Como economizar no supermercado – 8 ideias práticas

8 minutos para ler

Como economizar no supermercado? 

Essa é uma pergunta que vem a cabeça frequentemente. 

Quando nos planejamos no começo do mês dentro de casa é uma correria.

No dia a dia temos muitas tarefas que tomam um bom tempo na execução: cômodos para limpar, roupas para lavar, refeições para cozinhar.

Entre muitas tarefas ainda precisamos pensar nos custos.

Algumas contas para pagar, escola dos filhos para quitar e compras no fim do mês para se preocupar.

A sensação é de que não conseguimos nos organizar para atender tudo.

Como se não bastasse, ainda precisamos nos preocupar em economizar em todos esses aspectos. Dentro da cozinha na conta de luz e água e fora de casa com as compras necessárias.

E quando se trata de compras de supermercado essa preocupação dobra.

E então você pensa:

– São muitas coisas para comprar.

– Mas será que isso é necessário?

– Como economizar no supermercado?

Com essas dúvidas acabamos não tomando parte sobre estar consumindo o necessário ou somente comprando por impulso.

Afinal, quem nunca sentiu a sensação de estar gastando muito dinheiro nesse momento?

Mudar os hábitos na hora da compra pode fazer muita diferença. Hábitos que muitas vezes não notamos durante a visita ao supermercado.

Vamos até o supermercado e acabamos sendo atraídos por muitas marcas em promoções, com descontos que muitas vezes não acabam ajudando no final das contas.

Mas não é só em promoções que acabamos sendo atraídos, algumas estratégias são adotadas em prateleiras, colocando o que há de mais relevante em relação a marcas mais conhecidas com mais acessibilidade.

Você já notou que em alguns momentos só conseguimos ver marcas mais conhecidas espalhadas por boa parte das prateleiras?

Além disso, são inúmeros os atrativos para embalagens, algumas placas apontando uma oferta, ou um famoso indicando que aquele produto é o mais recomendado.

Para não “cair” em armadilhas como essas algumas precauções são necessárias.

Nesse artigo vamos mostrar algumas dicas de como você pode mudar de uma vez toda essa rotina, mostrando alguns pontos:

– Como controlar o dinheiro que gastamos

– Como fazer listas pode facilitar nesse processo

– Como pesquisar muda totalmente a visão sobre as compras

– Como definir o dia exato para comprarmos

– Como identificar promoções de verdade

– Como aproveitar produtos próximos ao término da validade

– Como enxugar gastos e definir frequência de compras

Então vamos lá?

Para ajudar a organizar e ter parâmetros de escolha no momento das compras, separamos algumas dicas importantes para encarar o supermercado.

Antes

Defina e controle o quanto pode gastar

Talvez a principal dica e que mais se encaixe em questões de economia é o critério de orçamento.

Quando vamos até o supermercado muitas vezes não definimos um limite em relação a quantidade de produtos que precisamos adquirir, logo também não fazemos as contas para saber o máximo de dinheiro que podemos gastar.

Para se prevenir o ideal é sempre manter a quantia de compras de acordo com a quantidade de dinheiro que pretendemos utilizar.

Definindo esse limite podemos relacionar nossa compra pensando em formas de pagamento, calculando preços e o total de valor em cada visita ao supermercado.

Não esquecendo, é claro, de conferir se todos os valores foram cobrados de acordo com as contas. Para ajudar nisso, sempre tenha em mãos calculadora e lista de produtos com preços de cada produto em promoção.

Cardápio de compras

Fazer uma lista pode ajudar muito na hora de comprar exatamente o que é preciso.

A segunda etapa para se planejar antes de ir até o mercado é verificar os itens que faltam em casa, dessa forma fica muito mais prático se organizar.

Facilitando até mesmo no próprio dia da compra, se os itens forem separados por seção. Evitar seções de produtos que não irá comprar pode ser uma boa estratégia para não adquirirmos algo que não iremos utilizar.

Além disso, nessa parte podemos eliminar o que achamos desnecessário para compra.

Quando se trata de alimentos podemos organizar um pequeno cardápio semanal para verificar quais ingredientes necessários para cada prato e medir a quantidade em porções.

