acidentes na cozinha acidentes na cozinha

Evite acidentes na cozinha com essas dicas

3 minutos para ler
CTA Atlas Lançamentos

Saiba o que pode ser feito na rotina para evitar acidentes na cozinha. Leia este texto e confira as nossas dicas.

Alguns acidentes na cozinha podem ser facilmente evitados. Dessa maneira, para que você possa tomar os devidos cuidados, nós preparamos algumas dicas valiosas para você aplicar em seu dia a dia nesse ambiente tão importante e fundamental da casa. 

Ao implementá-las em sua rotina, você e a sua família ficarão mais protegidos de algumas situações, como queimar o antebraço, cortar o dedo ao preparar um alimento, desenvolver alergias durante a limpeza da cozinha, entre outras situações. Saiba que a melhor maneira de evitar um acidente é sendo cuidadoso e tomando medidas preventivas. 

Para saber mais sobre como alguns acidentes na cozinha podem ser evitados, continue a leitura deste texto e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Use luvas ao utilizar produtos abrasivos

Durante a limpeza da cozinha e dos alimentos, é comum que sejam utilizados produtos abrasivos, como cloro, alvejante e sapólio. Para evitar reações alérgicas na pele, como vermelhidão, coceira e queimadura, é fundamental utilizar luvas ao realizar essas tarefas.

Caso a sua pele entre em contato com algum desses produtos, o indicado é deixá-la em água corrente durante 5 a 10 minutos para que eles sejam totalmente removidos. Nunca esfregue a pele sensibilizada, pois, isso pode piorar a situação. No caso de muita dor, o indicado é procurar ajuda médica. 

Utilize proteção ao retirar alimentos assados de dentro do forno

Ao retirar travessas quentes do forno, muitas pessoas acreditam que um simples paninho é o suficiente para dar conta dessa tarefa. Porém, isso pode ser bastante perigoso e causar sérias queimaduras. 

cta-fogao-de-piso

Portanto, o recomendado é utilizar uma luva de silicone longa que proteja as mãos e os antebraços. Tenha em mente que utilizar apenas um pano para isso não evita queimaduras pelo braço, que podem acontecer esbarrar na parte superior do forno sem querer ao retirar a travessa ou até mesmo ao derrubar o conteúdo quente. Assim, o melhor nesse caso é ser precavido para evitar acidentes.

Deixe os cabos das panelas longe da boca do fogão

Tenha cuidado ao posicionar a panela sobre a boca do fogão para que os cabos não esquentem. Caso isso aconteça, quando você pegar o cabo poderá sofrer uma queimadura na mão e até derrubar a panela, o que tornará o acidente ainda mais perigoso.

O ideal é deixar os cabos da panela para dentro. Dessa maneira, evita-se que eles esquentem e até que você ou uma criança, por exemplo, esbarre na panela e derrube-a.

Corte os alimentos sobre uma tábua firme

Nunca corte os alimentos, como carnes, peixes, frutas e legumes, sobre uma superfície escorregadia ou inadequada, como um prato de vidro. Para isso, conte com uma tábua para cortes que caiba corretamente no tamanho de sua bancada.

Você pode escolher uma de madeira, de polietileno, polipropileno com proteção antimicrobiana, entre outras opções disponíveis no mercado. Ao ter esse utensílio, você terá mais segurança ao realizar os cortes dos alimentos.

Gostou das nossas dicas de como evitar acidentes na cozinha? Lembre-se de que ter atenção durante as atividades feitas na cozinha é uma das melhores maneiras de evitar acidentes. Logo, faça as tarefas com calma e tranquilidade. 

Quer mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades. Não fique de fora dessa!

CTA Monaco Top Glass
Posts relacionados

Deixe um comentário