5 incríveis receitas com sobras que toda família vai adorar

6 minutos para ler

Afinal, dá para criar inúmeros pratos deliciosos ao mesmo tempo em que se reaproveita ao máximo muitos ingredientes que acabariam no lixo, não é mesmo?

Assim, toda a família se delicia com diversos pratos diferentes durante a semana e ajuda a combater o desperdício. Consequentemente, essa ação é uma maneira de preservar o meio ambiente, uma vez que ele receberá menos lixo.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura e confira algumas receitas que separamos especialmente para você!

1. Arroz de forno

O arroz de forno é uma das receitas com sobras de frango e arroz que sempre agrada a família inteira. Para fazê-la, desfie as sobras de frango, e refogue-as com azeita na panela com cebola, tomate picado. Em seguida, tempere com sal e pimenta do reino moído a gosto. Nessa mistura, acrescente milho verde e creme de leite ou requeijão.

Em uma travessa coloque uma camada do arroz que já está pronto e por cima uma camada da mistura do frango cremoso. Repita novamente essa sequência até chegar no topo da travessa. Por fim, jogue um pouco de queijo ralado e batata palha.

Leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que a sua superfície fique dourada. Depois, é só servir para a família!

2. Sopa de legumes

Sabe aquele restinho de picadinho de carne que sobrou do dia anterior? Para acrescentar, sabe aqueles legumes que ficaram na geladeira mais tempo do que deviam e, por isso, ficaram com aspecto ressecado? Eles combinados dariam uma deliciosa sopa de carne com legumes, ideal para o fim do dia, principalmente no frio.

Além disso, o seu preparo é bastante fácil! Refogue na panela de pressão o azeite com cebola e a carne. Em seguida, acrescente os legumes, como:

  • tomate;
  • cenoura;
  • batata-doce;
  • batata-inglesa;
  • aipim;
  • inhame;
  • abóbora;
  • repolho;
  • entre outros que estiverem disponíveis em sua geladeira.

Coloque água até o limite máximo da panela e deixe por cerca de 40 a 50 minutos cozinhando na pressão. Após o tempo, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe a sopa engrossar um pouco na panela em fogo baixo sem a tampa.

Já pode comer assim, mas, caso queira, ainda é possível acrescentar macarrão de sua preferência e deixar ele cozinhar por 6 a 8 minutos. Pronto, a sopa está pronta e todos podem se deliciar!

3. Macarrão com frango desfiado

Para quem busca praticidade e simplicidade, nada melhor do que preparar um macarrão com sobras de frango. Para isso, coloque a água para ferver. Depois de fervida, coloque o macarrão de sua preferência e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos.

Enquanto o macarrão cozinha, é a hora de preparar o molho que será servido junto. Em uma panela, refogue no azeite uma cebola pequena picada e deixe dourar. Em seguida, acrescente o frango desfiado e mexa. Adicione cenoura picada e molho de tomate. Feche a tampa da panela e deixe o molho engrossar. Pode-se ainda colocar ervilha e milho se você gosta desses ingredientes.

Tempere a gosto com sal e pimenta. Uma dica para deixar o prato ainda mais saboroso é acrescentando salsinha picada no molho. Para finalizar, coloque queijo ralado por cima.

4. Creme de frango

O creme de frango é uma ótima receita para quem quer utilizar alguns ingredientes que estão parados na geladeira e que logo estragarão se não forem usados. Para começar, desfie as sobras de frango e junte-as com cebola refogada. Em seguida, acrescente:

  • tomates picados;
  • batata e cenoura picados e cozidos;
  • azeitona picada;
  • ervilha enlatada;
  • milho enlatado;
  • coentro picado.

Reserve essa mistura em uma panela grande e deixe em fogo baixo no fogão. Depois, bata no liquidificador uma caixinha de creme de leite com uma latinha de milho verde. Quando o creme estiver homogêneo, despeje-o na panela que está ao fogo. Deixe esquentar por alguns minutinhos e o pranto já está pronto.

Ele também pode ser colocado em uma travessa de vidro e levado ao forno com queijo ralado por cima para gratinar. Para isso, deixe a travessa por cerca de 30 minutos no forno ou até que crie uma crosta dourada por cima.

Esse prato vai muito bem com arroz branco de acompanhamento. Você pode também incrementar o prato com batata palha ou batata de forno. Com certeza, a família toda apreciará!

5. Escondidinho de carne moída

Uma excelente maneira de reutilizar a carne moída do dia anterior é preparando com esse ingrediente um delicioso escondidinho de batata-inglesa ou de aipim, o que tiver em casa. Afinal, quanto mais praticidade na cozinha, melhor, não é mesmo?

Cozinhe a batata ou o aipim na água com sal. Enquanto isso, esquente a carne moída e acrescente tomates picados, salsinha, pimenta e tomilho. Reserve a carne na panela, ele será o recheio do escondidinho.

Em seguida, esprema a batata ou o aipim até que fique com uma textura de purê. Acrescente um pouco de leite e vá misturando até ele ficar bastante cremoso. É legal também colocar um pouco de queijo para ficar ainda mais gostoso. Experimente e veja se é preciso corrigir o sal.

Depois é só montar. Coloque uma camada do purê, uma do recheio e finalize com outra camada do purê. Por cima, jogue queijo ralado. Leve a travessa montada ao forno por cerca de 30 minutos e deixe a superfície dourar até criar uma crosta bem crocante. Esse prato combina muito bem com arroz e feijão, ideal para saborear durante a semana.

Viu como essas receitas são simples de serem feitas e ainda reaproveitam diversos ingredientes que teriam o lixo como destino? Lembre-se também de utilizar muitos temperos para fazer a diferença no prato, criando novos sabores deliciosos com aromas frescos. Complementar o prato com acompanhamentos também ajuda a deixar a experiência mais agradável e apetitosa!

Gostou das receitas com sobras que separamos para você? Então, para ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades, assine a nossa newsletter. Não fique de fora dessa!

Posts relacionados

Deixe um comentário