Afinal o que é um fogão com mesa de vidro

8 minutos para ler

E, se você pudesse cozinhar mais rápido em um fogão que, de tão bonito, parece até uma obra de arte? Seria um sonho, não? Para isso, você precisa experimentar o fogão com mesa de vidro. Você já ouviu falar dele?

Trata-se de um eletrodoméstico que em sua parte superior, onde tem as bocas e você põe as panelas para fazer aquelas maravilhas — conta com uma linda superfície de vidro temperado no lugar do tradicional inox.

Você deve estar pensando: “vidro é muito frágil, vai rachar com o calor”. Mas, te garanto que não vai! Esse não é qualquer vidro. Estamos falando de um material diferenciado, mais grosso que os convencionais, com 6 milímetros de espessura.

Dessa forma, essa matéria-prima é muito resistente a temperaturas mais altas e ao peso. Dá para preparar uma bela feijoada com um caldeirão enorme e chamar toda a família! Além disso, você ganha em efeito estético.

Afinal, o fogão com mesa de vidro reúne a beleza de um cooktop — aquele equipamento que só tem a parte das bocas e que está muito na moda — com a praticidade de um forno robusto acoplado, a exemplo dos fogões tradicionais.

Quer saber mais? Então acompanhe neste post as vantagens de colocar na sua cozinha um fogão com mesa de vidro. Confira! 

Saiba quais são as vantagens do fogão com mesa de vidro

O fogão com mesa de vidro é um aparelho que tem a área de trabalho em vidro, como já diz o próprio nome. Nos últimos anos, a mesa de vidro tem sido muito aproveitada na fabricação dos cooktops. Isso porque ela é muito forte e segura e dá um visual muito mais impactante e bonito. Contudo, não é só isso. Observe outras vantagens:

Segurança

Mais uma vantagem desse equipamento é que as trempes são feitas de ferro fundido, o que dá mais firmeza e proteção na hora de preparar os pratos. Não sabe o que são as trempes? Sem problemas. A gente explica: as trempes são as grades nas quais apoiamos as panelas.

Com esse tipo de metal, há um amortecimento contra vibrações, o que garante mais estabilidade para as suas caçarolas, caldeirões, frigideiras, canecas de alumínio e demais utensílios.

Assim, quem planeja cozinhar de forma comercial, pode usar várias panelas ao mesmo tempo. Desse modo, acaba a preocupação de se queimar ou mesmo desperdiçar comida por derramá-la, por exemplo.

Praticidade

Você pode escolher opções com quatro ou cinco queimadores, que nada mais são do que as populares bocas do fogão. Se você se interessa por facilidade de uso, saiba que o fogão com mesa de vidro não deixa nada a desejar para os equivalentes tradicionais. Isso porque ele conta com acendimento automático, assim basta girar o botão que libera o gás e depois apertar o dispositivo para lançar as chamas, como qualquer outro fogão com essa ferramenta de acionamento.

Menos tempo na cozinha

Com acendedores mais potentes, o fogão com mesa de vidro é perfeito para diminuir o tempo de preparo das refeições. Isso, porque as chamas permitem cozinhar em maior velocidade e de jeito uniforme. Dessa maneira, você consegue otimizar o tempo na cozinha sem perder em sabor.

Com um forno mais espaçoso e um visor panorâmico, você acompanha a cocção de qualquer receita sem ter que abrir a porta do aparelho. Assim, vai acabar aquela história de bolo murcho. E, tem mais: o forno vem com duas grades com sistemas de deslizamento para você puxar suas formas com menos riscos de queimaduras. Além disso, a iluminação também é incrível.

Veja as facilidades de limpeza desse eletrodoméstico

O fogão com mesa de vidro é mais fácil de higienizar, porque a sujeira gruda bem menos do que nos modelos comuns. Além disso, na hora de limpar o chão, não precisa empurrar o equipamento de um lado para o outro.

cta-fogão-mesa-de-vidroPowered by Rock Convert

Isso porque os pés do aparelho com vidro são bem mais altos. Quem cozinha sabe que sempre caem restos de alimentos quando estamos preparando uma receita. Aí vem aquele dilema: arrastar o fogão na hora para limpar logo — o que é perigoso quando o eletrodoméstico está quente — ou deixar para depois, quando os resíduos endurecem e formam aquelas crostas horríveis de se remover?

Com o fogão com mesa de vidro, é o fim desse drama também. Afinal, dá para passar a vassoura e o rodo por baixo sem tirá-lo do lugar. É ou não muito mais facilidade para a limpeza? E tem mais: o forno tem uma cobertura em sua parte interna chamada de esmaltação, que funciona como uma barreira contra a gordura. Assim, é possível dar um fim nos resíduos com mais velocidade e menos esforço.

Quer saber mais segredos de como deixar essa estrela da cozinha brilhando sem muito trabalho? Então veja algumas dicas para limpar o fogão sem erros:

  • aguarde até que o aparelho resfrie;
  • desconecte o eletrodoméstico do interruptor de energia;
  • feche o registro do botijão ou do encanamento para evitar o vazamento de gás;
  • remova peças como as grades (trempes) e os botões para facilitar o acesso;
  • utilize água, sabão neutro e esponjas macias;
  • recoloque os itens, prestando bastante atenção na hora de encaixar os componentes.

Leve beleza e sofisticação para a sua cozinha

Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher o fogão ideal, temos mais uma dica: não se esqueça de levar em consideração a estética. Pode até parecer algo fútil, mas um ambiente bem decorado se torna mais aconchegante e causa sensação de bem-estar.

Além disso, se você recebe muitas visitas, um capricho na estética nunca será demais. Nesse sentido, o fogão com mesa de vidro tem um design bastante diferenciado, moderno e com um requintado impacto visual.

Por essas razões, esse tipo de eletrodoméstico contribui para a harmonização de toda a cozinha, proporcionando uma elegância de vanguarda. Sem falar que o vidro combina com tudo, isto é, será mais charme para esse importante recinto.

Aproveite o custo-benefício

O fogão com mesa de vidro tem um preço um pouquinho mais elevado do que o tradicional. Mas, diante de tudo isso que acabamos de contar, não se pode negar que o de vidro oferece um custo-benefício bem melhor. Vamos recordar as suas vantagens?

  • praticidade de limpeza;
  • sofisticação para o ambiente;
  • segurança e estabilidade para as panelas;
  • cozimento mais rápido.

Desse modo, será possível aproveitar seu fogão ao máximo. Só mais um conselho: é fundamental tomar cuidado com as marcas desses equipamentos. Procure por empresas que acompanham as tendências mundiais e que ofereçam, além de beleza, qualidade e alta tecnologia.

Descubra as diferenças entre o fogão com mesa de vidro e o modelo inox

O que distingue esses dois modelos é a parte do cooktop, a superfície de trabalho nas quais ficam as bocas do fogão. Desse modo, o eletrodoméstico de vidro tem um toque a mais de requinte e de modernidade. Além disso, é muito mais simples de limpar, como já dissemos.

Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é mais frágil do que o de inox. Isso porque o vidro é temperado, ou seja, ele passa por um processo chamado têmpera. Esse mecanismo é um tratamento térmico feito para dar mais resistência.

Assim, esse material é submetido a elevadas temperaturas (cerca de 700 ºC) e sofre operações de resfriamento logo em seguida, por meio de jatos de ar frio. Essa técnica endurece o vidro, tornando a versão temperada até cinco vezes mais forte do que os vidros comuns.

Como você já deve ter percebido, o fogão com mesa de vidro é forte, bonito e fácil de limpar. Além de oferecer mais estabilidade para as panelas, pés altos para higienizar o chão, chamas potentes para cozinhar mais rápido e um forno com proteção contra a gordura.

Assim, você vai ter uma casa mais bonita sem gastar muito. Se quiser cozinhar para fora e ganhar uma renda extra, esse equipamento será seu grande aliado. 

Veja algumas dicas de limpeza para manter o seu fogão com mesa de vidro brilhando:

Que tal fazer seu sonho virar realidade? É simples: conheça a nossa linha de fogões!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

35 thoughts on “Afinal o que é um fogão com mesa de vidro

  1. Preciso comprar um fogão novo. Minha opção será mesa de vidro. Há diferenças entre as marcas Brastemp e Electrolux? Agradeço a ajuda. Atenciosamente. Rosa Oliva

  2. O fogão é tudo que Eu queria lindo demais porém não recomendo pois ña hora de limpar é o mais difícil do mundo onde vc pérde muito tempo tentando limpar a mesa de vidro mancha demais ja tentei de tudo mas para finalizar não consigo só mancha se alguém souber o que posso fazer pode me falar agradeço de verdade

    1. Comprei um Eletrolux com mesa de vidro,limpo com uma esponja azul que não risca e detergente,removo a espuma com um paninho de microfibra úmido e em seguida passo um outro pano de microfibra seco.Agora tenho até ânimo de limpar o fogão.

  3. Gente, eu adoro meu fogão. Tenho um de 5 bocas. Porém as panelas não ficam estáveis em cima, elas viram de lado. Não é problema da panela, porque estão com o fundo retinho. O que eu faço? Te, algum acessório que eu posso colocar em cima do suporte da trempe? Me ajudem por favor! Abraços

  4. Comprei um esmaltec há 9 meses, porém estourou o vidro do nada. Aínda tá na garantia, mas até agora eles não resolveram, tô aguardando eles mandarem um técnico sei lá quando. De uma coisa eu sei: não quero mais, nem de vidro e nem dessa marca, pois além do stress foi um susto para minha família.

    1. Olá, Regimar. Lamentamos a sua experiência com a Esmaltec. Nós temos produtos testados e certificados na nossa marca, caso queira trocar por um fogão mais seguro. Também temos produtos de mesa inox. Você pode conferir mais opções na nossa loja online: https://loja.atlas.ind.br/

  5. Tenho um Atlas a 6 anos e encontra-se do mesmo geito de quando comprei , só ter cuidado , muito satisfeito com compra .

  6. Tenho um fogão com mesa de vidro da Falo a qual Descobri na hora da compra que ela é fabricada pela Atlas.
    Sendo assim minha dúvida está relacionado ao uso de panelas de ferro nesse fogões em especial. Pois já me falaram sobre acidentes como a quebra do vidro. Isso é verdade ou posso utilizar minhas panela de ferro?

    1. Olá, Marcia! Você pode utilizar quase todos os tipos de panelas, contanto que elas estejam de acordo com nosso manual de instrução, panelas convencionais com fundo plano e diâmetro de no mínimo 14 cm. Não recomendamos o uso de panelas de barro, pois, elas aquecem muito e esse calor retorna para a mesa de vidro.

      A resistência ao peso suportado pela mesa de vidro é igual à soma dos pesos suportados pela grades (trempes) de cada boca.
      Os pesos seriam esses:
      * Para as bocas pequenas o peso máximo é de 10kg.
      * Para as bocas grandes o peso suportado é de 13kg.
      * Para o queimador tripla-chama o peso máximo é de 14,3kg.
      Não é possível concentrar a soma do peso suportada por todas as bocas em apenas uma das bocas, Ok?
      Então, pra responder a sua pergunta, veja qual tipos de bocas, e o tipo e peso das panelas (considerando o peso total delas junto com os alimentos), para saber se o fogão está adequado ao uso das suas panelas.

  7. Uso um fogão ATLAS a uns 20 anos. Estou fazendo uma reforma no meu apto. Estou precisando de um fogão de embutir 4 queimadores bem moderno.
    Aguardo indicação.
    Att.

