10 maneiras de prevenir acidentes no fogão

4 minutos para ler

Diversas vezes compramos produtos e não costumamos ler manuais de instruções para utilização, por conta de já julgarmos saber utilizá-lo.

De fato, a receita para manusear um fogão vem de geração em geração e chegam a você junto com alguns segredos para deixar sua comida mais gostosa.

Mas não basta saber cozinhar, precisamos nos precaver de algumas situações dentro da cozinha.

Afinal, quem nunca ouviu da mãe um aviso para tomar cuidado para não se queimar?

A Atlas preparou uma lista com 10 cuidados que evitam acidentes na sua cozinha.

Com essas instruções podemos evitar qualquer tipo de imprevisto, tanto para com nossos filhos, quanto para nós adultos. Confira:

Crianças devem ficar longe do fogão: normalmente os pequeninos costumam se apoiar bastante quando estão aprendendo a manter o equilíbrio e andar. Para evitar queimaduras, tente mantê-los distantes da área de fornos e fogões. Vale até mesmo comprar uma grade de proteção para evitar o acesso a cozinha.

Coloque panelas com cabos virados para dentro do fogão: evite deixar os cabos ao alcance e visão de crianças que podem puxa-las para baixo. Afinal, todas as crianças são muito curiosas, ainda mais quando seus sentidos de tato e olfato são instigados.

Esquente alimentos com embalagens abertas: caso você precise esquentar um alimento em banho-maria é normal que algumas embalagens se rompam com o calor recebido, isso pode evitar uma explosão pelo aumento da pressão interna.

Cuidado redobrado ao utilizar óleo, vinagre e outros ingredientes: alguns desses líquidos podem ser muito inflamáveis, não mexa muito as panelas enquanto estiver preparando os alimentos fritos, dessa forma você pode evitar o contato com a chama.

Nunca abaixe a tampa de vidro enquanto estiver utilizando forno ou trempes: o contato do vidro com ambientes mais quentes pode estilhaçar ou quebrar essa peça. Evite manuseá-la nesse período.

Evite limpar sua mesa de vidro após cozinhar: fazer a limpeza do seu fogão de mesa de vidro com trempes e o vidro quentes pode causar choque térmico no material com a possibilidade de quebras ou rachaduras. Além disso, é muito importante tomar cuidado ao manusear panelas com excesso de peso no fogão e evitar impactos mais fortes sob a superfície.

Quando for retirar ou manusear objetos dentro de fornos ou trempes, utilize luvas térmicas: a temperatura desses utensílios pode causar queimaduras graves se o contato direto com as mãos.

O diâmetro de sua panela deve ter no mínimo 14 cm: para evitar que suas panelas fiquem “dançando” ou com mau encaixe nas trempes é necessário que respeite um tamanho e proporções ideais para o seu fogão.

Alguns fogões já vêm com trempes que se adaptam a qualquer diâmetro da sua panela, confira em nossa loja: www.loja.www.atlas.ind.br

Panelas com base côncavas ou convexas devem ser evitadas: todas as panelas utilizadas devem ser planas para evitar ficar balançando sob a trempe.

A diferença entre bases côncavas e convexas são os formatos da base, onde umas são curvadas para dentro e outras para fora, normalmente vistas em panelas especiais.

Evitar desperdício de gás: respeite o tamanho das trempes ou grades de ferro de acordo com sua panela, elas devem ficar no espaço exato para ser aquecida de forma eficaz.

Com essas pequenas dicas você protege sua família de acidentes domésticos, preservando também o seu fogão para o dia a dia.

Baixe nossos manuais de instruções para obter essas e outras dicas de utilização do seu fogão Atlas: www.atlas.ind.br/downloads/

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário