Temperos de cozinha em potes Temperos de cozinha em potes

4 dicas para organizar os temperos de cozinha

4 minutos para ler

“Onde está o orégano? Será que tem alecrim?” Essas são algumas das perguntas que, certamente, quem não tem os temperos de cozinha organizados costuma fazer com frequência. 

Ter uma variedade de temperos de cozinha é importante, ainda mais quando a família é grande. Muitas vezes um integrante gosta de uma especiaria, já o outro gosta de outra. 

Entretanto, isso tudo pode virar uma verdadeira bagunça e atrapalhar na hora da cocção, atrasando quem está no comando do fogão. É por este motivo que deixar tudo organizado é sinônimo de economia de tempo, praticidade e facilidade até mesmo na hora da limpeza. 

Vamos ao que interessa? Trouxemos 4 dicas para organizar os temperos de cozinha da sua casa. Temos certeza que irá se inspirar e será até difícil escolher uma opção só. Aliás, essas recomendações vão deixar a sua cozinha mais estilosa e bonita, viu? Confira! 

4 dicas para organizar os temperos de cozinha

  1.  Prateleiras

Uma maneira prática e econômica é organizar os temperos de cozinha em uma prateleira. Porém, é importante que você a instale em um local que seja de fácil acesso, assim terá uma visão ampla de todos os temperos disponíveis. Para não confundir os tipos de especiarias, use frasquinhos transparentes e cole etiquetas para identificá-los. 

temperos de cozinha em prateleiras
  1.  Gavetas

Guardar os temperos de cozinha na gaveta é ideal para quem não gosta de deixá-los visíveis no ambiente. Mas é preciso levar em consideração alguns pontos, como, por exemplo, usar potes de vidro transparente que caibam na gaveta que deseja guardá-los. Você quer deixá-los em pé ou deitados? 

  • Se colocar em pé, escreva o nome do tempero na tampa;
  • Se colocar deitado, coloque etiqueta de uma forma que dê para visualizar o nome do tempero.

Para não correr o risco de desorganizar a gaveta, você pode colocar algumas divisórias nela. Além disso, não esqueça de escolher uma gaveta de fácil acesso, ok? 

Temperos de cozinha em gaveta
  1.  Bandeja

As bandejas são ótimas para organizar os temperos de cozinha em cima de uma bancada. Isso se tiver espaço suficiente na sua cozinha para deixá-los ao seu alcance na hora de cozinhar. No entanto, essa opção só é indicada para quem não tem uma diversidade de temperos. 

temperos de cozinha em bandeja
  1.  Parede de ímã

Essa é uma ideia superinovadora, está em alta, deixa o ambiente sofisticado e ainda otimiza espaço. As chapas imantadas devem ser instaladas na parede da cozinha, já os  potes, é possível comprá-los prontos (já com ímã). 

Caso você não queira instalar as chapas na parede, organize os temperos de cozinha na lateral da geladeira. Mas vale lembrar: organize de uma forma que fique visualmente bonito e que dê para visualizar o nome de cada tempero. 

Temperos de cozinha em potes de ímã

Como armazenar os temperos de cozinha sem que eles percam suas propriedades?

  • Armazene-os em local fresco; 
  • Não deixe-os em lugares úmidos; 
  • Não permita que eles fiquem direto em contato com o sol;
  • Nunca guarde os temperos de cozinha na geladeira, pois pode alterar o sabor;
  • Certifique-se que a tampa do pote esteja sempre bem fechada, assim não corre o risco de contaminação ou alteração do gosto. 

Conte com a Atlas para mais dicas na cozinha 

Dicas de organização facilitam muito a vida de quem tem uma rotina mais agitada na cozinha, né? O mais legal é que além de economizar tempo na hora de cozinhar, a limpeza fica mais prática. 

Em nosso canal você encontra vídeos de receitas, orientações e novidades. Inscreva-se clicando no vídeo acima e confira!

Posts relacionados

Deixe um comentário