Como fazer uma decoração com plantas? Saiba mais!

6 minutos para ler

Quando pensamos em ter plantas em casa vem a ideia de ter um espaço verde no quintal da casa. Porém, não é preciso ficar preso ao conceito de jardins externos! Independente do tamanho da casa ou apartamento, a decoração com plantas também é muito bem vinda em espaços internos.

Ter plantas em espaços internos não é somente uma mera forma de decorar, pois também traz bem estar e mais vida para a casa. Isso é especialmente válido quando estamos em áreas urbanas, onde o que mais se vê são prédios, asfalto e concreto.

Por isso vamos esclarecer abaixo as principais ideias pra você botar a mão na massa, seja para ter algumas plantas espalhadas pela casa ou até criar um indoor jungle.

Os três caminhos para decoração com plantas

De maneira geral, há três formas de se decorar com plantas, e você pode escolher as três!

O mais clássico que temos são plantas isoladas pela casa, onde colocamos uma planta em um canto da sala, outra na mesa da cozinha, outra na janela, e assim por diante. Esta é uma maneira sutil de decorar que espalha vida ao longo da casa.

Outra maneira diferente de decorar com plantas são jardins internos, ou indoor jungles, que são caracterizados por concentrar um grande volume de plantas em uma determinada área da casa. Costumam funcionar muito bem em razão do impacto visual que geram no espaço.

Uma terceira maneira de se decorar, que também pode ser considerada como um desdobramento de jardins internos, são jardins verticais. A ideia é concentrar plantas em uma parede, verticalizando o jardim. É a melhor forma de se criar jardins internos quando há pouco espaço no apartamento.

As plantas possuem necessidades diferentes

Não existe regra que define quais plantas são ideais para cada cômodo. Tudo é uma questão de contexto, bom gosto e a natureza das próprias plantas. Cada planta tem a quantidade certa de luz e água a receber.

Há plantas que precisam da presença de muito sol, como as plantas do deserto, que gostam de muito de sol ao mesmo tempo que precisam de pouca água. Como exemplo de plantas do deserto, podemos citar os cactos. Eles podem ser regados de 7 em 7 dias no verão, e a cada duas semanas do inverno.

Ao mesmo tempo, existem plantas que vão morrer se tomarem sol demais. Um exemplo são as orquídeas. Elas são muito valorizadas, as flores são lindas mas se você deixar uma orquídea exposta diretamente ao sol ela vai morrer.

Outro fator importante é a quantidade de água recebida. Daí vem a importância de saber quem estamos levando pra dentro de casa, pois as plantas que você cultiva devem estar alinhadas com a sua rotina.

As 5 plantas ideais para sua casa

Já que as plantas possuem características diferentes, vamos dar algumas dicas de quais plantas podem ser encaixar melhor nos ambientes da sua residência. Confira!

1. Ciclantus

É uma planta que pode ser utilizada facilmente no quarto. Ela não cresce muito e se adapta facilmente ao vaso.

2. Orquídeas

Além de ser um ótimo presente, as orquídeas são plantas versáteis que demandam pouca manutenção. Serve tanto para ter uma isolada no banheiro ou no centro da mesa, quanto para compor um jardim suspenso.

3. Suculentas

São plantas lindas e que requerem pouca manutenção. Suculentas adoram o sol e precisam de pouca quantidade de água, tornando uma planta fácil de se ter. É possível compor um jardim com vários tipos de suculentas, combinando diferentes tamanhos de vasos.

4. Samambaia

Famosas nos anos 80, as samambaias fazem um bom volume. Por isso podem ser utilizadas tanto como plantas isoladas no canto, quanto compondo um jardim interno. A dica é explorar o decaimento de suas folhas nos jardins verticais.

5. Palmeiras

Palmeiras são verdadeiros curingas na decoração de uma casa, pois combinam muito bem com outras plantas e criam bastante volume. Espécies como a Palmeira Areca vão muito além do verde-escuro, notado nas folhas adultas. Quando novas folhas nascem, apresentam um verde mais cítrico, e seus cabos apresentam um tom amarelado.

Outras dicas gerais sobre decoração com plantas:

  • Mantenha os vasos distantes do calor do fogão;
  • Se tiver alguma varanda ou espaço na cozinha, uma boa ideia é montar uma pequena horta com cebolinha, salsinha, hortelã e outras ervas que você gostar. Já pensou em pegar o tempero na janela?;
  • O banheiro é um cômodo que precisa de uma boa decoração, mas por ser um ambiente com muita umidade e pouca necessidade de iluminação é preciso ter cuidado na hora de escolher uma planta que se adapte, uma opção são as suculentas ou cactos;
  • Para o quarto uma boa opção de planta é a figueira-benjamim, pois essa planta tem a capacidade de tirar toxinas do ambiente e aumentar o nível de oxigênio.

A inspiração e pesquisa faz diferença na decoração com plantas

Antes de sair comprando as plantas, recomendamos que você faça pesquisas pelo Pinterest. O aplicativo agrega milhares de imagens de decoração, possibilitando buscar por palavras chaves e salvar as ideias (pins) em quadros criados por você. Assim, você pode organizar as ideias de plantas para cada cômodo da casa.

Antes de comprar uma planta, também é preciso aprender o mínimo para tê-la. A maioria das plantas podem ser encontradas facilmente pela internet. Para se organizar na escolha das plantas, recomendamos que você anote um resumo dos seguintes fatores:

  • Tamanho do vaso ideal;
  • Frequência de regagem;
  • Incidência de sol que a planta gosta;
  • Nutrientes e aditivos necessários para a planta;
  • Propriedades da planta (ex: é bom evitar plantas tóxicas caso tenha pets na casa).

Além de todas as dicas sobre decoração com plantas que já foram dadas, você pode também usar diferentes níveis para as plantas e formar um mosaico, investir em pequenos vasos coloridos, e muito mais. Aliás, nem é preciso comprar vasos para decorar, sabe aquela xícara antiga que ninguém usa? Ela pode se tornar um lindo vasinho com suculentas para decorar a sua cozinha. É só usar a criatividade.

Gostou desse conteúdo e das nossas dicas de decoração? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Um comentário em “Como fazer uma decoração com plantas? Saiba mais!

Deixe um comentário