4 dicas de aperitivos para fazer em casa e surpreender os convidados

6 minutos para ler

Eles são ideais para receber os amigos e os familiares em confraternizações em casa e deixam o encontro ainda mais gostoso e inesquecível.

Vale ressaltar que é preciso planejar os detalhes com cuidado e antecedência para evitar imprevistos. Desse modo, você pode aproveitar todos os momentos da festinha da melhor maneira possível, com muita conversa para colocar tudo em dia.

Para saber mais sobre o assunto, acompanhe a leitura e confira algumas receitas de aperitivos que separamos especialmente para você!

1. Peixe crocante

Para quem busca petiscos rápidos e práticos, uma ótima opção é a isca de peixe! Aqui, pode-se utilizar cação, dourado, ou qualquer outro peixe-branco de sua preferência. Apenas tenha atenção ao escolher o tipo do peixe para que ele não tenha muitos espinhos, o que dificulta na hora de comer.

Para fazer, tenha três reservatórios separados e em cada um coloque, respectivamente: farinha de trigo, farinha de rosca e uma mistura de ovo batido no garfo com sal, pimenta e páprica picante.

Corte o peixe em porções pequenas que dê para pegar com as mãos na hora de comer. Em seguida, passe-o na farinha de trigo e depois no ovo batido. Repita essa ação duas vezes nessa ordem. Por fim, passe na farinha de rosca e frite em óleo quente. Retire da fritura quando já estiver com uma crosta dourada e durinha.

Para ficar ainda mais gostoso, sirva o peixe crocante com uma fatia de limão ao lado. Assim, a pessoa pode espremer o limão na hora e deixar o petisco ainda mais saboroso!

2. Bruschetta de frango com tomate

A bruschetta de frango com tomate é um petisco que agrada a todos. Para fazê-la, compre um pão artesanal, como uma ciabatta, que seja macio, mas que tenha uma estrutura mais consistente (isso faz com que o pão não se esfarele com facilidade). Corte-o em fatias nem finas e nem grossas.

Passe em cada lado das fatias do pão um pouco de azeite e leve-as ao forno preaquecido a 200º por cerca de 3 minutos. Em seguida, retire as fatias do forno e coloque o molho de tomate com frango sobre elas. Rale queijo parmesão por cima e coloque-as no forno a 180º novamente por cerca de 5 minutos, ou até o queijo gratinar. Tenha cuidado para o pão não queimar.

Para fazer o molho de tomate com frango, refogue cebola e alho no azeite e depois jogue o frango desfiado na panela. Uma dica aqui é utilizar as sobras de frango do dia anterior. Assim, é possível reaproveitar o alimento de uma maneira inteligente e que fica deliciosa.

Em seguida, jogue 3 a 4 tomates picados e algumas folhas de manjericão, tampe a panela e deixe que os tomates desmanchem. Depois, tempere com sal e pimenta a gosto. Viu como é fácil fazer esse molho?

3. Batata rústica com queijo

Uma das receitas de aperitivos para fazer em casa, mais amada por todos, principalmente pelas crianças, é a batata rústica com queijo. Afinal, diversos acompanhamentos combinam com esse tira-gosto, certo?

As batatas rústicas podem ser servidas com picadinho de carne, de frango, mini-hambúrgueres etc, ou podem ser devoradas até mesmo sem acompanhamentos. Para fazê-las é rápido, prático e não faz sujeira na cozinha!

Pegue as batatas (é preciso definir a quantidade adequada de acordo com o apetite do seu público e a quantidade dos convidados) e corte-as em formato de canoas. Lembre-se de que não é preciso retirar a casca da batata.

Coloque-as para cozinhar por cerca de 6 minutos em água fervendo. Em seguida, escorra a água e coloque-as em uma travessa. Jogue por cima azeite, o queijo de sua preferência, orégano e sal. Deixe assar no forno por cerca de 30 a 40 minutos ou até que as batatas dourem. Depois, é só servir aos convidados!

4. Pão de alho

O pão de alho combina muito bem com os petiscos para churrasco, acompanhado com espetinho de frango, de picanha e de linguiça, não é mesmo. Além disso, é fácil e rápido de fazer.

Logo, ele não pode faltar na sua confraternização. Outros acompanhamentos que não podem faltar nesse contexto de churrasquinho são a farofa e o vinagrete, pois eles deixam toda a experiência gastronômica ainda melhor.

No caso de poucos convidados, faça cerca de 6 pães de alho. Porém, se for mais gente, é melhor ter mais quantidade do petisco do que faltar, não é mesmo? Portanto, planeje a quantidade ideal levando em consideração a quantidade de pessoas convidadas e o horário do encontro. Afinal, se for no horário do almoço, por exemplo, obviamente as pessoas terão mais apetite.

Para fazer o pão de alho, coloque em um recipiente:

  • 1 pote de maionese;
  • 2 a 3 colheres de sopa de alho picado;
  • 1 xícara de chá de salsinha bem picada;
  • 1/2 xícaras de chá de orégano fresco picado.

Misture tudo muito bem e, por fim, tempere com sal e pimenta de acordo com o seu paladar. Em seguida, pegue o pão francês e faça de 3 a 4 cortes no sentido horizontal sobre o pão (sem desprender as fatias criadas da parte inferior do pão).

Passe o molho por cima do pão, deixando acumular mais molho entre as fatias. Para finalizar, rale queijo parmesão por cima e leve à churrasqueira ou ao forno por cerca de 15 a 20 minutos.

Lembre-se de planejar as bebidas para acompanhar os petiscos com antecedência. Algumas opções são as cervejas artesanais, as caipirinhas com frutas e o vinho branco. Além disso, é importante ter na geladeira alguns refrigerantes ou sucos naturais no caso de haver alguma criança na confraternização ou alguém que não bebe bebidas alcoólicas. Assim, todos podem curtir e muito esse momento tão especial.

Gostou de saber mais sobre alguns aperitivos para fazer em casa? Então, que tal conferir 7 produtos para a organização da sua casa e da cozinha? Não fique de fora dessa!

Posts relacionados

Deixe um comentário