receitas da Atlas em nosso blog. 

Para todas essas opções de pratos e sobremesas o ideal é ter um lugar tranquilo e preparado para cozinhar.

Uma outra dica muito importante é escolher bem todos os elementos para uma festa junina. 

Encontramos uma ferramente incrivel com todos estes ingredientes importantes para se preparar cada vez mais, confira: www.festajunina.com.br

Oferecemos fogões preparados para qualquer tipo de ocasião e que melhor se encaixem na sua cozinha!

Você já conhece nossa loja online? Acesse:

www.loja.www.atlas.ind.br

Gostou desse artigo e conhece alguém que está precisando dessas dicas?

Então aproveite para compartilhar e marcar o seu amigo em suas redes sociais!

É só clicar em um dos ícones aqui embaixo! 

Posts relacionados

Deixe um comentário