Aprenda agora mesmo como limpar fogão inox sem arranhar

6 minutos para ler
CTA Atlas Lançamentos

Uma grande dificuldade do dia a dia está em como limpar o fogão inox adequadamente, não é mesmo? Afinal, se você limpar da forma errada, pode-se danificar o material do fogão, causando manchas e arranhões. Por isso, é importante evitar produtos abrasivos e ásperos. Além disso, é preciso esperar que o fogão esfrie para que a limpeza possa ser feita. Caso contrário, é possível que o esmalte e a pintura do fogão fiquem comprometidas.

Por isso, é muito importante cuidar da limpeza do fogão para que ela seja feita corretamente. Deve-se ainda limpá-lo com frequência, especialmente se cair gordura sobre o inox ou se você realizar muitas frituras durante a semana. Assim, o ideal é que a limpeza básica seja feita todos os dias com um paninho molhado para retirar poucos resíduos. Já no caso de excesso de sujeira, é preciso realizar uma limpeza com produtos e instrumentos específicos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura do texto que preparamos sobre como limpar o fogão inox!

Deixe um tempo de molho

Você sabe como limpar fogão de inox muito sujo? A melhor maneira de realizar essa tarefa é retirando as peças móveis do fogão, como as grelhas e os bicos, e deixando-as de molho. O molho pode ser feito em água quente com um pouco de detergente.

Se houver muito acúmulo de gordura, será necessário deixar em molho em água quente ou, então, em uma solução de água com vinagre e bicarbonato. Deixe as peças nessa mistura por alguns minutos, cerca de 15 a 20 minutos. Em seguida, será mais fácil limpá-las, pois a gordura estará mais amolecida. Com isso, a limpeza poderá ser feita adequadamente sem precisar esfregar as peças com força e com produtos ásperos (isso pode causar riscos no material).

Use produtos alternativos

Alguns produtos alternativos podem fazer toda a diferença na hora da limpeza prática do fogão. Como dito anteriormente, limpar o fogão inox com bicarbonato e vinagre pode ser uma ótima opção.

No caso de uma limpeza leve após o uso do fogão, ou seja, apenas para retirar pouca sujeira, faça a solução de vinagre com bicarbonato e passe por todo o fogão com um paninho. Em seguida, passe outro pano, que pode estar seco ou molhado apenas em água, para retirar o resquício de sujeira e deixar o fogão brilhando. Esse tipo de limpeza é ideal para o dia a dia.

Já para uma limpeza mais profunda, se realizar frituras, por exemplo, opte por deixar as peças do fogão de molho, como foi ensinado no tópico anterior. Com certeza, facilitará muito para deixar o fogão limpinho.

Use um desengordurante spray

O desengordurante em spray é um ótimo produto para limpar o inox do fogão. Basta passar o produto sobre o fogão e depois passar um paninho por cima. Com isso, a sujeira sai na hora sem dificuldade e sem danificar o seu fogão inox.

Esse produto de limpeza pode ser encontrado em qualquer tipo de supermercado. Portanto, é uma excelente aquisição para deixar o fogão em uma cozinha limpinha e sem acúmulo de gordura e outras sujeiras.

cta-fogão-mesa-de-vidro

Utilize detergente

O detergente também é um grande aliado para limpar o fogão sem dificuldades. Passe um pouco desse produto em uma esponja macia úmida e depois passe por todo o fogão. O ideal é deixar o produto agindo por alguns minutinhos de forma a amolecer a sujeira contida no local.

Em seguida, com a mesma esponja (só que seca e sem o detergente), retire o excesso do produto gradualmente até que o fogão esteja completamente limpo. Essa é uma maneira bastante simples de limpar esse eletrodoméstico, sendo ideal para ser feita diariamente ou de acordo com o seu uso no fogão.

Se você fizer pouca fritura e utilizar panelas altas, pode ser uma opção realizar a limpeza do fogão de dois em dois dias (ou até mais tempo). Mantendo desse modo, apenas uma limpeza leve cotidiana para evitar o acúmulo e endurecimento de sujeira a longo prazo. Afinal, essa sujeirinha que vai acumulando com o tempo faz com que seja muito mais difícil retirá-la sem danificar o fogão.

Evite o uso de instrumentos ásperos

Nunca limpe o seu fogão com lixas ásperas, pois esse material pode riscar e arranhar o inox do fogão. Além disso, a pintura e o esmalte do equipamento também podem ser comprometidos. Por isso, faça sempre o uso de esponjas macias.

Uma dica é utilizar panos de prato macios também, pois basta lavá-los adequadamente depois e estarão como novos. Assim, evita-se o uso em excesso de papel toalha, por exemplo, que contribuem para o aumento do lixo. Dessa forma, o meio ambiente agradece esse tipo de cuidado que visa um futuro mais limpo e sustentável.

Seque imediatamente

Não deixe o fogão molhado após a limpeza. O recomendado é que cada peça esteja seca antes de ser recolocada em seu devido lugar. Com isso, é garantido o funcionamento perfeito do fogão, evitando problemas como bocas que não se acendem e escape de gás.

E convenhamos, é muito melhor deixar o fogão seco e brilhando para deixar a cozinha mais bonita, não é mesmo? Ou seja, esse pequeno cuidado é essencial para manter a cozinha bela e garantir o perfeito funcionamento de seu equipamento no dia a dia e a longo prazo.

Lembre-se de que é muito importante realizar a limpeza do fogão no mesmo dia em que ele foi sujo, pois isso evita o acúmulo e endurecimento da sujeira e da gordura. Um fogão muito sujo é muito mais difícil de limpar. Além disso, é possível que ocorram riscos e arranhões sobre o inox durante o processo de limpeza.

Vale ressaltar que um fogão muito sujo demandará mais tempo e mais trabalho na hora de realizar a limpeza, deixando o seu dia menos prático e simples. Sem contar que a sujeira sobre o fogão polui visualmente o ambiente, não proporcionando bem-estar e aconchego. Logo, aplique nossas dicas sobre como limpar o fogão inox e o mantenha impecável.

Agora que você já sabe como limpar o fogão inox, que tal ficar por dentro de todos os detalhes desse tipo de fogão? Fique por dentro agora mesmo sobre esse tema!

Posts relacionados

10 thoughts on “Aprenda agora mesmo como limpar fogão inox sem arranhar

  1. Olá boa tarde gostaria de saber se a possibilidade de comprar a mesa do fogão Atlas Utop 4 bocas estou super interessada pois minha sobrinha passou limpa alumínio acabou com meu fogão e ele e novo😔

    1. Para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://goo.gl/CoeLYg
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

  2. Comprei um fogão atas há menos de um mês mais ele arranha muito tenho muito cuidado com ele mesmo assim não adianta qualquer coisa que encoste na parte da e cima
    Arranha .

  3. Desde que comprei meu fogão Atlas de 5 bocas, Top Machine uma das bocas não acende por eletricidade. Já consultei a assistência técnica que deu orientação, por telefone, de como proceder, mas não resolveu. Agora uma outra boca apresentou problema semelhante. Que terá acontecido com o fogão?

  4. Boa tarde, limpeomo fogão do meu namorado com cif e a parte amarela da esponja mas nao sei como acabou riscando como faço para tirar os arranhões ele ficou muito chateado comigo.

    desde já agradeço.

    1. Para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://goo.gl/CoeLYg
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “”Num.Fab””)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

Deixe um comentário