5 maneiras para decorar casas pequenas gastando pouco

6 minutos para ler

Mesmo com um investimento baixo, dá sim para escolher os itens certos para valorizar os ambientes de um imóvel compacto com muita beleza, ainda tornando o dia a dia mais prático e funcional. Quer saber como?

Já podemos adiantar que, para isso, o ideal é optar por móveis que sejam multifuncionais, itens que componham uma paleta de cores atraente e equilibrada, elementos decorativos que enfeitem sem sobrecarregar o visual, entre outras possibilidades. Além disso, é claro, a decoração deve levar seus gostos pessoais em conta, de forma que cada cômodo reflita sua personalidade.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como decorar os ambientes da sua casa gastando pouco? Acompanhe os próximos tópicos e confira as dicas que preparamos especialmente para você!

1. Crie uma bela paleta de cores

Ao decorar ambientes pequenos, a escolha da paleta de cores é essencial. Isso porque as tonalidades certas podem deixar o local aparentemente maior. Já as erradas, nesse caso, podem passar uma sensação de confinamento nada desejável. Podemos dizer, portanto, que as cores adequadas interferem não só no conforto visual como no bem-estar de quem passa um tempinho por ali.

No caso de uma sala de estar pequena, por exemplo, aposte em cores claras, como o branco, o bege e o cinza, para as paredes. Também é interessante criar um bom sistema de iluminação natural, por meio de janelas, e artificial, por meio de lâmpadas brancas, abajures e luminárias, para que, refletida no tom claro das paredes, a luz consiga criar uma sensação de amplitude por todo o ambiente. Assim, o espaço se torna agradável e funcional durante todos os momentos do dia.

Está achando tudo muito pálido para seu gosto? Muita calma nessa hora! Com o plano de fundo bem neutro e clarinho, passe para a produção de destaques no cômodo, destacando a decoração. Para isso, é só adicionar elementos com cores mais intensas pelo ambiente, desde que de forma harmoniosa. Que tal apostar em uma estampa diferente para a poltrona ou o tapete, ousar nas molduras dos quadros e no tecido das almofadas? Solte a imaginação!

2. Faça bom uso dos espelhos

Você já deve ter ouvido falar que os espelhos são grandes aliados da decoração em ambientes pequenos, não é mesmo? Pois é verdade! Como refletem a iluminação (seja ela natural ou artificial), esses elementos conseguem maximizar as dimensões de cada cantinho. Faça a tentativa para ver com seus próprios olhos!

Você pode colocar um espelho grande, do chão ao teto, na área da sala de jantar, por exemplo, para dar uma sensação de amplitude ao ambiente. Já na sala de estar, o espelho pode ser menor, posicionado na parede em cima de um aparador ou de alguma outra mobília que preferir. Já no quarto, opte pelo espelho na porta de correr do guarda-roupa! Assim, você ganha espaço ao mesmo tempo em que deixa o ambiente maior, prático e bonito.

3. Recheie com itens decorativos

Deixe os ambientes aconchegantes e visualmente confortáveis por meio de elementos de decoração, como:

  • almofadas em cima do sofá, da poltrona ou da cama;
  • tapetes e toalhas de algodão para o banheiro;
  • tapete de linho ou sisal para a varanda;
  • toalha bordada ou estampada em cima da mesa de jantar;
  • quadrinhos decorativos ou porta-retratos na parede do corredor.

Lembre-se de que é muito importante respeitar a identidade do estilo decorativo do ambiente, ok? Portanto, escolha esses itens com cuidado e evite o excesso de informações. O ideal é que todos os elementos presentes no cômodo conversem entre si e valorizem a decoração como um todo.

4. Invista em móveis e eletrodomésticos de qualidade

Sabe aquela história do barato que acaba saindo caro? Não caia nessa! Melhor tomar os cuidados necessários para não gerar mais prejuízos que ganhos quando pensar no longo prazo, não concorda? É preciso ter em mente que, mesmo gastando pouco com a decoração da casa, é essencial optar por móveis e eletrodomésticos de qualidade.

Antes de mais nada, confira os materiais de fabricação de cada item. No caso dos móveis, tente dar preferência aos de madeira, material bastante resistente e durável. Isso sem falar que, como a madeira é muito versátil, vai ficar bem mais fácil decorar o cômodo de acordo com seus gostos pessoais!

No caso dos eletrodomésticos, como o fogão e a geladeira, pode ser interessante escolher aqueles com acabamento em aço inoxidável. Muito bonitos e duráveis, eles combinam com muitos elementos do ambiente. Com certeza, esse será um excelente investimento.

Uma dica para investir em itens de qualidade sem sentir pesar demais no bolso é ir adquirindo esses itens aos poucos. Afinal, não é preciso comprar tudo de uma vez só! Caminhe no seu tempo, de acordo com sua disponibilidade financeira, sem atropelos. Outra boa dica é aproveitar épocas promocionais, como ofertas de Dia dos Pais, Black Friday, Dia do Consumidor e assim por diante.

5. Deixe os ambientes multifuncionais

Aproveite ao máximo cada cantinho com móveis multifuncionais, como assentos que também são baús, escrivaninhas embutidas em estantes e mesinhas de centro com armazenamento interno, por exemplo. 

O baú pode ser colocado em diversos ambientes da casa, seja na sala de estar, na varanda ou no quarto. No quarto, aliás, uma boa pedida é colocá-lo aos pés da cama de casal. Em cima, você pode decorar com almofadas, uma manta, alguns livros de capa dura e até vasos com plantas artificiais. Que tal?

Já uma mesinha de centro com armazenamento interno fica ótima na sala de estar, entre o sofá e uma poltrona, servindo ao mesmo tempo de suporte, enfeite e espaço organizador. Pronto para transformar o sonho de uma sala organizada e bonita em realidade?

E não custa nada relembrar: é fundamental investir em móveis e eletrodomésticos de qualidade. Trata-se, assim, de um investimento pensado a longo prazo. Pense bem: ao adquirir bens duráveis e resistentes, não será preciso substituí-los por outros novos tão cedo!

Viu como é possível criar uma bela decoração de casas pequenas gastando pouco? Aproveite para aprender também sobre como comprar eletrodomésticos online de forma segura!

Posts relacionados

Deixe um comentário