    1. Olá Jésus! Agradecemos pelo contato e pelo interesse em adquirir nossos produtos! Temos uma Loja Virtual com a linha completa de fogões para você escolher qual combina mais com sua cozinha. Acesse: loja.atlas.ind.br
      Conte sempre com a gente! 😉

  8. Bom dia.
    Já li q Panela de barro não podem em fogão com mesa de vídeo, tive q devolver um conjunto lindo q Comprei por conta disso.
    Mas e chapa de ferro e panela de ferro, podem?

    1. Olá, Ivi! Você pode utilizar quase todos os tipos de panelas, contanto que elas estejam de acordo com nosso manual de instrução, panelas convencionais com fundo plano e diâmetro de no mínimo 14 cm. Não recomendamos o uso de panelas de barro, pois, elas aquecem muito e esse calor retorna para a mesa de vidro.

      A resistência ao peso suportado pela mesa de vidro é igual à soma dos pesos suportados pela grades (trempes) de cada boca.
      Os pesos seriam esses:
      * Para as bocas pequenas o peso máximo é de 10kg.
      * Para as bocas grandes o peso suportado é de 13kg.
      * Para o queimador tripla-chama o peso máximo é de 14,3kg.
      Não é possível concentrar a soma do peso suportada por todas as bocas em apenas uma das bocas, Ok?
      Então, pra responder a sua pergunta, veja qual fogão que você está interessada e os tipos de bocas, e o tipo e peso das panelas (considerando o peso total delas junto com os alimentos), para saber se o fogão está adequado ao uso das suas panelas.

  9. Adquiri um fogão ATLAS TOP GOURMET CLASS 5 bocas e com menos de um ano de uso, a base da trempe maior(central) apresentou um furo enorme! Onde encontro essa base e como devo proceder?

    1. Para melhor te auxiliar, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://goo.gl/CoeLYg
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

    1. Olá, Gerson! Você pode utilizar quase todos os tipos de panelas, contanto que elas estejam de acordo com nosso manual de instrução, panelas convencionais com fundo plano e diâmetro de no mínimo 14 cm. Não recomendamos o uso de panelas de barro, pois, elas aquecem muito e esse calor retorna para a mesa de vidro.

      A resistência ao peso suportado pela mesa de vidro é igual à soma dos pesos suportados pela grades (trempes) de cada boca.
      Os pesos seriam esses:
      * Para as bocas pequenas o peso máximo é de 10kg.
      * Para as bocas grandes o peso suportado é de 13kg.
      * Para o queimador tripla-chama o peso máximo é de 14,3kg.
      Não é possível concentrar a soma do peso suportada por todas as bocas em apenas uma das bocas, Ok?
      Então, pra responder a sua pergunta, veja qual fogão que você está interessada e os tipos de bocas, e o tipo e peso das panelas (considerando o peso total delas

  10. Boa tarde , ganhei um da Atlas cinco bocas ontem, só fiquei triste por dois motivos. Primeiro por não ter luz no forno e segundo que só chega daqui um mês. Só por isso comprei pelo mercado livre e a muito tempo namorava um fogão da marca Atlas.

    1. Olá, Geni! Boa tarde, eles vem sem luz mesmo, pois são fogões bivolts, mas a lâmpada não é bivolt. Então depende da sua tensão elétrica para saber qual lâmpada usar.

  11. eu comprei um fogao ATLAS 4 bocas com tampo de vidro p minha filha mas agora vendo oa comentarios falando q a grade nao firma bem as panelas eu queria trocar o fogao por outro ATKAS mesmo mas de inox, como eu faço p trocar? nao faz nem 15 dias q eu comprei naas LOJAS CEM na cidade de sao roque, sp

    1. Olá Elisabete! Nesse caso, entre em contato com a loja em que realizou a compra do produto! Sobre os comentários falando das panelas, Você pode utilizar quase todos os tipos de panelas, contanto que elas estejam de acordo com nosso manual de instrução, panelas convencionais com fundo plano e diâmetro de no mínimo 14 cm. Não recomendamos o uso de panelas de barro, pois, elas aquecem muito e esse calor retorna para a mesa de vidro.

      A resistência ao peso suportado pela mesa de vidro é igual à soma dos pesos suportados pela grades (trempes) de cada boca.
      Os pesos seriam esses:
      * Para as bocas pequenas o peso máximo é de 10kg.
      * Para as bocas grandes o peso suportado é de 13kg.
      * Para o queimador tripla-chama o peso máximo é de 14,3kg.
      Não é possível concentrar a soma do peso suportada por todas as bocas em apenas uma das bocas, Ok?
      Então, pra responder a sua pergunta, veja qual fogão que você está interessada e os tipos de bocas, e o tipo e peso das panelas (considerando o peso total delas junto com os alimentos), para saber se o fogão está adequado ao uso das suas panelas.

  12. Oi, tenho um atlas Agile mesa inox a 5 anos. Ele é prefeito o fogão e o forno. Sim os pés são altos e carro a casa sem mexer nele. Tô querendo trocar por um da mesma marca,mas com mesa de vidro, somente por estética. Esse meu fogão ainda está praticamente novinho,somente uma ferrugem pequena embaixo, e vou dar a minha avó,que já tá paquerando ele…estou esperando a promoção de blak frydey pra poder comprar…vi outros com o preço que quero pagar, mas o que eu quero mesmo é o atlas Agile.

    1. Olá, Samira! Agradecemos pelo contato e pelo interesse em adquirir nossos produtos! Temos uma Loja Virtual com a linha completa de fogões para você escolher qual combina mais com sua cozinha. Acesse: loja.atlas.ind.br
      Conte sempre com a gente! 😉

  13. Ganhei um fogão Atlas 4 bocas Tropical Glass com mesa de vidro temperada, com um pouco mais de 1 mês de uso, a mesa de vidro explodiu assim do nada.pensa numa decepção que eu fiquei e o pior é a demora em obter uma resposta no site da Atlas, vc preenche tanta coisa, fica aguardando e nada, nenhuma resposta.

    1. Olá, Ana Lúcia. Lamentamos o ocorrido, vamos dar prioridade em seu atendimento para te ajudar com esse problema. Por gentileza, precisamos identificar o seu produto, para isso pedimos que preencha nosso formulário de atendimento: https://blog.dako.com.br/abrir-chamado/
      Tenha em mãos o número da Nota Fiscal de compra, e o número de série do produto (que está na etiqueta de identificação fixada no painel traseiro do fogão no campo “Num.Fab”)
      Dessa forma nossa equipe de apoio ao consumidor entrará em contato para solucionar o seu problema o mais rápido possível.

  14. Bom dia ! Tenho um fogão Atlas mesa de vidro 5 bocas, estou muito satisfeita mas sei que n tem mas pergunto é possível colocar nele uma tampa de vidro?

    1. Olá Nilcr, não indicamos esse tipo de procedimento para a sua segurança. O tampo de vidro não é indicado em fogões com mesa de vidro, uma determinação do próprio INMETRO e que nós da Atlas seguimos sempre, dentro das normas regulamentadoras. Agradecemos pelo contato!

    1. Olá, Zélia! Tudo bem? Por gentileza, poderia encaminhar essa dúvida por meio de mensagem em uma das nossas redes sociais? Nossa equipe entrará em contato para esclarecer a sua dúvida. Ficamos no aguardo. Abraços!

  15. Bom dia!Preciso de informação para retirar a tampa de vidro, não sei se veio colocada com abertura, aconteve que quando cozinha está caindibresiduo de alimentos por baixo da tampa no final e não sei Como remover a tampa para limpar

    1. Olá, Andrea. Tudo bem? Por gentileza, poderia enviar uma mensagem com a sua dúvida para uma das nossas redes sociais? Nossa equipe irá te auxiliar com essa questão. Abraços.

Deixe um comentário