Durante

Pesquise em diferentes locais de compra

Há muitas opções quando se trata de onde vamos fazer as compras.  

Alguns mercados mais conhecidos costumam ter preços mais elevados e adotam uma estratégia pelo poder e reconhecimento no mercado varejista apostam em programas de descontos e fidelização.

Outros menos conhecidos já oferecem melhores condições para o consumidor e muitas vezes trabalham com ampla rotatividade.

São esses os mais visados por clientes que preferem optar pela economia dentro de casa.

Os famosos atacadões vendem em maior quantidade e costumam abaixar os preços de forma com que todo estoque seja adquirido pelo consumidor.

A dica é sempre pesquisar as melhores condições de compra antes de visitar cada um deles.

Escolha o melhor momento para fazer compras

As datas com menos frequência em supermercados são sempre após a primeira quinzena do mês. Isso acontece normalmente por conta dos dias propícios de pagamento de muitas empresas que seguem com os depósitos no quinto dia útil do mês.

Quando o fluxo de caixa abaixa é natural que muitos supermercados façam promoções mais atrativas para recuperar a movimentação.

Por isso, evite sempre ir ao supermercado quando ele está mais lotado, isso gera um senso de urgência natural e faz com que compremos mais do que necessário para aproveitar o que está disponível.

Além disso, também há precauções como: não levar crianças para o mercado, ou ir com fome, pois isso acaba fazendo com que estejamos mais propensos a comprar o que vemos pela frente, ou que nossos filhos pedem.

Produtos com promoções duvidosas

Alguns truques bem comuns de marcas acabam sendo oferecidos nas prateleiras de muitos supermercados. Algumas oferecendo produtos em quantidade elevada, mas com preços que acabam excedendo o valor.

Produtos oferecidos em combos como pague 2 e leve 3, mas que tem o valor ajustado para cobrir o valor de 3 unidades e são os mais chamativos.

Em outros casos produtos de marcas mais conhecidas acabam nivelando os preços de acordo com marcas menores, mas que acabam não oferecendo a mesma qualidade do produto que deseja.

Fique atento a todos os tipos de promoções e compare sempre com marcas menores.

Produtos próximos da validade e de estação

Ficar atento a ofertas com produtos com validade quase vencendo podem ser uma ótima oportunidade para conseguir preços mais em conta.

Boa parte das hortifrútis costumam seguir ofertas de acordo com as estações de ano.

Vale destacar que todos esses produtos precisam ser avaliados em relação a qualidade. Comprar produtos apenas por estarem em promoções com validade próximas do fim pode acabar com descarte indevido.

Procure sempre conservar ou consumir o produto o mais rápido possível.

Após

Enxugar gastos

Depois de comprar sempre temos uma noção do que realmente usamos mais ou menos.

Por isso, quanto mais soubermos o que é preciso comprar frequentemente, melhor para medirmos em quantidade e necessidade.

Como em outras partes, o ideal é apontar essa mudança na lista de compras, utilizar a mesma que foi utilizada na última compra ou anotar de acordo com novos hábitos.

Comparar as compras também pode ajudar muito na hora de medir os gastos e saber se realmente estamos economizando com essa mudança.

Defina um período entre uma compra e outra

Algumas pessoas costumam definir um período entre uma compra e outra, compras semanais ou mensais, o ideal nesse caso é medir cada ponto para saber a necessidade de ir até o supermercado novamente.

Aproveitar promoções com vencimento de produto próximos é ótimo, mas não para todas as ocasiões, já que precisamos nos locomover até o local muitas vezes.

Dessa forma, precisamos encontrar um equilíbrio entre a necessidade e frequência.

Em outro artigo mostramos como você pode escolher o fogão ideal para sua cozinha de acordo com sua rotina, custo e consumo de energia.  

Com essas mudanças você pode ter mais controle sobre o orçamento da casa e economizar no supermercado. 

Você conhece alguém que está precisando dessas dicas?

Então aproveite para compartilhar e marcar o seu amigo em suas redes sociais!

Já conhece nossos produtos? Confira em nossa loja: www.loja.www.atlas.ind.br

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário