como fazer bolo de cenoura com calda como fazer bolo de cenoura com calda

Passo a passo de como fazer um bolo de cenoura com calda

3 minutos para ler

Veja agora mesmo como preparar um delicioso bolo de cenoura com calda de chocolate de forma rápida e prática!

Com algumas dicas simples de como fazer bolo de cenoura com calda de chocolate, é possível fazer uma deliciosa receita que agrade a todos da família. Para evitar imprevistos na hora de preparar o seu bolo, é fundamental conferir se há todos os ingredientes em casa, como cenouras, ovos, farinha de trigo, açúcar e óleo de soja. 

Com esse cuidado, evita-se dores de cabeça e você poderá usufruir do tempo na cozinha com mais tranquilidade e calma. Lembre-se ainda de contar com um excelente fogão para cozinhar a massa do bolo por igual. 

Para saber como fazer bolo de cenoura com calda, acompanhe a leitura deste texto e informe-se agora mesmo! 

Bata os ingredientes no liquidificador

Inicie a massa do bolo batendo os seguintes ingredientes no liquidificador:

  • 4 cenouras médias raladas;
  • 1 xícara de chá de óleo de soja ou 1 xícara de chá de manteiga sem sal derretida;
  • 3 ovos.

Depois de bater, o resultado será uma mistura alaranjada bem líquida. 

Misture os ingredientes em um bowl

Em um bowl, coloque:

  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • uma pitada de sal;
  • 1 colher de sopa cheia de fermento em pó.

Em seguida, acrescente aos poucos a mistura com a cenoura batida e vá misturando com uma espátula. Quando a massa encorpar, ela estará pronta. 

Leve a massa para assar em uma forma untada

Unte a forma que irá ao forno antes de colocar a massa do bolo. Para isso, adicione uma colher de sopa de óleo de soja pela forma e espalhe com um pedaço de papel toalha. 

Depois, jogue um pouco de farinha de trigo e vá batendo na forma até que toda a superfície fique polvilhada com a farinha. Em seguida, coloque toda a massa do bolo e bata levemente a forma na bancada da pia para que a massa fique assentada por igual.  

Em seguida, leve a forma ao forno pré-aquecido a 180º. O bolo leva cerca de 40 minutos para assar. Para certificar-se de que ele não está cru por dentro, retire-o do forno e espete a massa com um palito de dente (ou um garfo longo). Se o palito sair com algum resíduo da massa é porque ele ainda precisa de mais tempo no forno. Se o palito sair limpinho, é porque o bolo já está pronto.   

Faça a cobertura de chocolate

Uma excelente maneira de finalizar o bolo de cenoura é com uma bela calda de chocolate, certo? Desse modo, faça uma ganache aveludada com uma barra de chocolate meio amarga. Para isso, derreta-a em banho-maria. O ideal é utilizar o fogo baixo.

Depois que a barra derreter, acrescente uma caixinha de creme de leite leve e misture com uma espátula até a calda ficar homogênea. Em seguida, é só jogar sobre o bolo.      

Viu como fazer bolo de cenoura com calda de chocolate pode ser uma tarefa simples e fácil? Lembre-se de que é fundamental contar com um fogão de qualidade para que o preparo do bolo seja rápido e sem complicações. O resultado será um belo bolo que todos da família amarão!

Agora, que tal assinar a nossa newsletter? Desse modo, você fica sempre por dentro de todas as nossas novidades. Não fique de fora dessa!

Posts relacionados

Deixe um comentário