Escondidinho de carne seca Escondidinho de carne seca

Aprenda a fazer o melhor escondidinho de carne seca

3 minutos para ler

O escondidinho de carne seca é uma receita clássica aqui no Brasil. Versátil e democrática, ela pode ser servida tanto como prato principal quanto como um saboroso petisco distribuído em pequenas porções.

A origem da deliciosa receita de escondidinho de carne seca é incerta. Porém, é bastante associada ao Nordeste brasileiro, sendo campeã em bares e restaurantes da região.

Seja como for sua preferência na hora de servir este prato, vamos começar logo a preparar! Já acenda o fogão e separe os ingredientes, que são:

  • 5 batatas inglesas
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 250g de carne seca
  • 150g de queijo mussarela
  • 400ml de creme de leite fresco
  • Azeite de oliva
  • Pimenta do reino a gosto 

Modo de preparo:

  1. Coloque as batatas para cozinhar com as cascas enquanto prepara o recheio.
  1. Para o recheio, coloque um pouco de azeite de oliva na frigideira, adicione a cebola e refogue até ela ficar levemente transparente. Em seguida, coloque o alho e refogue junto com a cebola. 
  1. Adicione a carne seca e misture bem. Depois, coloque 200ml de creme de leite fresco e mexa até incorporar todos os ingredientes. Acrescente a pimenta do reino e o sal a gosto e misture até a carne ficar pronta.
  1. Volte ao cozimento das batatas. O ponto ideal é quando elas começam a se partir. 
  1. Para começar o purê, retire toda a água da panela das batatas, descasque-as e esmague-as. 
  1. Em seguida, ligue o fogo novamente. Adicione o restante do creme de leite fresco aos poucos (pode parar antes dos 200ml se achar que atingiu o ponto desejado) e mexa bem até tudo se misturar por completo.
  1. Adicione o queijo mussarela, pimenta do reino, sal e noz-moscada a gosto ao purê. Mexa até chegar no ponto desejado.
  1. Em um refratário, coloque o purê para formar a base do escondidinho. Acrescente o recheio de carne seca e, por cima, a cobertura de purê até cobrir a carne por inteiro. Finalize com queijo mussarela.
  1. Leve o refratário ao forno pré-aquecido a 200 graus até que gratine por completo.
Escondidinho como prato principal em refratário grande

O nosso escondidinho de carne seca está pronto para ser saboreado!

Caso queira servir como petisco, prepare todos os ingredientes e distribua a sequência de purê, carne e purê em pequenos refratários. Com certeza o seu escondidinho vai fazer um grande sucesso!

Gostou da receita de escondidinho de carne seca?

Que tal conhecer mais receitas saborosas e dicas para ter uma cozinha impecável e funcional? Para isso, basta inscrever-se em nosso canal clicando no vídeo acima

O fogão utilizado no vídeo da receita é o New U Top, que conta com grade dupla esmaltada, queimador superpotente, isolamento térmico e vidro térmico para retenção de calor, chegando a economizar até 30%* de gás. Prepare os melhores pratos com os melhores fogões Atlas!

*Varia conforme o uso. Valor em comparação a modelos sem o isolamento.

Posts relacionados

Deixe um comentário